Blog

É bom morar em Balneário Camboriú?

4.6/5 - (8 votes)

Quando vamos mudar de cidade, a primeira pergunta que pensamos é: será que é bom morar na cidade que escolhi? Afinal, queremos o melhor para nossa família, e uma mudança não é fácil de reverter. Sugerimos Balneário Camboriú.  

É uma cidade excelente para se morar, consegue entregar tudo de bom para os moradores: qualidade de vida, acesso à saúde, vários pontos turísticos, educação, segurança e qualidade de vida. Continue a leitura e descubra se é bom morar em Balneário Camboriú.

praia-central-balneario camboriu

Balneário Camboriú é uma cidade segura?

Balneário Camboriú é uma cidade com os melhores índices de segurança do país.

Já foi destaque no ranking da Urban Systems, como a cidade mais segura do Brasil, que analisou mais de 700 cidades brasileiras. Um dos destaques foi a quantidade de policiais, na época da pesquisa (2019), eram incríveis 132 policiais para cada 100 mil habitantes (e a expectativa é chegar a 170 cada 100 mil habitantes).

Conhecida pelas belas praias, paisagens, seus prédios imponentes e luxuosas casas, Balneário Camboriú também se destaca como uma cidade segura. Tudo isso aliado a Guarda Municipal e as câmeras de segurança, fazem da cidade um lugar especial e seguro.

Como é Balneário Camboriú?

Podemos resumir BC pelo próprio apelido que possui, o de “Dubai brasileira”. Como você deve imaginar, estamos falando de uma cidade tecnológica, cheia de imóveis de luxo e muita coisa interessante para se fazer.

Visando passar um panorama geral do município, vamos comentar sobre os seguintes tópicos:

  • Quantidade de habitantes
  • Infraestrutura de ponta
  • Mercado imobiliário forte
  • Dezenas de pontos turísticos
  • Praias maravilhosas

Não deixe de ler cada um deles!

Quantidade de habitantes

Balneário Camboriú é uma cidade considerada grande para os padrões de Santa Catarina. Afinal, a maioria das cidades do estado possuem menos de 100 mil habitantes, e BC conta com aproximadamente 150 mil.

Para o padrão de estados mais populosos, BC seria uma cidade pequena-média. Uma das vantagens de morar em cidades com pouca população é a facilidade na hora do deslocamento urbano. Da mesma forma, os índices de violência tendem a ser baixos, assim como o de desemprego.

Infraestrutura de ponta

Nossa querida Dubai brasileira não poderia deixar de ter uma infraestrutura de ponta, não é verdade? Afinal, uma cidade que chega a receber na faixa de 4 milhões de turistas por ano precisa ser moderna.

Algo bastante interessante que acontece em BC diz respeito aos investimentos na cidade. 

Ao contrário da maioria dos municípios, Balneário Camboriú está sempre recebendo aportes de empresas privadas, permitindo ainda mais desenvolvimento, principalmente no ramo imobiliário.

As tecnologias presentes na cidade são de última geração!

Mercado imobiliário forte

Um dos itens que mais chamam a atenção em Balneário Camboriú é o mercado imobiliário forte. Na verdade, talvez “gigantesco” represente melhor o que queremos dizer.

Os imóveis de luxo, tanto casas quanto edifícios enormes, estão por toda a parte. Aliás, BC abriga alguns dos maiores prédios da América Latina, dentre os quais o Yachthouse se destaca.

Todos eles são projetos de última geração, empregando o melhor que existe em nossa época.

Dezenas de pontos turísticos

Um dos fortes do município são os pontos turísticos. Por ser uma cidade que recebe muitos visitantes, acabou se especializando nessa área, fomentando essas estruturas. Tem a Big Wheel, o Parque Unipraias com os bondinhos, o Aquário e muito mais.

Algo a se notar na cidade são os contrastes temporais. Temos capelas centenárias no município, ao passo que prédios de luxo estão por toda a parte. Até mesmo memórias de grandes personalidades brasileiras têm seu espaço. Arquitetura e decoração também são atrativos turísticos.

Os pontos turísticos não se resumem só às praias: além delas, há dezenas de formações naturais ou construções para visitar.

Praias maravilhosas

As praias de Balneário Camboriú são magníficas e há estilo para todos os gostos. Desde as mais calmas até as mais agitadas com fortes ondas.

Algumas delas são perfeitas para surfar, outras permitem um dia gostoso e relaxante, com a família ou com os amigos.

A Praia Central, por exemplo, é o lugar onde tudo acontece. Esportes na areia, quiosques, bares e boates estão a beira mar.

Quais são os melhores pontos turísticos de Balneário Camboriú?

Como foi dito na seção anterior, BC é uma cidade que atrai muitos turistas o ano todo. Dessa forma, desenvolveu vários locais para aproveitar o imenso fluxo de pessoas.

Existem muitos pontos turísticos em Balneário Camboriú, portanto, vamos nos limitar apenas aos que mais caracterizam a cidade. São eles:

Aproveite para montar seu roteiro de passeio!

Parque Unipraias

O Parque Unipraias é divertido tanto dentro quanto fora de suas instalações. Afinal, é necessário se locomover por bondinhos para aproveitar tudo que o parque tem a oferecer.

Suas atrações agradam todas as idades, possuindo desde brinquedos tranquilos até bastante radicais. O parque também possui uma tirolesa, e um trenó em meio a floresta, sendo um excelente passeio para quem tem coragem!

Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras é considerada um dos cartões postais de Balneário Camboriú. Ela está localizada bem em frente da Praia Central, ficando próxima da mesma. É possível contemplar a ilha da orla da praia.

Não é viável desembarcar na Ilha, mas pode-se realizar passeios nos seus arredores. Uma ótima maneira de se fazer isso é através dos barcos piratas presentes em BC. A rota padrão da atração contorna a Ilha das Cabras, permitindo contemplá-la de pertinho.

Cristo Luz

O Cristo Luz é uma atração obrigatória para todos que moram ou vão passear pela cidade, aproveitar todas as cores que a estátua gigante apresenta. Há uma cor diferente na estátua para cada dia da semana!

A escultura foi feita de maneira artesanal, e fica a mais de 150 metros acima do mar. Lá no topo, existem restaurantes deliciosos para aproveitar com a família, além da vista linda da cidade.

Morro do Careca

O Morro do Careca possui esse nome devido a sua formação natural: é um morro cheio de árvores nos arredores, mas sem vegetação no topo, lembrando uma pessoa calva. 

Agrada tanto quem quer tranquilidade quanto quem gosta de aventura, pois além da vista e da natureza, oferece a pratica de esportes.

Uma das atrações é o salta de parapente. Com profissionais treinados e experientes na função, você pode fazer o salto com segurança. Portanto, aproveite a bela vista proporcionada pelo passeio. Além de trilhas ecológicas e práticas comuns no topo do morro como yoga.

Oceanic Aquarium

O Oceanic Aquarium com certeza é uma atração obrigatória para todos que moram ou visitam Balneário Camboriú. Em resumo, é um lugar excelente para quem gosta da vida marinha, de maneira geral, e quer conhecer mais sobre o assunto.

Lá existem aquários enormes, nos quais diversas espécies de peixes e demais animais marinhos ficam expostas. O local possui tanques tanto de água salgada quanto doce, além de atrações do mundo todo e educação ambiental.

Bônus: Beto Carrero World

O Beto Carrero World não é uma atração de Balneário Camboriú, mas fica muito próximo da cidade, cerca de 30 km de distância, e vale a pena conhecer. É o parque mais completo e atraente que temos no Brasil, podendo ser comparado com a Disney World. 

Tem brinquedos altamente radicais, shows incríveis, além de parques e uma decoração única. Com inovações e novidades o tempo inteiro, é preciso mais de um dia para conhecer todas as atrações.

Quais são as praias mais interessantes de BC?

Um dos grandes destaques de Balneário Camboriú, é sua imensa faixa de areia. A vista é incrível, além dos arranha céus que embelezam ainda mais.

As principais praias da cidade são:

  • Praia de Laranjeiras 
  • Praia do Estaleirinho 
  • Prainha 
  • Praia Central 
  • Praia do Pinho 
  • Praia dos Amores

Vamos comentar sobre elas nas seções seguintes.

Praia de Laranjeiras

A Praia de Laranjeiras é perfeita para passear com a família, mesmo com idosos e crianças. A região é protegida pelas encostas, fazendo com que o mar seja calmo. A água é propícia para banho, na maior parte do tempo.

Se você quer visitar essa praia, aproveite para usar os bondinhos do Parque Unipraias e o mirante no topo do morro onde o teleférico para.

Praia do Estaleirinho

Sem dúvidas, a Praia do Estaleirinho é uma das mais movimentadas de Balneário Camboriú, sendo um ponto de encontro para os jovens da cidade. 

Suas belezas naturais são impecáveis: o mar possui um tom azul sem igual, ondas são fortes e constantes, perfeitas para o surfe. Há ótimos restaurantes e beach clubs nos arredores dessa praia também.

Prainha

A Prainha, como o próprio nome indica, é uma praia pequena, sendo a menor de BC. Com apenas 50 metros de extensão acessados por uma passarela de madeira, que também oferece ótimas vistas das praias de BC.

Essa praia permite fotos incríveis sem grande esforço, devido a sua paisagem cativante.

Praia Central

A Praia Central é o point  de Balneário Camboriú. Inevitavelmente, todo mundo que passa pela cidade acaba visitando essa praia.

Pode-se dizer que ela atrai todos os tipos de pessoas. Há infraestrutura completa, com dezenas de restaurantes, bares, boates e lojas a beira mar da Praia Central.

Praia do Pinho

A Praia do Pinho fica um pouco escondida na mata, localizada entre as praias de Taquara e Estaleiro. É a única praia nudista oficial de Balneário Camboriú, e está em atividade desde 1980.

Existem áreas onde o nudismo é opcional, permitindo ao visitante se habituar ao cenário. No entanto, o nudismo é obrigatório nas áreas centrais da praia.

Praia dos Amores

A Praia dos Amores fica na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí. A parte sul, junto ao Morro do Careca, é de BC; um pouco mais ao norte, temos a Praia Brava, já em Itajaí.

Possui alguns restaurantes, mas quase nenhum quiosque. Portanto, leve seus equipamentos de praia para aproveitar ao máximo o seu dia.

Onde morar em Balneário Camboriú?

A maioria dos bairros em Balneário Camboriú é excelente, mas neste tópico vamos falar um pouco sobre os melhores bairros da cidade.

Em resumo, temos as seguintes localizações:

  • Barra Sul 
  • Pioneiros 
  • Centro 
  • Bairro das Nações 

Vamos falar um pouquinho sobre elas!

Barra Sul

Sem dúvidas, a Barra Sul é uma das melhores opções para quem quer morar de frente para o mar. A orla enorme ajuda a tornar esse sonho realidade. Um dos locais mais procurados, por ser a região mais nobre da cidade.

Além disso, o bairro é bastante urbanizado, contando com diversos atrativos interessantes, tanto de infraestrutura quanto de lazer.

Pioneiros

O Bairro Pioneiros é um dos mais interessantes da cidade, embora cubra uma pequena extensão. Os moradores, em geral, nasceram na cidade; as casas costumam ser passadas de geração a geração. Além da proximidade com a vizinha Itajaí, que proporciona facilidade para o dia-a-dia.

A maioria dos imóveis são casas convencionais, mas alguns edifícios novos estão sendo construídos. É um bairro em crescimento que vale a pena investir.

Centro

O Centro de qualquer cidade, em resumo, costuma ser a melhor opção de moradia. Afinal, geralmente é a parte mais desenvolvida e completa.

Balneário Camboriú possui um Centro realmente muito atraente, pela enorme quantidade de produtos e serviços oferecidos por lá, desde lojas diversas a supermercados e farmácias. Ainda oferece muitas opções de gastronomia e lazer, também a beira mar.

Bairro das Nações

O Bairro das Nações fica um pouco mais afastado da praia, e é especialmente residencial, com muitas casas e condomínios de alto padrão, além dos imóveis convencionais. A atividade comercial é bastante intensa nesse bairro, com destaque para os pequenos negócios locais.

Por estar mais longe do mar, costuma ter um custo de vida razoavelmente mais barato.

Vila Real

O Vila Real fica perto do Centro, e lá que fica localizada a Via Gastronômica, uma rua cheia de opções de restaurantes.

É um bairro constituído de casas e prédios de pequeno porte, ao contrário de outras partes da cidade.

Tem opções para todos os gostos!

Veja os imóveis que a Imobille tem disponíveis para você!

Turismo

Por ser uma cidade segura, é um ótimo atrativo aos turistas que se sentem confiantes ao andar pelas ruas e pontos turísticos livremente. É muito bom para os comerciantes, que além da segurança para investir, cada dia veem mais pessoas chegando para conhecer e se instalar na cidade.

Balneário também conta com diversas praias. Há opções de paisagens mais urbanas ou mais naturais. Mar calmo ou com ondas agitadas. Lugares badalados ou mais tranquilos. Bons restaurantes, bares, locais para caminhada e práticas esportivas, além do vasto comércio.

Investimento

Se destaca ainda pela alta qualidade de vida, devido seu excelente IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de 0,845, Balneário atrai investimentos e investidores.

Um estudo que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, identificando aquelas com as melhores oportunidades para se investir, apontou Balneário Camboriú como a segunda melhor cidade para se fazer negócio.

Há quem invista em empresas e empreendimentos principalmente atraídos pela segurança, modernidade, localização estratégica e potencial da cidade. E ainda há aqueles que investem em imóveis, visto que é a cidade com o metro quadrado mais valorizado do país, com expectativa de crescer ainda mais, tendo retorno praticamente garantido.

Balneário conta com infraestrutura moderna , grandes projetos de mobilidade urbana e incentivos ao uso de ciclovias a atividades físicas. Ainda possui comércio, lazer, serviços, e alta gastronomia bem desenvolvidos. É uma cidade segura, com status de sofisticada. Se você pensa em investir em Balneário Camboriú, conheça nossas opções de imóveis.

Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro dos conteúdos e dicas sobre região.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?