Blog

Conheça os Principais pontos turísticos de Itajaí

5/5 - (1 vote)

Itajaí é uma das melhores cidades para se morar em Santa Catarina. Além disso, fora sua bela infraestrutura como cidade, também apresenta pontos turísticos maravilhosos, os quais são obrigatórios para qualquer um que passe por lá. Continue a leitura e conheça os principais pontos turísticos de Itajaí

O município fica coladinho à Balneário Camboriú, outra grande cidade do litoral catarinense. 

Ao contrário da maioria das cidades litorâneas, Itajaí não vive apenas de turismo: ela possui o segundo maior porto do Brasil. Portanto, há muito dinheiro circulando por lá, assim como uma imensa quantidade de empresas nacionais e internacionais atuando na região.

Quando falamos em cultura, ela também se sobressai: a cidade foi fundada em 1833, e conta com diversos mitos locais — alguns deles muito assustadores!

Ficou interessado? Não deixe de conferir os principais pontos turísticos da cidade. Vamos deixar um bônus com as melhores praias para você curtir!

  1. Píer Turístico
  2. Mercado Público Municipal
  3. Porto de Itajaí
  4. Igreja Santíssimo Sacramento
  5. Marejada
  6. Igreja da Imaculada Conceição
  7. Bico do Papagaio
  8. Molhes da Barra
  9. Morro da Cruz
  10. Casa Cultura Dide Brandão
  11. Teatro Municipal de Itajaí
  12. Museu Histórico

1. Píer Turístico

O Píer Turístico foi construído com o intuito de aumentar a movimentação de navios de turismo na região. Sua estrutura consegue comportar iates sem sofrer com isso.

A obra foi inaugurada em 2000, quando a prefeitura notou o imenso potencial turístico de Itajaí. Ele é o único exclusivo para transatlânticos do Brasil, e conta com 5 dolfins em sua extensão.

Uma das curiosidades deste píer é que fica localizado em um rio (Itajaí-Açu). Mas não se preocupe: o mar fica a menos de 2 km de distância de onde os navios atracam.

Ele fica no bairro Centro de Itajaí, e dista menos de 20 km da Balneário Camboriú. Em relação a Florianópolis, está a cerca de 100 km de distância.

2. Mercado Público Municipal

O Mercado Público, também conhecido como Mercado Velho, é um ponto de encontro cultural em Itajaí. Portanto, ele tem um pouquinho de tudo que a cidade pode oferecer.

Aliás, devido aos eventos culturais que abriga, em sua maioria shows, é tido como um centro de cultura popular. MPB, samba e chorinho estão presentes por lá com uma certa regularidade.

Logo ao lado do Mercado Público encontra-se o Mercado de Peixes, o qual oferece uma imensa variedade de frutas, peixes, artesanatos e muitos outros itens interessantíssimos. É possível encontrar mais de 370 ervas nesse mercado.

Ambos os mercados ficam no bairro Centro, na Praça Félix Busso Asseburg. O Mercado de Peixes fica aberto das 9h até as 19h, de segunda a sexta. Aos sábados vai até às 16h.

3. Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí é história concreta, sendo direto com as palavras. Os estudos para sua construção começaram em 1905, mas a primeira construção só foi feita em 1914.

Nem de longe o porto que vemos, em 1950 o cais ficou completo. O prédio administrativo só foi erigido em 1977, junto ao terceiro armazém. Nessa altura, já estava em operação.

O governo tomou posse da estrutura, mas a população brigou pelo domínio do porto, em meados de 1990. Depois disso, a obra, como conhecemos hoje, estava completa em 2010 — após a enchente de 2008, que requisitou uma reconstrução.

É muito interessante ver os gigantes de aço atracados no porto, e o pessoal trabalhando diligentemente por lá.

4. Igreja Santíssimo Sacramento

A Igreja Católica produziu muitas igrejas bonitas ao longo da história, e uma delas é a Santíssimo Sacramento, em Itajaí SC. A igreja, em si, é uma obra prima digna de ser contemplada, mesmo se você não for da religião.

Ela traz o melhor dos períodos romântico e gótico com magníficos vitrais e arquitetura exemplar. Sua fronte é imponente e sobe até os céus de forma vertical, passando um ar de divino para a igreja.

Suas pinturas foram feitas por Aldo Locatelli e Emílio Sessa, dois proeminentes artistas italianos. Ela conta com uma estátua de Moisés descendo o Monte Sinai, feita por Teichmann, um escultor magnífico.

Ela foi inaugurada em 1955 e é um dos cartões postais da cidade.

5. Marejada

A Marejada é uma festa típica portuguesa, a qual ocorre em Itajaí no mês de outubro. Ela é caracterizada por ser bastante animada, contando com música, dança e comida do país europeu.

Ao todo, são quase 600 atrações durante essa festividade, as quais ocorrem em um espaço de 36 mil metros quadrados composto por areia. Os bailes ocorrem no pavilhão principal todas as noites.

Para quem tem curiosidade em saber como é o falar português de Portugal, há a Tasca Portuguesa, permitindo essa troca de cultura entre os participantes.

Além disso, há palcos onde o folclore Português é apresentado ao público, assim como o folclore regional também é exposto. Vale lembrar que eles se tocam em muitos pontos.

6. Igreja da Imaculada Conceição

No início do texto, dissemos que Itajaí guarda muitas obras históricas maravilhosas, não é verdade? Uma delas é, sem dúvida, a Igreja da Imaculada Conceição. Ela está localizada onde fica o centro histórico da cidade, e é a obra mais antiga desta.

A obra teve início em 1834, com a então expansão de uma capela de tijolos e pedras que existia no local. Esta primeira, todavia, foi uma reconstrução de uma capela de pau e pedras, que ocorreu em 1823.

Ou seja, são quase 200 anos de história!

Além de sua estrutura maravilhosa, ela abriga obras de Dide Brandão, um artista local bastante renomado por sua habilidade. São exemplares de arte sacra, pinturas e papéis antigos e bonitos.

É um ponto turístico obrigatório que, assim como a Igreja Santíssimo Sacramento, não é exclusiva para católicos. Todos podem apreciar sua beleza!

7. Bico do Papagaio

A Praia de Cabeçudas guarda um ponto turístico bastante peculiar. Na verdade, ele se encontra no trajeto para a praia, e é chamado de Bico do Papagaio.

Às vezes a natureza cria obras por conta própria, que são igual ou até mais belas que as dos homens. Um exemplo dessa natureza é essa formação rochosa, que remete a uma cabeça de papagaio.

 

+Leia Mais

 

Essa formação é considerada um dos cartões postais da cidade, e o que mais encanta é o contexto em que aparece: não bastasse a beleza da escultura rústica, temos o mar e o horizonte por detrás dela.

Ou seja, é o local ideal para tirar fotos inesquecíveis e mostrar para seus amigos. Não custa nada para quem está se dirigindo para a praia, não é verdade?

8. Molhes da Barra

O Molhes da Barra tem um importante papel histórico na cidade de Itajaí: é ele que permitiu a construção do Porto de Itajaí, tornando o acesso ao porto seguro e viável às embarcações.

Sua construção se iniciou por volta dos anos 1900, e só foi concluída em meados de 1930. Vale lembrar que o porto ainda não estava completo a essa altura.

Um detalhe que chama a atenção é a origem dos materiais para sua construção: em grande parte, foram retirados de morros próximos à obra, como o Morro da Cruz, que forneceu pedras; recursos do Morro do Atalaia, e do Morro da Pedreira que pertence a Navegantes, também foram explorados.

Foi por causa dessa obra que Itajaí e toda a região adjacente a ela puderam (e podem) usufruir das benesses do comércio internacional.

Diz-se que o fim de tarde é maravilhoso nessa localidade, sendo uma atração obrigatória para todos que passam por Itajaí.

9. Morro da Cruz

Se você quer tirar fotos realmente incríveis com toda a família, com certeza precisa visitar o Morro da Cruz em Itajaí SC. O pico do morro está a incríveis 180 metros de altura em relação ao nível do mar — lembrando que Itajaí se encontra próxima ao nível do mar.

Portanto, por causa de sua imponência, pode-se ver a cidade por completo lá, assim como a maioria das cidades vizinhas e até um dos brinquedos do parque Beto Carrero World.

De lá de cima, a vista da Foz do Rio Itajaí-Açu é maravilhosa, e tem-se uma nova perspectiva desse ponto turístico — que já é bonito por natureza.

Para encerrar sua visita, aproveite para ver o sol se pôr. Com certeza será uma contemplação única, a qual vai marcar sua vida!

10. Casa Cultura Dide Brandão

Se você leu com atenção este texto até aqui, deve ter notado que Dide Brandão apareceu em um momento histórico de Itajaí, ao produzir as obras da Igreja da Imaculada Conceição.

Como uma honra a seu nome, a Casa da Cultura Dide Brandão foi erigida, cujo intuito é aumentar o nível cultural da população da cidade. Porém, isso não é feito de maneira passiva: o local apresenta aulas dos mais diversos estilos de arte, como música, pintura, teatro e assim por diante.

Os ensinos são feitos em forma de oficinas, e os aprendizes colocam a mão na massa desde cedo.

Além do caráter de ensino, o espaço também abriga galerias de arte, bibliotecas, sala de leitura e um pequeno teatro.

11. Teatro Municipal de Itajaí

O Teatro Municipal de Itajaí apresenta um dos melhores sistemas anti-incêndio do país. Isso se deve a um problema em sua história que, em 2004, devido a irregularidades nesses sistemas, teria passado por modernizações.

Ele é um teatro de alto padrão, e recebe todos os tipos de peças (locais, internacionais, estaduais e nacionais). Sua estrutura é realmente impressionante, sendo capaz de comportar mais de 500 pessoas ao mesmo tempo.

A importância desse teatro é imensa: ele igualou Itajaí à Florianópolis, Blumenau e Joinville, inserindo-a no roteiro dos espetáculos mais aclamados.

Para saber a agenda do teatro, basta entrar no site da Fundação Cultural de Itajaí. 

As peças costumam ocorrer nas sextas, sábados e domingos, geralmente no período da noite.

12. Museu Histórico

Para finalizar a nossa lista com chave de ouro, vamos terminar falando de um dos pontos mais interessantes da cidade: o Museu Histórico de Itajaí.

Na verdade, assim como toda boa obra que faz parte da história, este museu nem sempre foi um museu: sua finalidade, de 1925 até meados de 1972, era ser a sede da prefeitura municipal;

Nem precisamos entrar na construção para apreciar sua beleza. A arquitetura utilizada é caracterizada por “art-nouveau”, e é um verdadeiro encanto para nossos olhos.

Ao todo, são 21 seções, cujas quais contam a história do município de maneira fiel e muito elegante. É uma verdadeira volta às origens para o povo local, e tem um valor cultural muito forte!

Agora, como prometido, vamos apresentar as melhores praias de Itajaí.

BÔNUS: Melhores praias de Itajaí SC

Tenha em mente que Itajaí fica próxima a cidades que também possuem praias maravilhosas, tais como Balneário Camboriú, Navegantes e Florianópolis. Portanto, uma curta viagem de carro dará acesso a todas essas praias extras com bastante facilidade.

Posto isto, vamos às praias pertencentes ao município!

Praia Brava

A Praia Brava não possui esse nome à toa: tem um mar bastante agitado, com ondas fortes e perigosas. Então, é o ponto perfeito para aproveitar um belo dia de surf.

Além disso, é uma praia de infraestrutura rica para turistas, permitindo um dia confortável e relaxante à beira-mar. Porém, leve em conta que é comum estar cheia, pois atrai a atenção de turistas do Brasil inteiro.

Praia de Cabeçudas

Em contraste com a Praia Brava, temos a Praia de Cabeçudas, considerada a ideal para viagem em família, principalmente quando há idosos e crianças.

De águas límpidas e bastante calmas, pode-se tomar banho de mar sem preocupação por lá. 

Da mesma forma, possui muitos quiosques à beira-mar, o que eleva ainda mais o conforto dessa praia. Ela também pode proporcionar ótimas caminhadas de fim de tarde. 

Praia do Morcego

Se você quer se isolar da sociedade, a Praia do Morcego é o destino ideal. Ela possui um acesso complicado, o que a torna menos popular que as demais.

Não se engane: o “morcego” em seu nome não tem apenas um caráter estético; há uma caverna com morcegos reais por lá!

Lembre-se de levar comida e bebida para passar o dia, pois não há estabelecimentos por perto.

Praia dos amores

A Praia dos Amores é um meio-termo entre a Praia Brava e a Praia de Cabeçudas. Ou seja, suas águas são agitadas, mas nada que vá atrapalhar sua experiência. Há alguns locais que oferecem comida, e o pôr-do-sol é maravilhoso.

Gostou das informações presentes neste conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?