Blog

Curtir o Nascer do Sol ou o Pôr do Sol Ajuda a Melhorar a Saúde

5/5 - (1 vote)

Nos dias de hoje, todo mundo tem agenda lotada: precisamos entregar trabalhos para nossos clientes, cuidar da casa, da família, ser mais produtivo e mais uma infinidade de assuntos e curtir o nascer do sol. 

Esse comportamento faz parte da vida moderna, onde precisamos melhorar um pouquinho mais todos os dias. No entanto, todo esse estresse pode ser muito desgastante para nosso corpo e nossa mente.

As doenças emocionais já são consideradas o mal de nosso século. Depressão, ansiedade e toda sorte de males estão inundando os consultórios médicos. 

Como fazer para proteger sua saúde? Simples: Curtir o Nascer do Sol

Quando você contempla o sol, ou seja, está plenamente presente no momento presente, sua mente se acalma naturalmente. Porém, para quem nunca praticou prestar atenção no agora, esse exercício é bastante difícil.

Enquanto você estiver observando o Nascer do Sol – ou se pôr -, procure se desvencilhar dos pensamentos que surgem e retorne à contemplação do evento.

Para aproveitar o evento, você precisa se movimentar

nascer-do-sol

A maioria dos trabalhos modernos são realizados em escritórios. Dessa forma, nosso corpo, que foi feito para caçar animais e coletar recursos, se vê imóvel por longas e duras horas.

Essa falta de movimentação definha nossos músculos e, por consequência, nossa saúde.

Uma das vantagens de contemplar o nascer ou pôr do sol é que você precisa se deslocar. Os locais mais bonitos costumam ficar em áreas isoladas, onde os veículos não chegam.

Assim, você é obrigado a fazer uma trilha ou escalar um pequeno morro – tarefa estas para as quais nosso corpo foi desenhado para fazer.

A movimentação é muito importante para nossas funções cerebrais. 

Alguns animais marinhos têm sua vida dividida em duas partes: uma móvel e outra imóvel. Na época móvel, eles buscam um local propício para viver; já na imóvel, se assentam nesse lugar até o fim de suas vidas.

Enquanto ele se move, o animal mantém um cérebro. Porém, quando finalmente se enraíza em algum lugar, seu cérebro é consumido pelo corpo, tornando-o acéfalo.

Se mova!

É um excelente momento para praticar esportes

Você já acordou às 5 da manhã? Normalmente, acabamos por acordar entre 7 e 8 horas – mas aí não podemos ver o sol nascer.

Experimente acordar às 5 uma vez na vida. Tome cuidado: vá dormir no horário certo para completar suas 7 horas de sono.

A primeira coisa que você vai sentir ao acordar nessa hora é – pasmem – muita energia. É como se nosso organismo estivesse em plena atividade, realizando uma tarefa que foi feito para fazer.

Então, você pode aproveitar esse período para realizar atividades físicas. Fique tranquilo, pois nesse momento elas serão muito mais prazerosas do que no final do dia.

Dê preferência para exercícios fora de casa. Assim você aproveita o sol da manhã para produzir um pouco de vitamina D, um elemento essencial para nossa saúde.

Você se desconecta do celular

Leia com bastante atenção a afirmativa a seguir: o celular causa vício e até dependência. O pior de tudo são os efeitos colaterais que o aparelho gera em nossa saúde, fomentando ansiedade e depressão.

Um dos grandes culpados disso são as redes sociais. 

Os algoritmos das redes foram projetados para você não conseguir desgrudar da telinha do aparelho. Afinal, sempre tem um post mais interessante que o anterior, não é verdade?

Às vezes, pegamos o celular para ver uma notificação, e acabamos rolando o feed de notícias por horas. O mesmo acontece com os vídeos do YouTube e Tik Tok.

O mundo é mais bonito quando ficamos longe do celular, e contemplar o sol nascer ou se pôr vai provar isso a você.

Acordar cedo pode te faz ganhar mais

Nossa qualidade de vida está intimamente ligada a quanto dinheiro recebemos no final do mês. Está certo que não é a única coisa que importa, mas com certeza faz uma grande diferença em nossas vidas.

Com mais dinheiro, você e sua família podem se alimentar melhor, ter um convênio médico de qualidade, viver com mais segurança e várias outras benesses.

Ver o nascer do sol é importante por uma razão intuitiva: você acorda mais cedo, portanto, tem mais chance de conseguir negócios melhores.

Além disso, acordar cedo vai te dar a sensação de energia descrita nos tópicos anteriores. Com essa energia extra, você pode trabalhar com mais empenho e desenvolver projetos grandiosos.

Madrugar faz bem para os negócios!

O pôr do sol é um momento sagrado

Muitas culturas vêem no sol uma espécie de divindade que precisa ser cultuada e adorada. Em alguns casos, oferendas são feitas para este corpo celeste, visando benefícios materiais.

Embora seja tudo superstição, devemos sim dar créditos ao sol: ele está sempre emitindo radiação para o nosso planeta, permitindo que toda a vida na Terra se manifeste.

Existe uma prática bastante interessante praticada por algumas culturas, sendo ela conhecida como saudar o sol. Os japoneses adoram esse tipo de coisa, ainda mais pela grande felicidade que proporciona.

Em algumas cidades, as pessoas se unem para agradecer ao sol pelo trabalho que ele realizou durante o dia. Mesmo sendo um simples agradecimento, acabamos por melhorar nosso estado mental, o que causa alegria.

Se sentir mais conectado à vida com certeza vai melhorar sua saúde!

São eventos inspiradores

Por último, mas não menos importante, o nascer e o pôr do sol são eventos inspiradores, que nos fazem refletir sobre nossa vida e o universo.

Vale dizer que existem duas percepções da vida. 

A primeira é aquela que temos em nossa mente, formada por opiniões, julgamentos e imaginação. A segunda é a realidade, aquela que está sempre presente, mas raramente percebemos.

Geralmente elas se chocam: uma pessoa pode ficar ocupada demais com o trabalho, e um dia descobrir que seu pai, a quem não via há vários anos, acabou de falecer. 

Nessas ocasiões, a famosa pergunta, que tem atormentado milhares de filósofos ao longo da história, retorna novamente: qual o sentido da vida?

A resposta não é racional, mas talvez você possa encontrá-la contemplando o pôr do sol.

Apreciar o nascer do sol, ou pôr do sol, faz bem para saúde e ainda pode auxiliar no processo de emagrecimentos. E não somos nós que estamos afirmando, mas sim a ciência. Já foi comprovado cientificamente, os benefícios desse contato mais próximo a natureza para a saúde. 

Curtir o pôr do sol ajuda a aproveitar melhor o momento presente

Talvez você não saiba, mas em vários lugares do mundo o pôr do sol é “sagrado”. As pessoas se juntam em determinados locais para assistir, agradecer e até aplaudir, um exemplo disso, acontece na Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro. Essa prática da gratidão está associada a um sentimento de alegria geral. E esse sentimento faz com que as pessoas, se sintam mais realizadas em relação ao momento presente, e consequentemente,  melhora a qualidade do sono e até aumenta a paciência.

Curtir o nascer do sol ajuda na saúde e emagrecimento

Curtir o nascer do sol, além de vários benefícios ao organismo,  também pode te ajudar a entrar em forma. Um estudo da Universidade de Northwestern, nos EUA, mostra que é muito mais saudável manter seu corpo acostumado com o ciclo solar.

+Leia Mais

Os pesquisadores descobriram que quanto mais cedo a pessoa se expõe aos raios solares, mais magras elas são. A conclusão foi de que a luz do sol ajuda a regular o metabolismo. Além disso, o horário matinal também é o mais indicado para metabolizar a vitamina D, e melatonina.

A luz solar é benéfica ao funcionamento do organismo

Como as pessoas passam grande parte do dia em escritórios e salas, principalmente nas grandes cidades, a luz solar é pouco sentida por elas. Por isso aproveitar o nascer do sol, e ou o pôr do sol, pode ser benéfico ao organismo. O sol é o responsável por, em média, 80% da produção de vitamina D, que é fundamental para a formação de massa óssea, e ainda para controle das contrações do músculo cardíaco.

Aproveitar a incidência da luz no nascer do sol, ou no pôr do sol, contribui também para a produção natural da vitamina D3, que traz benefícios para os rins e fígado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e no combate das doenças psíquicas.

Cada vez mais as pessoas procurar por imóveis próximos a praia 

Provavelmente será mais fácil apreciar o nascer do sol, ou pôr do sol quando se está em um local com contato maior com a natureza. Além da luz solar, cientificamente também já é comprovado os benefícios para saúde de se morar na praia

Estudos indicam, por exemplo, que quem mora nas cidades sem contato com a natureza,  têm até 20% a mais de chances de desenvolver transtornos de ansiedade e 40% a mais de mudanças repentinas de humor. Esse contato ajuda muito a nossa saúde física e mental. Caminhadas na praia, e ou no campo, contribuem significativamente para a redução da atividade cerebral responsável pela depressão.

Viu só quantos benefícios? Então largue tudo e vem viver perto do mar. E se está em dúvida sobre que cidade do litoral escolher, conheça mais sobre Balneário Camboriú e se apaixone. Siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro de outros conteúdos e dicas sobre a cidade.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?