Descubra os tipos de investimentos disponíveis

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (22 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

Descubra os tipos de investimentos disponíveis

Você já parou para se perguntar: “Quais tipos de investimentos tenho acesso nesse instante?” Bom, dependendo do banco em que você possui uma conta, já é possível investir em menos de um minuto.

Por exemplo, possuindo crédito em conta corrente, você não precisa nem se deslocar até o caixa eletrônico de seu banco. Cada instituição possui um aplicativo para smarthphones, computadores e tablets. Por ali as opções são, geralmente, de investimentos seguros em renda fixa.

Poupança

É o investimento mais conhecido pelos conservadores. Atualmente sendo sido superado pelas novas tendências de multiplicação de ativos financeiros, a poupança tem sua rentabilidade atrelada a taxa referencial (TR), por lei define-se a renda da poupança como 0,5% mensal + a TR.

A Taxa Referencial muda mês a mês e é oriunda de uma análise das 30 maiores instituições financeiras do país. Para detalhes e histórico da TR – http://www.portalbrasil.net/tr_mensal.htm

Segue o rendimento da poupança mês a mês do ano de 2016:

Jan: 0,063% // Fev: 0,059% // Mar: 0,071% // Abr: 0,063%

CDB’s

Os Certificados de Depósitos Bancários são atualmente os investimentos mais seguros de mais rápido e fácil acesso com liquidez do mercado. É como se você emprestasse seu dinheiro ao banco e, no final do período, você recebesse juros por isso. O que tem mudado nos CBD’s é que agora eles possuem altíssima liquidez, ou seja, rendimentos diários com resgates diários e parciais (você pode resgatar somente uma parte do dinheiro aplicado). Seus juros são superiores ao da poupança e são definidos de duas maneiras. Pré-fixados: quando os juros são decididos no momento da aplicação. Pós-fixados, indexados a TR, CDI, Selic, na data do resgate.

Exemplo: O Banco do Brasil paga nesta data 80% do CDI em juros. (Sem restrições de resgate, ou seja, você pode aplicar hoje e resgatar em dois dias):

CDI = 14,13 a.a (dividido por 12 meses) = 1,17 a.m. ou seja, 80% de 1,17 = 0,94% ao mês.

Como se pode constatar chega a ser 50% mais rentável que a poupança. Existem bancos que pagam até 120% do CDI, mas geralmente quanto maior a porcentagem de pagamento do CDI, maiores são os prazos para resgate.

RDB’s

Os Recibos de Depósitos Bancários são praticamente idênticos aos CDB’s, entretanto com uma desvantagem, não podem ser resgatados antes da data do vencimento e não podem ter transferência de titularidade.

Ações

Ações são papéis de empresas de capital aberto negociadas entre investidores, fundos, corretoras, bancos nacionais e internacionais. A rentabilidade desses ativos não é segura, é volátil, arriscada, entretanto pode superar a da renda fixa, se a operação tiver êxito. Quem regula o preço das ações é a demanda do mercado, conforme interesse dos investidores no papel de uma empresa cresce, eles tendem a segurar esses papéis e somente vendê-los por um preço mais alto, o que ocasiona uma tendência de alta de preços. Para negociar ações é necessário um “home broker”, programa que executa ordens de compra e venda de ativos. Existem dois caminhos para operar com ações, primeiro: alguns bancos possuem seu aplicativo próprio de home broker e com ele você já pode começar a operar. Segundo: abrir conta em uma corretora de valores e executar suas operações por lá. A vantagem de possuir conta em um corretora é que eles cobram taxas de compra e venda menores, assim, é possível maximizar seus lucros.

Fundos de Investimentos

É um tipo de aplicação financeira coletiva, na qual são unidos os recursos de todos os investidores e transformados em cotas. O montante financeiro total desses cotistas é aplicado na compra e venda de títulos de valores mobiliários, imobiliários, no país e no exterior, com objetivo de render lucro aos cotistas.

Títulos Públicos

O governo disponibiliza aos investidores a oportunidade de comprar via tesouro direto, um programa que dá acesso a compra de títulos públicos online. Esses ativos possuem características distintas de compra. Uns pagam os juros semestralmente, outros apenas na hora do resgate. Importante detalhe na escolha do título é o vencimento e a indexação. Os de curto prazo vencem em três anos e já outros, de longo prazo, vencem em 2050. Quanto a indexação, ela define a remuneração do título, pode ser pré-fixada, pós fixada, baseada na inflação, baseada na taxa de juros (Selic), e isso é importante para entender a rentabilidade do seu investimento. O tesouro direto é considerado um investimento conservador.

Imóveis

Chegamos então ao que é de mais palpável dos investimentos. Faço um contraste aqui com o investimentos em ações. Nem sempre é possível identificar com total certeza se a empresa na qual você está apostando suas fichas está saudável financeiramente, se seu faturamento continuará o mesmo, se seu balanço (documento de complexo entendimento) não está maquiado, se a economia externa irá afetá-la negativamente, se as diversas variáveis do mercado não irão alterar significamente seu preço e acarretar na perda de até 20% do dinheiro investido em menos de um mês.

Já no ramo dos imóveis, isso é mais fácil de visualizar. A localização, o acabamento, a liquidez, a planta, o formato, a procura, o momento de mercado, quem o assessora na compra deve compreender sobre esses qualitativos para guiá-lo para o investimento de maior lucratividade combinado ao interesse do cliente. O que temos observado no ramo imobiliário são vendedores versus analistas de investimentos.

Os vendedores estão preocupados com a venda, em seduzir o cliente a comprar, sem medir a qualidade do investimento que o cliente está prestes a fazer. Ou seja, arriscando os ativos financeiros do cliente buscando seu próprio benefício financeiro.

Os analistas de investimentos trabalham de outra maneira, primeiro eles identificam o que o cliente quer para, assim, iniciar um filtro analítico e apresentar ao cliente as melhores opções baseadas em uma série de considerações. Estes não buscam a simples venda, eles buscam negócios incríveis para seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empreedimentos

BRAVA HOME


HOME CLUB

Saiba Mais

COSTÃO DA BARRA


HOME CLUB/FRENTE MAR

Saiba Mais

NOTTING HILL


FRENTE MAR

Saiba Mais

BATURITÉ


FRENTE MAR

Saiba Mais