Blog

A importância de uma assessoria jurídica no mercado imobiliário

Avalie este post

Nos últimos anos, temos visto o mercado imobiliário novamente aquecer-se e, com isso, a oferta de empreendimentos para venda e locação aumentar consideravelmente.

O fato é que, em casos como este, uma assessoria jurídica tem sido uma importante ação preventiva para que não haja maiores dores de cabeça no processo de aquisição de um imóvel.

A assessoria jurídica no mercado imobiliário é indispensável

É imprescindível tratar de possíveis riscos, evitar prejuízos financeiros e desgastes emocionais, fatores que podem ser evitados, caso o comprador esteja bem-assessorado.

Este apoio jurídico passa por diversos Direitos – Civil e Tributário, por exemplo – e analisa o histórico financeiro dos donos do imóvel, estuda a documentação do bem, além de analisar se o local é construído em área protegida ou se oferece algum risco ao futuro comprador.

Ou seja, um suporte que pode fazer total diferença no sucesso da aquisição de um imóvel, bem como todos os atos futuros referentes à negociação.

Abaixo, listamos mais detalhadamente alguns dos processos que envolvem uma assessoria jurídica durante a compra:

Diminuir e eliminar possíveis riscos

Durante o período de negociação, muitos são os empecilhos que podem dificultar a conclusão do processo: se o imóvel for recém-urbanizado, podem haver problemas agrários; limitações urbanas e ambientais; segurança patrimonial, e etc.

Elaborar um contrato

O advogado será uma peça-chave na elaboração de um contrato de compra e venda, permuta ou locação, onde todas as alíneas sejam corretamente colocadas, afim de que a transação possa ser o mais justa e transparente possível, evitando discussões posteriores.

Como cada caso é um caso, é muito importante que cada detalhe seja muito bem-analisado para que não ocorra nenhum tipo de dano às partes.

Verificar o cumprimento de obrigações

Infelizmente, é mais normal do que se pensa o fato de alguns proprietários colocarem seus imóveis à venda sem realizar o pagamento de determinados impostos e contas.

Leia Mais:

Obrigações como IPTU, taxas de condomínio e deveres trabalhistas são analisados pelo assessor jurídico, para que a aquisição seja feita de forma tranquila e sem sustos.

Se caso exista algum débito não pago e mesmo assim o comprador queira continuar com o processo, é possível negociar um novo valor, tornando o novo dono o responsável por realizar o pagamento devido pelo imóvel.

Valorização de mercado

A imobiliária que possui um departamento de assessoria jurídica com certeza é mais valorizada, já que trata-se de um trabalho burocrático, onde muitas vezes, o cobrador não está disposto procurar sozinho.

De fato, a empresa que se adianta e oferece este tipo de serviço específico passa na frente de seus concorrentes, tornando a possibilidade de venda maior.

A questão da transparência na aquisição ou locação de imóveis é algo visto com bons olhos no mercado, o que gera mais qualidade e fidelização de clientes para possíveis compras futuras.

Viu só? A importância de uma assessoria jurídica durante o processo de aquisição de um imóvel é enorme. Se você está pensando em comprar um apartamento de alto padrão, não deixe de se atentar a estes detalhes e torne este momento o mais tranquilo possível.

Ainda ficaram algumas dúvidas? Entre em contato conosco.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?