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Iniciadas obras da construção da ponte sob o Rio Camboriú

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O desenvolvimento econômico e demográfico dos municípios no eixo de ligação entre Florianópolis e Curitiba, interligados pela BR-101, demandam investimentos constantes em melhorias de infraestrutura e mobilidade, pois concentram os mais procuradas balneários catarinenses.

Em Balneário Camboriú a Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 em Santa Catarina começou importantes obras nas marginais da rodovia, além das readequações de vias, melhorias de acesso e ampliações deu início a obra da construção da segunda ponte sobre o rio Camboriú, às margens da BR. O projeto é um importante aliado para fluidez do tráfego na região com atenção especial ao Centro de Eventos, ao iniciar suas operações, que está localizado nas proximidades.

As obras integram um pacote de propostas com o intuito de aumentar a capacidade de BR-101, sob responsabilidade dos grupos intitulado BR-101 do Futuro, coordenados pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC) e Grupo Paritário de Trabalho (GPT) criado em 2014, com a participação de diversas organizações da comunidade catarinense.

No trecho da BR-101 que compreende os municípios de Itapema a Piçarras, as intervenções incluem: viadutos, pontes, construção de túneis, ajustamento de trevos, ruas laterais de acesso e retornos; ao todo serão cinquenta e cinco quilômetros de obras na região do litoral Norte e quarenta e sete quilômetros para rodovia BR-101, na região Metropolitana de Florianópolis.

Há previstos investimentos para os trechos da rodovia nos municípios de Governador Celso Ramos a Tijucas, Barra Velha e Garuva.

A concessionária investiu nas obras entre operações e infraestrutura desde 2008, R$ 3,9 bilhões que viabilizaram entre as capitais catarinense e paranaense ampliação de 34 pontes, 19 trevos, 35 passarelas, 86 quilômetros de vias marginais, 200 novos quilômetros de iluminação e uma área de escape.

As obras auxiliaram na segurança dos usuários reduzindo em 20% os acidentes nas rodovias entre os anos de 2010 a 2018.

Para os municípios de Piçarras a Itapema estão projetadas as obras de:  4,5 quilômetros de terceira faixa; 2 readequações de trevos; 7 pontes em marginais; 2 retornos em viaduto; 34 quilômetros de marginais; 4 viadutos em Marginais, 1 reconstrução de ponte; 2 alças de acesso trevo; 2,2 quilômetros de faixa Adicional; 2 pontes em marginais; 15 viadutos em marginais e 2 túneis duplos.

As obras dos pacotes de melhorias seguem em ritmo acelerado de modo a finalizar as intervenções nos locais de maior trafego até a  temporada de verão em que há intensificação do fluxo nas rodovias.

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