8 Itens para observar antes de comprar um imóvel

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (27 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

8 Itens para observar antes de comprar um imóvel


Descubra e entenda os principais critérios para avaliar antes de comprar um imóvel residencial e garantir a realização de um negócio seguro e rentável.

São diversos os motivos que nos levam a comprar um imóvel, seja por moradia, lazer ou investimento, é importante ficar atento a alguns detalhes para garantir uma boa compra.

Elaboramos este conteúdo com o intuito de apresentar a você os principais pontos a serem observados antes de adquirir um imóvel. Utilizamos como base a troca de experiências com profissionais do mercado e investidores, que através de erros e acertos acabaram percebendo que algumas características são cruciais para efetuar uma boa compra.

#1 – Localização

A localização pode ser um dos itens mais relevantes na hora de comprar um imóvel. É importante verificar as redondezas e imaginar seu dia-a-dia neste lugar. Conforme suas necessidades verifique a praticidade que tal região lhe oferece, seus acessos, comércio, conveniências. Sua intenção é viver perto da praia? Ou sua prioridade no momento exige estar perto da escola dos filhos? Talvez, a distância ao trabalho seja fundamental, avalie. A localização do imóvel também influencia na segurança que este lhe oferece, fique atento, conheça a vizinhança e busque informações a este respeito. Ah, alguns lugares sofrem enchentes frequentemente! É imprescindível checar o histórico de incidentes como esse para não ter surpresas.

Lembra que falamos em um bom negócio? Uma localização privilegiada proporciona maior liquidez na venda de um imóvel e, pode também influenciar sua valorização $$$!

#2 – Orientação Solar

Há quem procure imóveis cuja incidência solar predomine na parte da manhã, outros, preferem o sol da tarde. Em cidades muito úmidas, principalmente região litorânea, a necessidade de insolação é maior, pois existe um grande risco de sofrer com mofo em paredes e móveis, afetando até mesmo as roupas nos armários. Além de ser um prato cheio para diversas doenças e alergias, causa um aspecto desagradável dentro do imóvel. É claro, o calor em um imóvel que possui maior incidência solar, muitas vezes será compensado com o uso do ar condicionado, o que pode acarretar despesas, no entanto, cabe definir prioridades.

Visite o imóvel em diferentes horários e se certifique de que ele atende sua necessidade em termos de orientação solar.

#3 – Vagas de Garagem

Quantas vagas você precisa? Quantas vagas possui o imóvel que deseja comprar? Saiba que a escassez de vagas nas ruas está tornando cada vez mais valiosas as vagas dos imóveis. Uma vaga extra é sempre bem vinda, não somente pela visita que você pode vir a receber, mas pelo poder de barganha que ela pode proporcionar no futuro, afinal, uma vaga vale dinheiro. Verifique as rampas de acesso, o espaço de manobra e o tamanho da vaga, antes de “bater o martelo”, para não se arrepender depois. Não pense só no momento de comprar um imóvel, pense no futuro e na possibilidade de venda e neste momento uma vaga de garagem pode ser o diferencial na revenda. Pense nisso!

 #4 – Área do Imóvel

Neste caso, as necessidades particulares irão dar o norte para avaliar se o imóvel oferece, ou não, o conforto desejado. A sugestão é ficar atento a algumas características como: a distribuição da planta, a quantidade e o tamanho dos cômodos, além das dimensões do espaço de convivência (salas). Verifique também as tomadas, atualmente, com tantos aparelhos eletrônicos, desde eletrodomésticos a celulares, ficar sem tomadas é inviável!

#5 – Acabamento

Hoje em dia acabamentos não são mais detalhes, piso, portas, rodapés, influenciam no aspecto do imóvel, na durabilidade e, obviamente, no preço. A questão é o quanto o preço pago no imóvel está de acordo com o acabamento oferecido. Áreas úmidas como banheiros, área de serviço e cozinha, merecem uma atenção especial, pois sofrem mais com a ação do tempo, o tipo de piso e acabamento das paredes, podem amenizar o desgaste mantendo o imóvel “novo” por mais tempo.

Ah, se for um edifício, a observação não para dentro do apartamento, é necessário avaliar o acabamento da fachada, área de lazer e demais áreas comuns, afinal, também fazem parte do seu futuro imóvel.  Fachadas em pastilhas de cerâmica são mais fáceis de limpar, menor custo de manutenção, porém se não foram bem instaladas podem dar uma tremenda dor de cabeça quando começarem a “descolar”.

#6 – Infraestrutura do Empreendimento

Você pode estar à procura de um imóvel que ofereça uma ampla área de lazer, poder aproveitar os dias de sol em uma piscina ou reunir os amigos e a família em um final de semana, neste caso com certeza irá levar em consideração estes espaços. No entanto, mesmo que não seja seu caso, e a área de lazer não seja uma prioridade, pense o quanto pode influenciar na revenda de seu imóvel possuí-la. Não deixe de verificar o valor da taxa de condomínio, a brincadeira pode sair cara.

Hall de entrada decorado faz um charme, valoriza o imóvel. Tem elevador? Quantos? Lembre-se que se algo acontecer, terá que subir escadas. Aliás, verifique a estrutura para casos de incêndio, iluminação e também a portaria. Quantos anos possui o edifício? Com o crescimento do mercado imobiliário, lançamentos atrás de lançamentos, percebe-se que cada vez mais imóveis antigos tendem a ter seu valor depreciado.

#7 – Documentação

Eis um caso sério! Imprescindível a Matrícula junto ao Registro de Imóveis, escriturada em Cartório (Tabelionato), verifique se há ônus e ações sobre o imóvel. Retire todas as negativas, iptu, laudêmio(em casos de imóveis sobre área de marinha), taxa de lixo, condomínio… Importante analisar tudo antes da compra. Lembre-se também de retirar as negativas sobre o VENDEDOR, afinal, pode haver processos em andamento que impeçam a transferência do imóvel para seu nome. Em casos de imóveis em obra, verifique os alvarás, e não é permitida a comercialização acaso não haja incorporação. Busque negócios seguros. Não exite em consultar um especialista na hora de comprar um imóvel pois ele garantirá uma compra segura e saudável.

#8 – Preço Compatível

O valor de um imóvel é baseado no preço que se paga. Ou seja, um imóvel pode ser anunciado por um valor, mas só será compatível acaso o mercado, os compradores, estejam de fato pagando tal preço por ele. Sendo assim, verifique qual o valor real do imóvel que deseja comprar, por quanto estão sendo vendidos outros imóveis nas mesmas características e região. Valor do m² é importante, mas não é tudo. Cuidado com a empolgação do momento, você pode estar dando um passo rumo ao arrependimento.

EXTRA: #9 – Potencial de Valorização

Analisando os itens citados acima, é possível chegar a uma conclusão sobre este item.  O potencial de valorização é um denominador comum entre todas as observações feitas neste artigo. Por isso, ficar atento aos detalhes ajudará a acertar na compra de seu imóvel, desfrutar com mais conforto sua moradia e ainda, ganhar dinheiro com sua aquisição.

Conclusão

Sabemos que é raro encontrar o imóvel perfeito, por isso, cada investidor precisa identificar o que é mais relevante conforme sua necessidade. Definir previamente as características que procura, elegendo assim prioridades, é uma forma de ganhar tempo na busca pelo seu imóvel. Além de facilitar o trabalho do corretor imobiliário que lhe atende, evita o desgaste de visitar imóveis ou encher sua caixa de e-mails com opções que nem de perto atendem suas expectativas.

A equipe IMOBILLE lhe deseja uma boa compra. Estamos à disposição para atende-los em Balneário Camboriú e região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empreedimentos

BRAVA HOME


HOME CLUB

Saiba Mais

COSTÃO DA BARRA


HOME CLUB/FRENTE MAR

Saiba Mais

NOTTING HILL


FRENTE MAR

Saiba Mais

BATURITÉ


FRENTE MAR

Saiba Mais