Blog

O que fazer em Itajaí durante o dia

5/5 - (1 vote)

A cidade de Itajaí, no litoral catarinense, é uma das mais belas e prósperas do Brasil. Lá estão praias maravilhosas, pontos culturais e o segundo maior porto do país. Continue a leitura e descubra o que fazer em Itajaí durante o dia. 

Itajaí ganhou renome após ser considerada a cidade com melhores estruturas para turistas, no que diz respeito às praias. De fato, ela foi desenvolvida para ser aconchegante, atendendo qualquer demanda dos visitantes.

No entanto, não é só de praias que vive Itajaí: ela possui diversos símbolos religiosos, assim como pontos comerciais interessantes, museus e parques aquáticos.

Neste post separamos 20 lugares inesquecíveis em Itajaí para conhecer de dia. Porém, vale lembrar que alguns deles também podem ser visitados de noite — e ganham até mais vida!

Não deixe de conferir esta lista do que fazer em Itajaí durante o dia! 

1. Praia Brava

Uma das melhores praias de Itajaí é a Praia Brava. Ela fica localizada logo na interseção de Balneário Camboriú e Itajaí, e compreende uma grande extensão de areia.

O que encanta nessa praia é seu cenário natural, pois, na maior parte de seus arredores, a natureza está muito bem preservada. Além disso, ao subir pela extensão de areia é possível ter acesso a outras praias de Itajaí, como Praia Brava Norte e Praia do Morcego.

Essa praia conta com uma ótima infraestrutura, inclusive salva-vidas ao longo de sua extensão.

2. Praia de Cabeçudas

Diz-se que a Praia de Cabeçudas é a principal praia de Itajaí. No caso, é a que melhor entrega entretenimento para toda a família, pois suas águas são calmas e não oferecem risco.

Ela é a praia ideal para quem quer um dia tranquilo, ou apenas boiar na água salgada do mar.

As estruturas da praia recebem melhorias constantes, mas nunca passaram por uma revitalização, no sentido literal da palavra. Portanto, encontram-se pontos onde o novo convive com o antigo, o que dá um ar romântico ao local.

Uma atividade bastante recomendada é a caminhada pela extensão de areia. Se for ao pôr-do-sol, com certeza você terá um momento único!

3. Paróquia Santíssimo Sacramento

Está certo que paróquias não são uma atração para todo mundo. No entanto, a Paróquia Santíssimo Sacramento com certeza não entra nessa regra. Mesmo não sendo católico, com certeza vale visitar esse local.

Essa paróquia tem uma longa história: ela se inicia em 1905, quando percebe-se a necessidade de uma nova Matriz na cidade. Todavia, a planta só foi apresentada em 1938, às beiras da Segunda Guerra Mundial.

A obra se inicia em 1941 e só termina em 1956. Mas desde 1947 o local é utilizado para liturgias e cultos.

É uma obra imponente, destacada dos arredores e que vale a pena visitar!

4. Mercado Público de Itajaí

O Mercado Público de Itajaí une a cultura popular ao comércio local, trazendo uma mistura muito interessante.

É lá que as melhores compras de peixes são feitas. Aliás, existe a opção de escolher o peixe e pedir para prepará-lo por lá mesmo.

Além disso, é um local para reunir pescadores e artesãos da cidade. Ou seja, você encontra muitos itens interessantes, os quais remetem à cultura local.

Uma descrição completa de lá é: lugar histórico, simples e charmoso.

5. Morro da Cruz

O Morro da Cruz de Itajaí conta com incríveis 180 metros de altura. Seu nome vem do fato de possuir uma enorme cruz em seu cume, que foi instalada em 1980.

De lá de cima é possível apreciar uma vista maravilhosa de toda a cidade e seus arredores, inclusive Navegantes, uma cidade vizinha. Aliás, pode-se ver também o deságue do Rio Itajaí-Açu no mar, o que fornece imagens belíssimas.

Outra curiosidade interessante sobre esse mirante é que, em dias de céu limpo, pode-se ver o Big Tower do Beto Carrero World.

6. Praia de Atalaia

Se você gosta de praticar surf, com certeza vai adorar a Praia de Atalaia. No caso, ela é conhecida por fornecer ondas de maneira regular o ano todo — sendo este um dos motivos de ser bastante visitada.

Ela é tida como de média extensão, e a maior parte do movimento acontece durante o Verão. Suas águas são transparentes e sua areia é bastante límpida e clara.

Em resumo, é uma excelente praia para passar um dia tranquilo à beira mar.

A infraestrutura local também é ótima, contando com diversas opções gastronômicas e de entretenimento. Com certeza vale a pena dar uma passadinha por lá!

7. Parque Aquático Zacarias

O Parque Aquático Zacarias é conhecido por ser completo em todos os sentidos.

Quando olhamos para as atrações, vemos toboáguas de diversos tamanhos e formas, piscinas esplendorosas, rampa molhada, trilha ecológica e até tirolesa.

 

+Leia Mais:

 

Fora isso, existem ótimos restaurantes, lanchonetes, bares e quiosques por lá, e até churrasqueiras estão à serviço dos visitantes.

É possível aproveitar esse ambiente gostoso por apenas R$ 60, de segunda à sexta das 9h às 19h (sábados e domingos das 8h às 19h). Vale lembrar que algumas atrações são pagas à parte dentro do parque, como é o caso da tirolesa.

8. Marina Itajaí

É provável que você esteja a pensar: “Nossa, como esse pessoal indicou uma marina como ponto para se conhecer. Que absurdo!” Calma lá! Essa não é qualquer marina, mas sim a incrível Marina de Itajaí.

Ela é considerada uma das marinas mais modernas do Brasil, e o luxo está em toda parte por lá.

Uma das novidades apresentadas por ela é a distinção entre vagas secas e vagas molhadas. Sobre as vagas secas, as lanchas são empilhadas em estruturas de metal, uma em cima da outra, por uma empilhadeira.

O local conta com restaurantes, centro comercial, salão náutico e até área de eventos. É um lugar muito gostoso para se visitar.

9. Museu Histórico de Itajaí

O Museu Histórico de Itajaí une o antigo ao moderno. Construído em 1925, seu uso original era abrigar os três poderes. Foi só em 1982 que se tornou um museu, no sentido literal da palavra.

Algo que encanta nesse museu é seu destaque ao cotidiano. Ele conta com mais de 16.000 peças, as quais remontam desde o período colonial. Há muitas peças que contam a história da cidade.

10. Molhe de Itajaí

O Molhe de Itajaí é um dos pontos turísticos de maior destaque da cidade. Ao todo, ele adentra quase 1 quilômetro no mar; no fim do trajeto encontra-se um farol.

Não precisamos dizer que é um ótimo lugar para tirar fotos, não é verdade?

Quem quiser chegar até o farol, terá de fazer o trajeto todo a pé. Carros e outros veículos não são permitidos por lá.

É um ótimo lugar para contemplar a natureza, observar os navios atuando no porto, o voo das gaivotas e o pôr-do-sol.

11. Itajaí Shopping

O Itajaí Shopping é com certeza um dos lugares mais majestosos da cidade. Ao todo, são 49 mil metros quadrados de pura beleza arquitetônica.

Os gestores se esforçam para trazer a inovação e alta variedade de produtos para lá. Dessa forma, existem lojas de quase todas as grandes redes atuantes no Brasil, o que permite uma oferta colossal de produtos e serviços.

O Itajaí Shopping faz parte do Grupo Tecla, o qual atua na região há mais de 70 anos.

Ele conta com uma praça de alimentação bastante rica, cinema e muitos quiosques e lojas.

12. Praia do Morcego

Se você está procurando um local isolado para passar o dia, a Praia do Morcego é ideal. Mesmo contando um mar bastante agitado, ela não atrai tanto a atenção dos surfistas, tornando-a um “canto esquecido” pelos turistas também.

Tome cuidado: pode ser que os locais não compreendam de qual praia está falando; por lá, ela também é chamada de Canto do Morcego.

Ela fica localizada ao norte da Praia Brava Norte, e possui uma caverna com muitos morcegos dentro — de onde deriva seu nome. O que mais chama a atenção é sua natureza preservada e maravilhosa.

13. Bravamall

O Bravamall foi construído com um objetivo claro em mente: elevar a qualidade de vida das pessoas. Quando falamos no Brasil, ele é o único shopping que se propôs a essa visão lifestyle, unindo o lado comercial às experiências das pessoas.

Percebe-se que é um lugar de inovações pela própria arquitetura do empreendimento: a união de concreto aparente com vidros torna seu design único, caracterizando-o como um shopping de alto padrão.

Tudo no shopping é pensado para proporcionar momentos únicos aos seus visitantes, nas áreas de gastronomia, lazer, moda e entretenimento.

14. Vinícola Villa Prando 

A Vinícola Villa Prando é conhecida por seus vinhos de alta qualidade, cuja filosofia resume-se na valorização do “terroir”, ou seja, a persistência, tradição, arte e dedicação do ser humano.

Ela está bastante inserida na cultura de Itajaí, principalmente no que diz respeito aos símbolos da cidade.

A vinícola recebe visitas, sendo um ótimo passeio para ir com a família.

15. Praça Irineu Bornhausen

A Praça Irineu Bornhausen fica localizada no Centro de Itajaí, e a Igreja Matriz fica em sua extensão — só por aí já sabemos que é um local maravilhoso para passar o dia.

Até 2019, ela não tinha quase nenhum diferencial: era só uma praça como qualquer outra, contando com uma igreja e um chafariz. Porém, em 2020 ocorreu uma grande reforma por lá, tornando-a um ponto turístico muito bonito.

A praça é linda de dia, mas é no período noturno que as belezas realmente são mostradas: ela conta com lâmpadas coloridas que, ao iluminarem o chafariz, causam um espetáculo único.

16. Mineral Agua Park

O Mineral Agua Park conta com um diferencial muito agradável dos demais parques: ele está localizado no meio da natureza.

Por lá você vai encontrar piscinas para todos os gostos, muita segurança, excelentes opções de lazer e variedade na gastronomia.

É um local bem cuidado, amplo e bastante limpo. Da mesma forma, o atendimento é muito bom.

Com certeza é uma ótima opção para passar o dia em Itajaí.

17. Casa da Cultura Dide Brandão

Antes uma escola, a Casa da Cultura Dide Brandão foi fundada em 1982 com o objetivo de elevar o nível cultural da população local.

O local oferece muitas oportunidades de aprendizado, possuindo oficinas, espetáculos e exposição de materiais.

É um empreendimento bastante amplo, contando com salas de estudo, biblioteca, auditório, galerias, sala de aula e muito mais. Há espaço para a cultura local e até de outras religiões.

Pode-se ter aulas de música, artes plásticas e até artes cênicas. É um combo completo de cultura para toda a família!

18. Praia do Geremias

A Praia do Geremias é conhecida por suas águas rasas e tranquilas. Dessa forma, é indicada para todas as idades, inclusive idosos e crianças.

Ao todo, conta com 200 metros de extensão, os quais são cercados por casas na beira da areia. Por causa dessa habitação, o acesso à praia é fácil e seguro, e é feito pelos extremos da mesma.

Algo curioso que fica por lá é uma pedra chamada “Bico do Papagaio.” Se for observada com pouca atenção, pode parecer como qualquer outra pedra; porém, ao notar as elevações e seu formato, percebe-se que se trata de um papagaio incompleto.0

 Esse é um dos cartões postais da cidade de Itajaí.

19. Píer Turístico de Itajaí

O Píer Turístico de Itajaí fica no Rio Itajaí-Açu, e foi desenvolvido visando o turismo náutico da cidade. Ele está localizado no Centro, e foi inaugurado em 2000. É tido como pioneiro na recepção de transatlânticos no Brasil.

Lá pode-se ver navios enormes e bonitos, assim como as instalações aos arredores. Além disso, o deságue do Rio Itajaí-Açu acontece logo mais ao Leste, sendo um espetáculo à parte.

20. Praça Vidal Ramos

A Praça Vidal Ramos encanta por sua beleza natural, principalmente por causa de suas árvores de formato elegante. A praça, em si, é bastante simples: possui bancos de madeira, áreas de gramado cercadas por tijolinhos brancos, e ladrilho no chão.

No centro da praça fica um chafariz branco com detalhes em prata. Ele se localiza dentro de círculos desenhados no chão, lembrando bastante as ágoras gregas.

Gostou dos lugares para conhecer em Itajaí durante o dia apresentados neste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?