Planejamento financeiro para comprar o apartamento dos sonhos
Planejamento financeiro para comprar o apartamento dos sonhos

Comprar apartamento é o sonho de muitas pessoas, e também a garantia de qualidade de vida e tranquilidade para toda a família. Já para outras, comprar apartamento é uma forma de investimento seguro. Em ambos os casos, o ideal é escolher bem o imóvel, levando em consideração o padrão de vida que deseja e ou a média de valorização do apartamento.

 

Ainda é preciso analisar suas condições financeiras para ter certeza de estar fazendo um bom negócio.  Talvez a melhor opção, para comprar apartamento, seja criar objetivos e se planejar financeiramente para que você possa “colher bons frutos”  e ser muito feliz.

 

Neste artigo, separamos algumas dicas de como você pode começar a se planejar para adquirir seu imóvel. Mas é importante dizer, que na prática, é preciso considerar a particularidade de cada pessoa e situação.

 

Organize suas finanças antes de comprar apartamento

 

Comprar apartamento é um ótimo investimento, porém tem um custo elevado. Então, primeiro de tudo, para conseguir fazer uma boa compra, é preciso que você se organize financeiramente. Analise seu orçamento, levando em consideração seus ganhos e despesas. Para facilitar, crie uma planilha e faça seus cálculos.

 

Com base nesse orçamento, se organize para que um percentual mínimo das suas finanças, seja destinado ao apartamento. O ideal é trabalhar com uma meta de valor. Transforme essa prática em um hábito. Saber organizar seu dinheiro, facilita não somente na aquisição de um imóvel, mas também em vários projetos e negócios.

 

Verifique quais dos seus gastos atuais são essenciais

 

Economizar não é uma das tarefas mais fáceis. Mas talvez para conseguir comprar apartamento, será preciso abrir mão de gastos supérfluos e desnecessários. Para facilitar,  é importante ter um plano com objetivos claros e possíveis. Assim, você poderá decidir sobre as renúncias que estará disposto a fazer, pelo menos, em um primeiro momento.

 

Pequenas mudanças no seu dia a dia, podem resultar em um valor significativo poupado ao final de um período. Pensar nos seus gastos diários e semanais em uma ordem de necessidade, talvez te ajuda a distinguir, aqueles que não são tão importantes. Veja o que é essencial e o que pode ser cortado ou minimizado.

 

Uma ótima opção para te ajudar nessa missão de comprar apartamento, é apostar em aplicativos  para celulares de controle financeiro.

 

Verifique em que momento o apartamento caberá no seu orçamento

 

Se ainda não tem o valor total para comprar apartamento, e vai optar pelo financiamento, primeiro de tudo, você precisa saber qual é o seu real poder de compra, ou seja, quanto você pode pagar pelo imóvel financiado.

 

Especialistas recomendam, ter pelo menos, um terço do valor do imóvel, para conseguir manter um prazo e também boa taxa de juros de financiamento. A dica é que o comprometimento mensal, não ultrapassar 25% da renda familiar.  Para ter certeza que a compra do apartamento, caberá no orçamento, faça uma simulação de financiamento imobiliário.

 

Além do valor do imóvel, ao comprar apartamento, se atente aos outros custos e gastos envolvidos na  transação. Se for financiar, a primeiro coisa, é a taxa do banco e ou instituição financeira. Para além dos juros, Você também terá as despesas com a documentação do imóvel e o seu registro.  O ITBI e a escritura do imóvel, por exemplo, são gastos extras da compra do imóvel, que precisam ser contabilizados.

 

Pesquise sobre o imóvel antes de escolher

Por mais que a vontade de comprar apartamento seja grande, é preciso ter cautela antes de decidir qual será o imóvel. Pesquise e analise as alternativas antes de fechar negócio. Além de escolher um apartamento que caiba no seu orçamento, é preciso escolher aquele que satisfaça as suas necessidades. Deseja viver lá por muitos anos? Comporta bem a família com conforto? Vai investir? Busca por mais segurança? É com base nessa análise que a escolha deve ser baseada.

 

Então, será preciso checar todas as informações sobre a construtora ou a imobiliária, tirar todas as dúvidas e pedir toda a documentação do imóvel para constatar que não há nenhuma pendências.

 

Outro ponto importante, é analisar a localização. Ao comprar apartamento, a localização é um dos principais fatores de valorização, por isso deve ser levada em conta. Pesquise sobre a cidade, o bairro, a oferta de serviços, a mobilidade urbana, a qualidade de vida dentre outras coisas. Além disso, também é preciso respeitar o seu perfil, para achar um imóvel em uma localização que condiz com a vida que está buscando.

 

Considere opções entre imóveis novos e usados

Existem várias diferenças entre comprar apartamento novo e usado. Ainda há outra opção, que é um imóvel na planta. Em qualquer uma das escolhas é preciso analisar a construtora, e ou imobiliária e verificar as condições estruturais e ou prazo de entrega do apartamento.   

 

Imóveis usados costumam ter valores menores,  mas talvez tenham menos possibilidades de personalização. Já os novos, por mais que apresentem valores mais altos, certamente te possibilitará  incluir mais detalhes de acordo com suas preferências.

 

Ou ainda, se for alguém que não se dá muito bem com mudanças e compras de novos móveis, poderá optar por comprar apartamento mobiliado. Essa é uma ótima alternativa, para quem deseja se mudar o quanto antes e com o menor trabalho possível. Apartamento de alto padrão são ótimas escolhas nessa situação, porque toda a decoração e espaços, são projetados por profissionais de forma a proporcionar o máximo de conforto.

 

Leia também: Como se planejar para comprar um apartamento na planta

 

Recorra à ajuda profissional

Mesmo se planejando bem, se tratando de um negócio tão importante, talvez seja mais indicado, contar com um apoio profissional para comprar apartamento. O auxílio de um com corretor de imóveis, e ou de uma imobiliária, pode facilitar seu processo de escolha, e também  te resguardar, caso ocorra uma situação inesperada como, por exemplo, atrasa nas obras e ou problemas com o financiamento.

 

Mas para isso, é importante que seja um profissional qualificado e experiente, para que você possa ter total confiança. Ele ainda poderá esclareça todas as dúvidas,  te ajudar a identificar possíveis problemas com os trâmites legais, entre outras questões.

 

Se quer saber mais sobre como comprar apartamento para morar ou investir, entre em contato com a gente. E para outros conteúdos e dicas siga nosso Facebook e Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Imobille


Simplifique sua busca, encomende!
O jeito mais fácil de encontrar o seu imóvel em Balneário Camboriú e Praia Brava.
  • Foi um prazer fazer negócio com a Imobille. Empresa honesta, realizou o meu negócio com agilidade e foi adequada para todas as partes. E mesmo eu não estando no país, conseguimos fechar negócio.
    Nicolas K.
  • Corretor muito atencioso, correto e não excessivamente insistente.
    Maria G.
  • Obrigado por tornar realidade este sonho. Agradecemos a Deus por conhecer você e a Imobille. Parabéns pela empresa.
    Paulo e Denise N.
  • Sou cliente da Imobille e agradeço pelo seu atendimento dinâmico e transparente. Profissionalismo e agilidade me parecem ser os valores da empresa. Parabéns pelo excelente trabalho.
    Viviane P.
  • O mais importante não é achar o apartamento, o mais importante é achar o corretor. Parabéns.
    Thiago S.
Simplifique sua busca, encomende!
O jeito mais fácil de encontrar o seu imóvel em Balneário Camboriú e Praia Brava.

A Imobille Negócios Imobiliários é uma empresa moderna de inteligência imobiliária que atua no mercado primário, com imóveis em lançamento e em construção e no mercado secundário, com imóveis prontos, novos e usados. Com sede em Balneário Camboriú, o principal campo de atuação é o mercado local e se estende à Praia Brava, em Itajaí..