Blog

Qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical?

5/5 - (2 votes)

Viver em um condomínio tem sido uma escolha muito assertiva atualmente, por se tratar de uma opção mais segura, com mais privacidade, além de garantir qualidade de vida e, dependendo do condomínio, ótimas opções de lazer.

No entanto, existem diversos tipos de condomínio, você conhece eles? A referência de horizontal ou vertical, por exemplo, pode causar controvérsia para quem busca adquirir um imóvel. Vamos esclarecer essas e outras questões, e explicar qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical.

Continue a leitura do conteúdo até o final para saber mais.

420x230-4.jpg

O condomínio horizontal seria aquele em que as casas são construídas em um mesmo plano, ou seja, lado a lado e com pouca distância entre uma e outra. Já o vertical, é tido como um prédio com imóveis que são construídos um acima do outro.

No entanto, é preciso entender que esta lógica não deve ser levada ao pé da letra. O termo que representa o tipo de condomínio deve ser designado de acordo com a forma de separação que estes imóveis são feitos.

Ou seja, ser construído na vertical ou na horizontal não define, de fato, o tipo de imóvel do condomínio, mas sim como no exemplo seguinte: se a parede que divide o imóvel é vertical, logo, o condomínio é denominado vertical, porém, se ela for horizontal trata-se de um empreendimento horizontal. O plano em que o imóvel foi construído é o que vale.

Para entender melhor as particularidades de cada um, separamos abaixo as características dos condomínios horizontais e verticais. Confira:

O que é condomínio horizontal

condomínios-fechados-em-Balneário-Camboriú.

Possui essa nomenclatura, pois representa os condomínios que se expandem para os lados, tornando-se vilas. Este tipo de condomínio, no entanto, se torna uma opção cada vez mais restrita, uma vez que para que seu crescimento ocorra, é necessário um terreno maior para a construção. Consequentemente é um espaço mais limitado.

Este modelo de moradia é fortemente inspirado nas casas americanas, onde geralmente não há grades e separação entre as casas. O objetivo é ter maior espaço livre e aberto, normalmente com áreas de lazer mais amplas, jardins, com uma certa distância entre vizinhos sem ter problemas com residentes de cima ou de baixo, por exemplo.

Os condomínios horizontais costumam ter infraestrutura como um bairro, com vias asfaltadas, iluminação, áreas verdes, alguns oferecem ainda opções de comércio e serviços dentro do condomínio como mercado, lavanderia, escola, etc. trazendo mais conforto e praticidade. A segurança também costuma ser rígida, com registro de entradas e saídas.

Leia Também:

O que é condomínio vertical

melhores-cidades-de-Santa-Catarina-para-morar

Normalmente são prédios no formato de torre, o condomínio vertical pode ser formado por uma torre única ou mais de uma. Nesse formato as residências ficam uma sobre as outras, de maneira que o condomínio seja mais alto do que largo. A maioria deles tem ótimas opções de lazer e entretenimento como quadras, academia, espaço para crianças e salões de festa.

A vantagem é que ocupa menos espaço térreo, e pode ser construído em terrenos menores. Bom para espaços urbanos já bastante ocupados. Costuma ser seguro por ser mais fechado e com acesso restrito.

Conheça o Vivendas do Atlântico, condomínio de alto padrão, de frente pro mar em Balneário Camboriú:

Vale ressaltar que viver em um condomínio, é como ter uma residência em sociedade, já que a manutenção das áreas comuns e espaços livres são mantidas pelos condôminos através da conhecida taxa de condomínio paga mensalmente.

Nas despesas estão inclusas manutenção de jardins, piscina, elevadores, salário de funcionários como porteiro e segurança, entre outros. Tudo isso costuma ser definido nas reuniões de condomínio entre os proprietários.

É importante ressaltar que independente do tipo, optar por este tipo de moradia tem se tornado uma tendência, pois viver em um condomínio é ter um estilo de vida de alta qualidade. Com muito mais segurança, para você e sua família, além de inúmeras opções exclusivas e privadas de lazer e esporte.

A Imobille é especialista em casas e apartamentos em condomínios no litoral norte de Santa Catarina. Confira nossas opções de condomínio fechado, seja vertical ou horizontal e garanta a vida incrível que você e sua família merecem!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?