Blog

4 Melhores trilhas em Porto Belo

Melhores-Trilhas-em-Porto-Belo
5/5 - (1 vote)

Se você quer conhecer as melhores trilhas em Porto Belo, nós podemos te ajudar. A cidade de Porto Belo fica no litoral de Santa Catarina e é contornada por belezas naturais incríveis, perfeitas para quem gosta de praticar ecoturismo.

São várias opções de trilhas, desde as mais fáceis até algumas mais difíceis, mas que possuem beleza espetacular que fazem com que o esforço valha muito a pena. As melhores trilhas em Porto Belo que você com certeza precisa conferir são:

  • Trilhas da Ilha de Porto Belo;
  • Trilha do Morro da Antena;
  • Trilhas do Morro dos Zimbros;
  • Trilha Lago da Vina.

Por isso, se você está procurando por ótimas opções de lazer para curtir muito em meio a natureza, Porto Belo conta com algumas ótimas trilhas para você conferir.

Quer saber um pouco mais sobre as melhores trilhas em Porto Belo? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

Trilhas da Ilha de Porto Belo

As trilhas da Ilha de Porto Belo contam com mais de 1300 metros de trilhas que são totalmente sinalizadas para garantir ainda mais conforto durante o seu passeio. O passeio é pago para garantir a preservação ambiental e custa 25 reais por pessoa, que pode ser pago no início da trilha.

O trajeto leva em torno de uma hora de duração e possui grau médio de dificuldade. Durante o passeio é possível encontrar inscrições rupestres, que segundo a lenda é um mapa que leva a uma escultura de ouro de um anjo em tamanho real.

Além disso, durante o passeio você pode visitar o mirante e o refúgio ambiental, que possui um orquidário e um santuário para animais silvestres.

A Ilha de Porto Belo é um local de beleza ímpar, onde várias das espécies de plantas e animais são apenas encontradas ali. Depois da trilha, os visitantes podem aproveitar para curtir as pequenas praias da ilha, e apreciar a deliciosa comida local no bar e no restaurante que fica por lá.

Além da trilha em meio a natureza, na Ilha de Porto Belo é possível também fazer trilhas subaquáticas. São seis opções de trilhas subaquáticas, que precisam ser agendadas e pagas no local. 

Por isso, se você for fazer as trilhas da Ilha de Porto Belo, você pode querer levar sua roupa de banho para apreciar as lindas prainhas que ficam no local. De águas muito calmas e cristalinas, são um local perfeito para tomar um banho de mar e relaxar na areia.

Trilha do Morro da Antena

A trilha do Morro da Antena é ideal para os mais experientes, pois é uma trilha em meio à mata e que não possui sinalização. Por isso, se você gosta de aventuras, a trilha do Morro da Antena é ideal para você.

Depois de todo o caminho, que pode ser feito caminhando ou mesmo de bike (para os que gostam de adrenalina) você vai ser recompensado por uma linda vista. Do alto do Morro da Antena é possível ver toda a baía de Porto Belo, bem como a Ilha de Porto Belo no horizonte.

Se você quiser ainda mais aventura, você pode fazer a trilha até o final, que vai parar no bairro Zimbros em Bombinhas. Por esse caminho você poderá encontrar cachoeiras e até mesmo uma das praias desertas do bairro de Zimbros.

Por ser uma trilha sem sinalização e de maior dificuldade, é um passeio recomendado para pessoas mais experientes, bem como levar suprimentos para o passeio. Levar água e utilizar roupas adequadas é essencial, além de usar repelente para insetos.

Agora, se você for fazer o passeio de bicicleta, é preciso levar também ferramentas para qualquer imprevisto com sua bike. Dessa forma, você pode aproveitar o seu passeio sem precisar se preocupar.

Trilhas do Morro dos Zimbros

As trilhas do Morro dos Zimbros ficam localizadas dentro da Reserva Morro dos Zimbros na cidade de Porto Belo. O percurso tem 1200 quilômetros, que é feito com o auxílio de um guia e dura em torno de duas horas para ser concluído.

 

+ Leia Mais

 

Durante o percurso os visitantes podem observar as diversas espécies de animais e de plantas com binóculos que são fornecidos pelo guia. Na reserva é possível encontrar várias espécies da fauna e da flora características da Mata Atlântica, deixando o passeio ainda mais interessante e divertido.

Há ainda dois mirantes durante o trajeto, o Mirante do Portal, de onde é possível ter uma vista privilegiada de toda a orla de Porto Belo, bem como da ilha. O Mirante da Mata fica no centro da área do parque e possibilita uma visão espetacular da área urbana de Porto Belo.

Trilha Lago da Vina

A trilha para o Lago da Vina possui dificuldade média, mas por ser em meio à mata e não possuir demarcação, é um passeio recomendado para os mais experientes. Por isso, se você for fazer a trilha é preciso conhecer bem a região e consultar a ajuda de um guia.

Mas é um passeio que com toda certeza vale a pena, por ser um local de beleza espetacular, onde é possível encontrar várias espécies de plantas aquáticas. Para fazer o passeio é recomendado levar suprimentos como água e repelente, bem como utilizar roupas apropriadas para caminhada.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as melhores trilhas em Porto Belo, então só precisa escolher a melhor opção para você. Mas se você está visitando a cidade e não tem muito tempo disponível, a trilha da Ilha de Porto Belo e do Morro dos Zimbros são dois passeios que você não pode perder.

Além de caminhar em meio a natureza, você pode conhecer várias espécies da fauna e da flora que são encontradas apenas na Mata Atlântica. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é planejar a sua viagem para Porto Belo e conhecer esses lugares incríveis que a cidade tem a oferecer.

Quer saber um pouco mais sobre as belezas de Porto Belo e do litoral de Santa Catarina? Você pode conferir muitas coisas interessantes no nosso blog e no nosso Instagram.

 

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?