Blog

Como é morar no bairro Perequê em Porto Belo

4.6/5 - (26 votes)

Um dos destinos paradisíacos do Sul do Brasil, que conta com praias encantadoras e estrutura completa para viver bem. Saiba como é morar no bairro Perequê em Porto Belo.

A pequena cidade é destaque no litoral norte, segue em constante crescimento e valorização. É geograficamente um porto natural, com paisagens exuberantes e preservadas, que ganham movimento intenso principalmente na alta temporada de verão.

Leia este conteúdo até o final e saiba tudo sobre este paraíso!

Qual é a história do bairro Perequê em Porto Belo?

A região possui registros de indígenas no local antes mesmo da descoberta do Brasil, mas a partir de 1700 os portugueses começaram a tentar se fixar aqui, ainda com certa dificuldade. 

Um dos primeiros registros teria sido de Domingos de Oliveira Rosa, que estabeleceu-se para garimpar ouro. Entretanto, as jazidas eram pobres desta riqueza, e sequer o sustentavam.

Nessa época a região era conhecida como Enseada das Garoupas. Alguns anos depois o governo português enviou 60 casais da Ilha dos Açores para iniciar o povoado que hoje é Porto Belo. 

Contudo, o crescimento ainda foi lento, devido às adversidades com clima, distância do centro administrativo, entre outras situações. Somente em 1818 foi promovida a colônia, e recebeu o nome de Nova Ericeira.

Leia Mais:

Esse novo nome não deu certo, e continuou sendo chamada de Enseada das Garoupas, até 1824, quando foi denominada Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo. Aos poucos sendo conhecida por pescadores e veranistas.

E então em 1832 foi elevado a município de Porto Belo, com nome que representa a tranquilidade e beleza do lugar.

A região do Perequê foi uma das primeiras a ser povoada, e recebeu esse nome, derivado da linguagem Tupi-Guarani. A palavra Pira-ique significa o local de entrada de peixes para desova ou para se alimentarem, e foi adaptada para o português Perequê.

O bairro Perequê, continua em crescimento exponencial, e é o local de principal busca das construtoras para novos empreendimentos. O Centro da cidade é resguardado por lei como centro histórico, não podendo receber grandes construções.

Qual a localização do bairro Perequê em Porto Belo?

Porto Belo está na região do litoral Norte de Santa Catarina, a aproximadamente 65 quilômetros da capital Florianópolis e distante a cerca de 55 quilômetros do aeroporto de Navegantes.

Localizado a cerca de quatro quilômetros do Centro, o bairro Perequê possui a maior praia da cidade, de mesmo nome, e fica ao lado da Meia Praia de Itapema. O Rio Perequê é o que faz a divisão dos municípios.

O bairro fica ainda a dez minutos de carro da BR-101, com facilidade de acesso para as cidades vizinhas.

Quais as comodidades do Perequê

O Perequê é muito bem estruturado, e possui as mais diversas comodidades para desfrutar de uma vida tranquila perto do mar. A cidade está se expandindo cada vez mais, portanto investir no setor imobiliário e da construção civil é ter um bom retorno.

A região oferece toda infraestrutura de comércios, serviços essenciais para o dia a dia, muita segurança e sossego, ideal para a família. São supermercados, farmácias, escolas, academias, e lojas diversas, além de bares e restaurantes.

No bairro fica também o Terminal Rodoviário de Ônibus, facilitando o transporte de moradores e visitantes. A praia é bem frequentada na alta temporada, portanto, possui excelente padrão na rede hoteleira.

Fica a poucos minutos também de praias incríveis como Praia do Araçá, Praia do Caixa D’áço, Zimbros e Bombinhas.

Seguindo o intenso desenvolvimento e valorização do bairro, alguns projetos já foram divulgados pela Prefeitura de Porto Belo, em parceria com a Associação das Construtoras e Incorporadoras do Município de Porto Belo.

Como a construção de um calçadão na orla, a construção de molhes às margens do Rio Perequê e Perequezinho e o engordamento da faixa de areia da praia, por exemplo, que devem acontecer nos próximos anos.

Portanto, além da excelente qualidade de vida que já possui, todo investimento planejado agrega ainda mais valor para a região. Tornando-se um excelente local para investimento atualmente, visto que deve valorizar ainda mais no futuro.

Agora que você já sabe como é morar no bairro Perequê em Porto Belo, fale com nossos especialistas e conheça as oportunidades de negócio na região! Entre em contato agora com a Imobille!

Imagens: Prefeitura de Porto Belo

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?