Blog

Como é morar no Centro de Itajaí

5/5 - (22 votes)

Já falamos muito por aqui sobre como Itajaí é uma cidade próspera e de qualidade de vida excelente, que atrai cada vez mais moradores e investidores. Mas você conhece cada detalhe? Hoje vamos te mostrar como é morar no Centro de Itajaí.

Leia até o final do conteúdo, e se encante com esse lugar!

Qual é a história do Centro de Itajaí?

O Centro de toda cidade costuma ser a base dela, onde surgiram os primeiros pontos urbanizados, e com Itajaí não é diferente. A residência e comércio de Agostinho Alves Ramos, em 1823, onde hoje é a Praça Vidal Ramos, deu início a colonização local.

As margens do Rio Itajaí Açu, começaram a desenvolver atividades de pesca e manutenção de embarcações, e na época a região era conhecida como Estaleiro. 

Em terras doadas pelo casal Coelho da Rocha, foi erguida a então Igreja Imaculada Conceição, conhecida hoje como Igrejinha Velha. Com igreja e comércio no local, o bairro foi rapidamente se desenvolvendo.

Em 1940 deu-se início a construção da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, já com intuito de ampliar o espaço da cidade para a região oeste. Era um local em que as pessoas queriam estar e, portanto, motivou a abertura de novas ruas.

Quando ficou pronta, após aproximadamente 15 anos, a Igreja deixou o Centro mais moderno e urbanizado. Por isso, representa muito mais do que a fé da população, e se tornou um dos principais pontos turísticos.

A cidade foi emancipada em 1960, e hoje é uma das principais potências do estado. Com mais de 264 mil habitantes, é a 28ª melhor economia do Brasil. Além do segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) e a maior renda per capita de Santa Catarina.

Qual a localização do Centro de Itajaí?

Itajaí fica localizada a aproximadamente 94 quilômetros da capital Florianópolis, e a cerca de 30 minutos do aeroporto de Navegantes, através do ferry boat, o mais perto. O Centro está a 15 minutos da BR-101, com acessos às cidades vizinhas.

Leia Mais:

O Centro de Itajaí abrange um espaço significativo, que vai margeando o Rio Itajaí Açú, da Avenida Joca Brandão até a Rua Heitor Liberato e uma pequena parte da Rua Irineu Bornhausen, e segue até a Rua Brusque e a Univali.

Portanto, faz limite com os bairros Fazenda, São João, São Judas e Dom Bosco.

Quais as comodidades do Centro

Para saber como é morar no Centro de Itajaí, você deve saber que é o lugar mais completo da cidade. Ruas pavimentadas, iluminação, segurança e limpeza costumam estar sempre em dia, para o conforto de toda população.

Possui os mais diversos comércios, como supermercados, lojas de utilidades, móveis e eletrodomésticos, vestuário, farmácias, além de agências bancárias, serviços e muito mais.

Totalmente urbanizado com estrutura de primeira, oferece escolas de qualidade, cursos profissionalizantes, espaços culturais, é onde fica também o Batalhão de Polícia Militar, o Hospital Marieta Konder Bornhausen, e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Entretanto, oferece também muitos atrativos para o lazer e entretenimento. Como bares, restaurantes e lanchonetes, e várias praças. Além dos pontos turísticos e lugares históricos, como as igrejas, que já citamos.

E também o Mercado Público e Mercado do Peixe, ponto tradicional de encontro na cidade, com música ao vivo, comida típica e artesanato local. Além do Museu e da Casa da Cultura Dide Brandão. São infinitas possibilidades de passeio e diversão, para toda a família.

Agora que você já sabe como é morar no Centro de Itajaí, que tal conhecer as oportunidades da Imobille, para escolher o seu lar aqui? Nossos especialistas podem ajudar na sua busca.

Entre em contato e fale com a gente!

Imagens: Prefeitura de Itajaí

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?