Blog

Conheça o Morro da Cruz em Itajaí

3/5 - (2 votes)

O Morro da Cruz em Itajaí fica localizado na região central da cidade,  no estado de Santa Catarina. Ponto mais alto de Itajaí, o Morro da Cruz possui 180 metros de altura, sendo um dos grandes destaques na paisagem da cidade.

O morro ganhou seu nome somente em 1980, quando uma enorme cruz foi colocada no ponto mais alto do morro. Por causa da beleza natural e da linda vista, o Morro da Cruz em Itajaí se tornou um famoso ponto turístico.

Quer conhecer mais sobre o Morro da Cruz e tudo que você pode conferir nos arredores? É só continuar lendo até o final o conteúdo que preparamos para você.

O que fazer no Morro da Cruz em Itajaí

O Morro da Cruz em Itajaí é perfeito para aqueles que gostam de fazer caminhadas em locais tranquilos. Mesmo com seus 180 metros de altura, a subida é bem tranquila e pavimentada, facilitando o percurso.

Para aqueles que querem conferir a vista incrível mas que não querem fazer o percurso a pé, é possível fazer o percurso de carro. Se for de carro, não precisa ficar preocupado, pois você pode estacionar o carro sem problemas no estacionamento disponível no alto do morro.

Para deixar a experiência ainda mais espetacular, foi construído no local um mirante, que proporciona uma vista ainda mais bonita da cidade e do mar.

O mirante é a única infraestrutura disponível no local, portanto leve água ou petiscos se quiser ficar por algum tempo por lá. Mas mesmo sem nenhum tipo de infraestrutura, a vista espetacular é tudo que você precisa para sair de lá com lindas fotos e lembranças incríveis.

Por ser um local público, você pode levar uma cesta e uma toalha e realizar um piquenique no local, vai ser uma experiência incrível. Além disso, isso permite que você visite o local no horário que preferir.

Cada horário do dia tem sua vantagem, mas o pôr do sol lá no alto é realmente de tirar o fôlego. O contraste do céu alaranjado com o verde da Mata Atlântica e o mar ao fundo é realmente algo que merece ser visto e registrado. 

Além da vista do mar e da mata, o visitante pode ter uma vista incrível de toda a cidade de Itajaí e até mesmo da junção do Rio Itajaí-açu com o mar.

Se preferir visitar o local no fim da tarde, a vista noturna com as luzes acesas na cidade também é absurdamente bonita. Então não importa o período do dia, o lugar é perfeito em todos eles.

No ponto mais alto do Morro da Cruz também fica localizada a Estação Record TV e o Castelo Montemar Eventos.

O Castelo Montemar Eventos é exatamente o que o nome diz: um castelo para a realização de eventos. Com arquitetura inspirada nos castelos medievais, é um local muito bonito para tirar fotos quando estiver visitando o Morro da Cruz.

Se você mora na cidade e precisa de um espaço diferenciado para realizar algum evento especial, o Castelo Montemar Eventos pode ser uma boa opção.

A arquitetura diferenciada é perfeita para realizar festas temáticas e o entorno cheio de belezas naturais deixa todo o espaço ainda mais bonito. É como se todo o local parecesse um portal para uma outra época.

Como chegar no Morro da Cruz em Itajaí

Para chegar ao Morro da Cruz em Itajaí você pode fazer o percurso caminhando ou de carro.

Para fazer o percurso caminhando, o trajeto tem em torno de 1 quilômetro e a subida pode ser feita em torno de 20 minutos de caminhada média. Por ser um caminho todo pavimentado, a subida é bem suave e pode ser feita sem problemas, sendo um local perfeito para curtir em família.

Para visitar o Morro da Cruz, você precisa chegar até a esquina da rua Uruguai com a rua Antônio Menezes Vasconcelos Drumond, no bairro Fazenda.

A rua Antônio Menezes Vasconcelos Drumond é a rua que dá acesso ao morro em meio a Mata Atlântica preservada. Por ser uma área de mata fechada, é recomendado seguir pela rua pavimentada e só fazer trilhas pelo meio da mata com ajuda de um profissional.

Se você for de carro, pode estacionar no alto do morro, perto da entrada para o Castelo Montemar Eventos. Só lembre de levar suprimentos caso esteja pensando em ficar um tempo no local, pois lá não há nenhum tipo de infraestrutura.

O que fazer perto do Morro da Cruz em Itajaí

Além da incrível vista no alto do Morro da Cruz, você pode conferir várias outras atrações no entorno. São várias opções de pontos turísticos para conferir com toda a família.

Além dos pontos turísticos, a cidade conta com vários restaurantes e bares para conferir. A região central de Itajaí com toda certeza tem opções que vão agradar a todos os gostos.

Os melhores pontos turísticos perto do Morro da Cruz

A região central da cidade de Itajaí possui uma grande variedade de pontos turísticos para conferir. Por estar localizado nessa região, o Morro da Cruz é um local privilegiado com várias opções para os turistas e moradores:

  • Paróquia do Santíssimo Sacramento;
  • Praça Irineu Bornhausen;
  • Museu Histórico de Itajaí;
  • Casa da Cultura Dide Brandão;
  • Casa Burghardt;
  • Mercado Público de Itajaí;
  • Molhes da Barra;
  • Bico do Papagaio.

Paróquia do Santíssimo Sacramento

A Paróquia do Santíssimo Sacramento é a igreja matriz de Itajaí e fica localizada na Av. Cel. Marcos Konder no centro da cidade. A igreja foi construída no final da década de 1940 e encanta a todos por sua incrível beleza.

Construída em estilo eclético, a igreja é uma obra de arte tanto no exterior como no interior. Obra do arquiteto alemão Simão Gramlich, a igreja matriz de Itajaí é a primeira obra monumental do arquiteto no estado de Santa Catarina.

Praça Irineu Bornhausen

Bem ao lado da Paróquia do Santíssimo Sacramento fica a praça Irineu Bornhausen. Bem movimentada por causa da sua localização no centro de Itajaí, a praça possui toda infraestrutura para poder fazer caminhadas ou levar as crianças.

A praça passou por obras de renovação recentemente, o que tem atraído mais visitantes para o local. O playground instalado lá é sempre um convite ainda maior para os pais levarem as crianças para frequentar o local.

Museu Histórico de Itajaí

O Museu Histórico de Itajaí fica na lateral da Paróquia do Santíssimo Sacramento, na Rua Hercílio Luz, número 681. O horário de funcionamento é de terça à sexta das 13 às 18 horas e de sábados das 10 às 15 horas.

+ Leia Mais

 

De arquitetura eclética, o Museu Histórico de Itajaí fica no prédio que abrigava os três poderes e foi construído em 1925. A inauguração do museu só aconteceu em 1982 e atualmente conta com um acervo em torno de 16 mil peças.

O museu é responsável por retratar a história de Itajaí desde o período colonial que dão destaque para objetos de uso cotidiano, arte sacra, ferramentas e maquetes.

Casa da Cultura Dide Brandão

A Casa da Cultura Dide Brandão fica localizada no centro de Itajaí, na Rua Hercílio Luz 655. O local foi inaugurado em 1982 no prédio da antiga Escola Básica Victor Meirelles e tem como missão levar a cultura e o conhecimento para a população.

Por meio de cursos, oficinas e espetáculos, a Casa da Cultura Dide Brandão prioriza a aprendizagem por meio de vivência cultural. A instituição oferece cursos de música, dança, artes cênicas e plásticas, que podem ser feitos por toda a população.

Além dos cursos, a instituição também permite que os artistas locais possam expor suas obras nas galerias, ganhando o devido reconhecimento.

Casa Burghardt

A Casa Burghardt era a antiga residência e local de trabalho do comerciante alemão Harry Hundt. Construída em 1902, a casa abriga nos dias de hoje uma galeria de arte.

Com a morte de Harry Hundt, sua esposa Mathilde Bauer Hundt se casou novamente. o novo marido se chamava Nicolau Burghardt o que garantiu o nome que a casa mantém até os dias de hoje.

Construída em arquitetura eclética, a Casa Burghardt possui dois pavimentos e um sótão. O pavimento térreo era destinado ao comércio de secos e molhados da família, enquanto o andar superior era destinado a residência.

Mercado Público de Itajaí

Para aqueles que querem conferir a cultura atual da cidade, o Mercado Público de Itajaí é a escolha perfeita. Com lojas de artesanato, exposições de arte, música ao vivo e comida local, o visitante pode curtir muito com tudo que o Mercado Público tem a oferecer.

São várias opções de petiscos e pratos típicos para conferir, além de toda a animação gerada pelas bandas locais que tocam por lá. Durante toda a semana são realizados eventos culturais que deixam o local ainda mais interessante, cada dia o local parece totalmente diferente.

Se quiser curtir com os amigos no fim do dia ou até mesmo nos finais de semana, você pode conferir no local o Projeto Encontro Mercado. O projeto visa divulgar o trabalho dos artistas locais por meio de exposições, shows e apresentações.

Molhes da Barra

O Molhes da Barra é um dos principais pontos turísticos de Itajaí, e fica localizado bem no ponto em que o Rio Itajaí-açu se encontra com o mar. O trajeto não pode ser feito de carro e entra 800 metros dentro do mar, onde se encontra o farol da Barra.

No local, é possível ver toda a movimentação dos barcos indo em direção ao porto, bem como ver as pessoas na praia que fica ao lado. O Molhes da Barra é um local perfeito para fazer uma caminhada de fim de tarde e apreciar os navios de carga que passam por ali.

Bico do Papagaio

O Bico do Papagaio é uma formação rochosa que tem um formato muito parecido com o corpo e o bico de uma ave. A formação rochosa foi criada no período de obras da construção das vias que ligam o centro da cidade ao bairro de Cabeçudas. 

A rocha de mais de 4 metros de altura se tornou um dos cartões postais da cidade e até mesmo recebeu um chapéu do Papai Noel para as comemorações de final de ano.

Os melhores hotéis perto do Morro da Cruz

Se você quer se hospedar perto de todos os pontos turísticos que ficam perto do Morro da Cruz para conferir todos eles, podemos te ajudar. Fizemos uma lista com os melhores hotéis de Itajaí para garantir todo o conforto que você precisa para curtir o melhor da cidade. 

Sandri Palace

Localizado na Av. Sete de Setembro, 1675 no bairro Fazenda, o Sandri Palace é uma boa opção para quem quer conferir todas as atrações perto do Morro da Cruz.

Com uma boa infraestrutura com dois restaurantes, três bares e um café, não vão faltar opções variadas para o jantar. Além das opções de comida, você ainda pode aproveitar a piscina, a sauna e o spa, além de uma academia completa.

Novotel Itajaí

Localizado no centro da cidade, o Novotel Itajaí é uma boa opção para poder estar perto do melhor da cidade. O hotel moderno conta com infraestrutura completa com piscina, sauna e uma banheira de hidromassagem, além de um bar e restaurante.

O Novotel Itajaí ainda conta com um estacionamento particular para garantir o melhor conforto para os seus hóspedes.

Você pode conferir o hotel no endereço  R. Lauro Muller, número 170, no centro da cidade de Itajaí.

Hotel 7 Itajaí

O Hotel 7 Itajaí fica localizado no bairro Fazenda, na Av. Sete de Setembro, número 776. O hotel moderno conta com amplas janelas para garantir uma vista incrível da cidade, com infraestrutura completa para garantir o conforto dos hóspedes.

Com estacionamento e café da manhã inclusos na diária, o Hotel 7 é uma boa opção para aqueles que querem conferir o melhor de Itajaí.

O hotel também possui um restaurante e um centro comercial, tudo pensado para garantir uma experiência completa para os hóspedes.

Agora você já sabe tudo que você pode conferir no Morro da Cruz em Itajaí e também nos arredores. Então é só escolher os locais que você quer conhecer primeiro e se hospedar perto de tudo para poder conferir todas as opções.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?