Blog

A história de Balneário Camboriú

A-historia-da-praia-brava
5/5 - (1 vote)

Saber sobre a história de Balneário Camboriú é também entender sobre sua população e seus costumes. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo para você que quer saber um pouco mais sobre essa cidade incrível no litoral de Santa Catarina.

A história da região se iniciou a muito tempo atrás, quando os povos coletores se estabeleceram por aqui. Por isso, além de ser uma cidade de muita beleza, Balneário Camboriú também é uma cidade com bastante história, o que a deixa ainda mais atrativa.

Atualmente, Balneário Camboriú é conhecida como a Dubai brasileira, mas nem sempre foi assim. 

Quer saber um pouco mais sobre a história de Balneário Camboriú e sobre como ela se tornou o que é hoje? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

A colonização da região

Até o século XVI, o que hoje conhecemos como Camboriú e Balneário Camboriú era apenas uma vila indígena, dominada pelos índios carijós. Com a chegada dos colonos que vieram de São Vicente, esse povo indígena foi escravizado e por muito tempo a região ficou sob o domínio desses povos.

Foi só em 1758 que se iniciou a ocupação definitiva da região, após a chegada de Baltasar Pinto Corrêa no litoral da cidade. O povoamento se deu início então com esses povos europeus e com famílias que moravam no que hoje conhecemos como a cidade de Porto Belo.

Já em 1836 o lugar ficou conhecido como Garcia, pois era onde Thomaz Francisco Garcia morava com sua família. Alguns anos depois, em 1848, o lugar se tornou distrito da cidade de Itajaí e recebeu o nome de Bairro da Barra. 

Foi então que foi dado início à construção da igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que é um dos pontos turísticos mais famosos de Camboriú. Em 1884, o Bairro da Barra se desmembrou de Itajaí, dando origem à cidade de Camboriú.

Mas foi só em 1930 que se deu início à ocupação da área que hoje é conhecida como Balneário Camboriú, por causa da localização privilegiada perto do mar. Nessa época, as praias de Balneário Camboriú eram mais utilizadas por pescadores, o que originou a Colônia de Pescadores Z7.

Em 1932, foi construído o primeiro hotel, o Hotel Miramar, para receber visitantes que queriam conhecer as praias do local. Foi também nessa época que começaram a ser construídas as primeiras casas de veraneios, cujos donos eram principalmente da cidade de Blumenau.

Com isso, surgiram também outros hotéis, para suprir uma demanda crescente de turistas que vinham para conhecer o que hoje é a Praia Central.

Em 1954 o lugar recebeu o nome de Praia de Camboriú, sendo um distrito da cidade de Camboriú e foi só em 1964 que o distrito se tornou a cidade de Balneário Camboriú. Por isso, mesmo que sua história tenha se iniciado a muito tempo, a cidade de Balneário Camboriú é bem nova, com apenas 58 anos.

O desenvolvimento de Balneário Camboriú

O desenvolvimento da cidade se deu principalmente por causa do então presidente João Goulart, que na década de 1960, fez com que a rodovia BR-101 passasse perto da cidade. Dessa forma, o desenvolvimento de Balneário Camboriú foi intensificado, principalmente por causa das pessoas que procuravam o local para construir suas casas de veraneio.

Um dos destaques nessa época foi o Hotel Marambaia, que além de hotel era também um cassino, que atraia pessoas de todo Brasil. Com a elevação de distrito para cidade, foi então que se deu início também na criação da infraestrutura de Balneário Camboriú.

 

+ Leia Mais:

 

Mesmo que na época era uma infraestrutura apenas para os turistas que vinham passar o verão na cidade, aos poucos a cidade foi atraindo também moradores. Por isso, se deu início à criação dos bairros e de uma infraestrutura mais consistente para suprir as necessidades dos moradores.

Por causa de suas raízes, a tradição e cultura atuais de Balneário Camboriú é bastante influenciada pela cultura açoriana e também alemã. Por isso, mesmo que caminhando pelas ruas da cidade grande parte das estruturas sejam bastante contemporâneas, há toda uma cultura única por trás.

Por isso, visitar os restaurantes mais tradicionais é uma boa forma de entender um pouco mais sobre a cultura de Balneário Camboriú e entender mais sobre seu povo. 

A economia

A economia de Balneário Camboriú é relacionada principalmente ao turismo, mas o mercado imobiliário tem ganhado cada vez mais espaço na economia da cidade. É estimado que 4 milhões de turistas visitem a cidade durante a temporada de verão, que vai de dezembro a fevereiro.

Por isso, a infraestrutura para receber esses turistas é bastante consistente, com mais de 18 mil leitos que são divididos entre casas de veraneio, hotéis e pousadas. Além disso, há toda uma infraestrutura de comércios e serviços, com uma infinidade de bares e restaurantes, além de casas noturnas e pontos turísticos.

Na questão do mercado imobiliário, Balneário Camboriú tem se tornado o foco dos investidores de imóveis, bem como de construtoras de luxo. Por isso, é cada vez mais comum o lançamento de empreendimentos de alto padrão, principalmente nas áreas mais próximas às praias da cidade.

Além disso, a cidade de Balneário Camboriú é a cidade com uma das maiores valorizações imobiliárias de todo o país e também com os edifícios mais altos. Por isso, seja para morar, investir ou mesmo apenas para fazer turismo, a cidade de Balneário Camboriú vem se destacando cada vez mais.

Balneário Camboriú está ganhando visibilidade até mesmo no exterior, sendo um importante ponto na rota de cruzeiros. Além disso, a cidade é conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, ganhando mais destaque do que a própria capital do estado, Florianópolis.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a história de Balneário Camboriú e também sobre seu desenvolvimento e economia. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é fazer uma viagem para conhecer essa cidade incrível e quem sabe até se mudar para lá.

Você pode conferir muitas outras coisas interessantes sobre Balneário Camboriú no nosso blog e também no nosso Instagram

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?