Blog

Balneário Camboriú a cidade que inspira arte

Avalie este post

Cores, sombras, traços e formas embelezam paredes, muros, espaços públicos e privados e se transformam em telas que contam histórias. A arte urbana toma as ruas de Balneário Camboriú revitalizando e embelezando áreas. O movimento cultural fortemente difundido em grandes centros urbanos é representado por diferentes técnicas artísticas, entre os mais conhecidos está o grafite, porém a arte ainda é confundida por muitos como atos de vandalismo.

Open Street Galery expande locais de arte e cultura em Balneário Camboriú

Desmistificar essa preconcepção enraizada e valorizar os produtos artísticos colorindo a cidade é a proposta do artista local Luis Felipe Berejuk (Bere).

Reconhecido pelos belos murais urbanos que emolduram a cidade, além das obras solo, o artista está desenvolvendo um novo projeto em conjunto com outros profissionais e em breve, um dos bairros mais tradicionais da cidade receberá a Open Street Gallery – uma galeria de arte urbana a céu aberto – no total serão 60 pontos ao longo do bairro da Barra, serão estilizados e se transformarão em gifts, que o público poderá adquirir como recordação.

O projeto também terá oficinas orientadas por artistas da região interagindo com muita diversidade cultural. “Um novo ponto turístico transbordando arte está para acontecer na cidade”.

+Leia Mais

“A nova era da arte já acontece nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. Nós queremos demonstrar que a arte é muito importante tanto para a comunidade, para o comércio e também para o turismo. É uma forma de contato entre as pessoas e a produção artística/cultural de modo acessível em locais de grande visibilidade.

E uma curiosidade é que a maioria dos grafites da cidade não estão em espaços públicos, são espaços privados com autorização concedida pelos proprietários,” destaca Berejuk.

Estrada da Rainha e a beleza das coisas simples

O calor do sol expressados em técnicas de cores e girassóis, a arte a favor da vida. A paisagem já fala por si só e encanta à primeira vista. Assim deixá-la mais acolhedora transformando-a em cenário mais que perfeito de grandes idealizações exigiu estudo, atenção aos detalhes e ajuda extra.

A Estrada da Rainha ganhou um mural para chamar de seu, inspirado em um dos quadros mais famosos do pintor Van Gogh (Os Girassóis). Berejuk, o responsável pela obra de arte, com idealização da Open Street Galery fez uma releitura do trabalho do pintor holandês, com o intuito de sensibilizar a população quanto aos problemas relacionados aos transtornos psíquicos como depressão, ansiedade, esquizofrenia e o suicídio.

Após muito planejar a inspiração surgiu: “vários dias pensando e veio a ideia a partir do setembro amarelo, então porque não usar Van Gogh, que sofreu de diversos transtornos psicológicos. A arte ainda é um trabalho longo, mas o bom é que hoje ela vem cumprindo o papel de não apenas embelezar, mas também conscientizar e engajar a comunidade”, pontua Berejuk.    

Para confeccionar o painel o artista e os produtores da ação contaram com apoio de incentivadores que realizaram doações de diversos materiais, contribuições financeiras, rifas e campanhas.

A Imobille é entusiasta de projetos de incentivo à cultura e desde o primeiro contato com os idealizadores vem buscando alternativas de apoiar e disseminar o projeto “Apoiar um projeto tão bem estruturado como o Open Street Galery é um combo de oportunidades, pois ele dissemina a cultura na região, revitaliza ambientes e conecta as pessoas.

Balneário Camboriú tem vocação para ser uma cidade modelo, tanto de qualidade de vida quanto de educação e cultura.

Conheça um pouco mais sobre a Open Street Galery

A proposta de unir arte, experiências e pessoas. Acesse: https://www.openstreet.gallery/

Segue lá! Artista: @berejuk

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?