Blog

Conheça a história de Itajaí

A-historia-de-Itajai
5/5 - (1 vote)

Se você quer saber um pouco mais sobre a história de Itajaí, você está no lugar certo. Itajaí é uma cidade no litoral norte de Santa Catarina, perto de cidades muito conhecidas como Balneário Camboriú e Itapema.

A cidade é bastante conhecida pelo turismo, mas na cidade de Itajaí fica o segundo maior porto do país, que movimenta a economia do estado e também do Brasil. Além disso, a cidade possui a maior renda per capita e o segundo maior PIB em todo o estado de Santa Catarina.

Itajaí é também a sexta cidade mais populosa do estado, com uma população estimada em 220 mil habitantes. 

Quer saber um pouco mais sobre a história de Itajaí e como a cidade se tornou destaque no cenário nacional? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

A colonização

Pode se dizer que a história de Itajaí se iniciou com a colonização da mesma em 1750, com o Tratado de Tordesilhas.

A principal atividade econômica durante o século XVIII era a extração de madeira, que era então enviada para Santos e para o Rio de Janeiro.

Segundo o tratado, a região de Itajaí pertencia a Portugal, e os primeiros moradores da cidade vieram do arquipélago dos Açores e também da Ilha da Madeira. Em 1824, o português Agostinho Alves Ramos chegou em Itajaí e ordenou que uma capela fosse construída, e foi ao redor dessa capela que se iniciou a cidade.

Foi apenas em 1833 que a Freguesia de Itajaí foi criada e posteriormente, em 1860, Itajaí finalmente se tornou uma cidade. Foi também durante o século XIX que Itajaí recebeu um grande número de imigrantes alemães e italianos.

O desenvolvimento

O grande desenvolvimento da cidade de Itajaí se deve muito ao seu porto, que existe na cidade desde o século XIX. O porto foi essencial, não só para realizar o transporte dos colonizadores, mas também de movimentar a economia já durante aquele tempo. 

Durante a época onde a principal atividade econômica era a extração de madeira, o porto já era utilizado para fazer o transporte de mercadorias. Mas foi só durante em 1938 que se iniciou a construção do porto que conhecemos atualmente, com a ampliação do cais e a criação do primeiro armazém. 

Com uma segunda ampliação feita em 1950, foi construído também um armazém frigorífico no porto, onde se deu início ao transporte de produtos congelados. A partir desse momento, a extração da madeira começou a ser uma atividade secundária e a pesca começou a ser uma das principais atividades na região.

A economia

Atualmente, a economia de Itajaí é grandemente influenciada pelo porto, além de abrigar grandes empresas nacionais e internacionais, como:

  • Petrobras 
  • Brasil Foods
  • Pepsico
  • Brasfrigo
  • Seara
  • Polymport
  • Arfrio
  • Azimut
  • Detroit 
  • Votorantim
  • Gomes da Costa
  • Multilog
  • Poly Terminais
  • Weg
  • Klabin

Além disso, a atividade pesqueira é destaque em Itajaí, bem como a indústria e o setor de serviços. Outra atividade que impulsiona a economia de Itajaí é o turismo, com boas opções de pontos turísticos, além de belas praias e uma natureza exuberante.

Com o turismo sendo uma das principais atividades econômicas, o mercado imobiliário também vem ganhando destaque no cenário econômico de Itajaí. Por isso, cada vez mais empreendimentos estão sendo criados na cidade, para suprir uma demanda cada vez maior.

 

+ Leia Mais:

 

Essa demanda por imóveis é tanto de turistas que vêm para a cidade por causa de suas belezas naturais como também de pessoas buscando uma maior qualidade de vida. Dessa forma, a cidade caiu também no gosto dos investidores de imóveis, já que a valorização imobiliária da cidade tem sido maior a cada ano.

A cultura

Por causa de sua colonização por portugueses e açorianos, a cultura de Itajaí é bastante influenciada por esses povos e essa cultura permanece forte até os dias de hoje. Um dos grandes exemplos dessa herança é a Marejada, que ocorre todos os anos na cidade e é a maior festa do pescado do Brasil.

O Boi de Mamão é outra herança dos colonizadores, que faz parte do folclore da região catarinense. Além disso, há vários edifícios preservados na cidade, principalmente no Centro, e alguns dos destaques que podem ser visitados são:

  • Casa da Cultura Dide Brandão de 1913;
  • Herbário Barbosa Rodrigues de 1954;
  • Casa Malburg de 1915;
  • o prédio da Biblioteca Municipal, que antigamente era a fábrica tecidos Renaux.

A natureza

A cidade de Itajaí possui uma natureza espetacular, que pode ser vista tanto nas suas reservas naturais como nas suas praias que são de tirar o fôlego. As principais praias da cidade são:

  • Praia Brava, a praia mais badalada da cidade;
  • Praia do Atalaia, a preferida das famílias;
  • Praia de Cabeçudas, ótima opção para famílias e também para quem quer apenas relaxar na areia.

Agora, se você gosta de curtir o dia em meio a natureza, o Parque Natural Municipal do Atalaia é com toda certeza uma ótima opção de passeio para a família.

A qualidade de vida

A cidade de Itajaí conta com uma ótima qualidade de vida, o que tem sido o principal fator da cidade estar se tornando o foco de pessoas procurando por uma vida melhor. Essa qualidade de vida não depende só das belezas naturais que a cidade possui, com suas belas praias e natureza preservada.

A qualidade de vida é também devida à ampla infraestrutura que a cidade possui, de forma a garantir muito mais conforto e comodidade para os moradores da cidade. Outro fator importante para garantir a qualidade de vida vista em Itajaí é a grande quantidade de empresas que atuam na cidade, sendo um grande polo econômico.

Além disso, a cidade de Itajaí possui um campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que está entre uma das maiores universidades do país. Por isso, se você está procurando um bom lugar para criar a sua família ou mesmo para investir em imóveis, a cidade de Itajaí é perfeita por ter tudo em um lugar só.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a história de Itajaí e como ela se tornou o que é hoje. Por isso, você só precisa agendar sua próxima viagem para essa cidade incrível ou até mesmo se mudar de vez para esse verdadeiro paraíso.

Você pode conferir mais informações sobre Itajaí e região no nosso blog ou também no nosso Instagram.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?