Blog

Por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional

5/5 - (1 vote)

Hoje vamos abordar o motivo por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional. 

Com economia acima da média brasileira, o estado se sobressai cada vez mais, além de estar próximo de países desenvolvidos.

O estado apresentou, durante a pandemia, crescimento de 2,9% do PIB entre abril de 2020 e março de 2021. Esses são os dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE)

Neste artigo listaremos alguns itens que favoreceram esse crescimento e fazem do estado de Santa Catarina o melhor estado para se viver do país.

Por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional

1. Setor da Indústria

O setor da indústria é um dos que mais se destacam. O seu crescimento e expansão até abril de 2021 foi de 24,4% se comparado ao ano anterior.

Há indícios de um ciclo de resistência pela frente, mas nada que seja grave.

O valor de seu crescimento industrial é mais do que o dobro da média da indústria nacional, que foi de 10,5%. 

Dessa maneira, Santa Catarina fica em evidência diante dos outros estados brasileiros.

Comparando o seu avanço atual com o mesmo período de 2020, há uma diferença entre Santa Catarina e o cenário nacional de 50,5% e 34,7%.

2. Setor de Madeira e Móveis 

Com o impulsionamento do dólar, o setor gerou em torno de 7 mil vagas de trabalho. Além disso, cresceram também as exportações para os Estados Unidos, sem contar o consumo do mercado interno, que também aumentou.

Houve uma ascensão de 2,4% em 2020. Comparando com o nível total moveleiro do país, a alta é mais do que positiva, uma vez que o setor no Brasil sofreu queda de 3,8%, fechando 2020 com um saldo negativo.

É preciso levar em consideração a mudança de comportamento dos brasileiros com o isolamento provocado pela pandemia, que acabou elevando a venda de móveis, pois trabalhando home office houve tempo de as pessoas darem uma boa repaginada na decoração da casa.

As vendas em Santa Catarina alcançaram uma alta de 11,9% em 2020, segundo o IBGE, um saldo muito maior do que em 2019. 

Esse aumento de vendas foi fortemente constatado entre os meses de junho e dezembro. 

Isso também mostra que o poder de compra dos catarinenses se manteve firme, muito diferente do restante do Brasil, onde o que muito se viu foram chefes de família ficando desempregados, perdendo suas fontes de renda, e, concomitantemente, passou-se a adquirir para dentro de casa apenas o necessário.

3. Agronegócio

Se você ainda tem dúvidas sobre a razão por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional, basta notar o agronegócio, lembrando-se de que o estado é o maior exportador de carne suína do país. 

Para quem não sabe, o agronegócio compõe 31% do PIB do estado, sem contar a geração de empregos, que fica na casa dos 700 mil, tanto diretos quanto indiretos.

As culturas desenvolvidas no estado são diversas, o que atrai ainda mais lucro e empregabilidade.

As exportações no agronegócio foram responsáveis pela geração de 70% dos embarques internacionais de 2020 em Santa Catarina

Com isso, houve uma receita superior a 5,7 bilhões de dólares. A fonte dos dados vem do Ministério da Economia e foram pesquisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

4. Crescimento do PIB

O PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina teve um crescimento de 2,9% até o mês de março, muito maior do que o percentual nacional de -0,1% registrado no segundo trimestre no Brasil.

Esse crescimento se deve às vendas no comércio, que apresentaram um aumento de 4,6%, às altas no setor industrial com 4,6% e ascensão no âmbito da construção civil de 14,8%.

Já no setor de serviços, o progresso obteve um aumento de 2,5%. É importante ressaltar que esse é o setor que gera 68% do PIB do estado. 

Enquanto isso, em uma média nacional, o PIB nacional caiu 3,8%.

Está entendendo a causa por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional? 

Para entender melhor o que é PIB, trata-se da soma total da receita gerada tanto de bens quanto de serviços finais de uma região específica. 

É o PIB que mostra o andamento da economia de uma região, se o saldo é positivo, negativo, e quanto de lucro se têm obtido por um determinado período de tempo.

Quando o PIB de uma região é bom, significa que a economia está em um caminho positivo e próspero.   

5. Setor da Construção Civil

Esse é um ramo que não para de crescer em Santa Catarina, movimentando mais outros 70 setores da economia no estado e representando 6,2% do PIB brasileiro. 

O seu faturamento anual passa da casa de 1 trilhão de reais. 

É importante ressaltar que houve grandes fatores de favorecimento, que foram as reduções das taxas de juros na aquisição de imóveis na planta e facilitação de financiamentos. 

E você quer saber mais por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional?

Para investimentos imobiliários não há melhor região, dado que 8 das 50 melhores cidades para se viver são catarinenses. 

As cidades são cercadas pelo verde, e tanto no interior quanto no litoral há lugares turísticos incríveis para fazer passeios pertinho de sua casa. 

Você pode optar tanto pela região serrana, caso você goste de frio, ou aproveitar o mar, com praias belíssimas, do litoral Norte ao Sul. 

É por isso que o estado tem atraído muitos aposentados e pensionistas, em busca de uma melhor qualidade de vida.

E não é só isso!

Estrangeiros também têm vindo compor o número de habitantes catarinenses, pois em visitas ficam admirados com a alta infraestrutura das cidades e o contato com a natureza. 

Não é à toa que o setor da construção civil tem crescido cada vez mais, destacando-se em Balneário Camboriú, com edificações luxuosas e arranha-céus que embelezam a cidade e lhe conferem o apelido de Dubai brasileira. 

Arquitetos e designers têm encontrado nessa região um polo de investimento e empreendedorismo de sucesso, pois são muitas as contratações tanto feitas por construtoras como por proprietários de residências particulares a fim de dar um aspecto mais elegante, ou mais praiano às suas casas.

+ Leia Mais

6. Área da Educação

Santa Catarina busca ativa para que alunos que abandonaram as escolas voltem aos estudos. Esse é um meio que o Governo de Santa Catarina, preocupado com a evasão escolar, contribua com adolescentes e jovens que deixaram os estudos por motivos diversos voltem à escola.

A iniciativa prevê o auxílio de uma Bolsa Estudante, a fim de estimular a volta à rotina escolar e a retomada dos estudos. 

Isso mostra que Santa Catarina é um estado preocupado com os seus adolescentes e jovens, posto que uma população com sua devida educação básica recebida conforme os parâmetros estabelecidos pelo MEC (Ministério da Educação) será, futuramente, uma população que gerará maior renda per capita e contribuirá para um melhor PIB na região. 

Investir na educação é uma forma inteligente de governar, pois desperta, ainda na educação básica, saberes vocacionais, que levarão o indivíduo, quando adulto, a se tornar um grande profissional, desde que receba o incentivo didático adequado. 

Com a pandemia, houve um aumento na evasão escolar na rede pública e, na rede particular, gerou desinteresse em muitos estudantes.

É preciso, neste momento, que os profissionais da área da educação se esforcem ao máximo para resgatar esses adolescentes e jovens, não somente para dentro da sala de aula, mas para o interesse vocacional em sua área de diversos saberes.

Jogos em diversos aplicativos têm distraído e desviado a atenção desses adolescentes e jovens com o isolamento da pandemia, entretanto também há aplicativos educacionais. 

Basta que os pais também façam parte desse processo educacional e não deixem tudo nas mãos do governo e profissionais da área da educação.

7. Mercado Imobiliário Ascendente

Assim como o setor da construção civil, a área do mercado imobiliário em Santa Catarina não para de crescer. 

Com a pandemia, o comportamento dos brasileiros mudou não só na aquisição de móveis, mas muitos aproveitaram para fazer as famosas visitas virtuais a imóveis, ou pelo computador pessoal, ou mesmo do celular. 

Assim conheceram e compraram casas e apartamentos em suas próprias cidades, ou mudaram totalmente de vida, indo embora de grandes centros urbanos, como São Paulo, rumo ao aconchego do interior ou para a natureza junto à praia. 

Em Balneário Camboriú e em Itapema, por exemplo, a procura por apartamentos luxuosos e casas em condomínios fechados cresce a cada dia que passa. 

Muitas pessoas, com o isolamento provocado pela pandemia, de seus apartamentos nas grandes cidades, passaram a ter tempo para repensar o seu dia a dia, e foram buscar por qualidade de vida para substituir uma rotina que já estava ultrapassada de tão cansativa.

Quem optou por se mudar em suas próprias cidades, decidiu sair dos apartamentos para passar a morar em casas, com quintais, varandas, enfim, com espaço para criar animais, ter mais plantas e até mesmo a sua própria piscina.

Com toda essa mudança de comportamento, em especial no estado de Santa Catarina, o mercado imobiliário disparou, as vendas de imóveis foram muitas, e é claro que não podemos nos esquecer das taxas de juros menores e financiamentos facilitados.

Além disso, motivo por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional não falta para se mudar para cá agora mesmo. 

8. Setor da Tecnologia

Mais um setor que vem crescendo em Santa Catarina é o de Tecnologia. Em estudos realizados pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) assinalaram um crescimento de 11,8% em empresas que atuam nessa área. 

Dessa maneira, o estado de Santa Catarina atrai tanto startups quanto multinacionais do espaço tecnológico. 

São inúmeras as sedes do setor em Santa Catarina, em cidades como Florianópolis, deixando para trás estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

É comum que eventos sejam feitos na capital catarinense pelo fato de o estado ser a sede ou da startup ou da multinacional da empresa de tecnologia.

Florianópolis tem, hoje, um número de empresas de tecnologia por habitante considerado o maior do Brasil.

Conforme o “Índice de Cidades Empreendedoras 2020” feito pelo Endeavor e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), São Paulo ocupa a liderança, logo em seguida aparece a cidade de Florianópolis e depois Joinville e Blumenau. 

Isso significa que o empreendedorismo em tecnologia, tanto no litoral quanto no interior catarinense tem se desenvolvido de forma arrebatadora, contribuindo para o PIB do estado, gerando empregos e acelerando cada vez mais processos de automação de indústrias de pequeno, médio e grande porte. 

Novas aplicações em startups já foram divulgadas, gerando movimentações de milhões no mercado catarinense, procurando trazer ainda mais genialidade, empresas e investimentos. 

9. Natureza em Toda Parte

O meio ambiente catarinense não deixa a desejar a nenhum estado brasileiro. Santa Catarina conta com diversas reservas naturais, o que quer dizer cuidado com a natureza. 

  • a Reserva Medanos do Siriu, em Garopaba, tem incríveis dunas para você brincar de skibunda;
  • em Quedas de Abelardo Luz, se você tiver coragem, pode tomar um bom banho de cachoeira;
  • na Reserva Ambiental Parque das Capivaras, em Itapema, você pode ver os moradores da região: as capivaras; 
  • no Centro Nacional da Baleia Franca, em Laguna, você pode observá-las nadando; 
  • no Cânion do Espraiado você consegue fazer trilhas fantásticas; 
  • e ainda tem o Mini Pantanal, ideal para uma boa pescaria. 

Há muito mais reservas, parques e áreas de preservação ambiental. Aqui falamos só de algumas para dar aquele gostinho bom de água na boca de vir embora para Santa Catarina, estado que une riquezas em seu faturamento, gestão e belezas naturais.   

10. Praias Fantásticas

Não podemos nos esquecer do incrível litoral catarinense

Do litoral Norte ao Sul as belezas são indescritíveis, e ainda por cima, é possível contar com piscinas naturais as quais são raras na costa brasileira. 

Vamos começar pelo litoral Sul, falando de Laguna, onde é possível almoçar vendo golfinhos saltando no mar. 

Se você for à região no inverno, é capaz de se deparar com pinguins passeando por lá. 

Subindo mais um pouco, a capital Florianópolis nos oferece praias belíssimas, tanto agitadas, como a praia dos Ingleses, como as mais desertas, onde além de mergulhar gostoso no mar, é possível brincar nas dunas de areia. 

Já no litoral Norte, você tem a fenomenal praia de Balneário Camboriú, que reúne a beleza urbana com seus arranha-céus mais a natureza da mata atlântica e da praia.

Se você perguntar por que Santa Catarina se destaca no cenário nacional, nós lhe damos 10 motivos mais do que interessantes para empreender e investir neste estado formidável.

Quer conhecer mais sobre Santa Catarina?

Acesse outros posts de nosso blog. Preparamos tudo com muito cuidado e atenção para você ficar bem-informado e se apaixonar cada vez mais por Santa Catarina.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?