Blog

5 Praias do sul de Santa Catarina

Praias-do-sul-de-santa-catarina
5/5 - (1 vote)

Saber mais sobre as praias do sul de Santa Catarina é a melhor forma de montar um roteiro de viagem perfeito para o próximo verão. Com lindas praias, o litoral sul do estado é muito procurado por turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

Por isso, preparamos uma lista com praias do sul de Santa Catarina que você com certeza precisa conhecer. Considerando todo o litoral catarinense, são mais de 500 praias para você conhecer e no sul do estado você encontra ótimas opções para conferir.

Com a nossa lista, você com certeza vai querer visitar alguma delas, ou até mesmo todas elas.

Quer saber um pouco mais sobre as lindas praias do sul de Santa Catarina? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

praias-sul-brasil

Praia do Rosa

Localizada na cidade de Imbituba, a praia do Rosa é uma das praias mais charmosas e encantadoras do litoral catarinense. A praia foi descoberta por surfistas ainda na década de 1970 e até hoje é um ponto muito procurado por surfistas do Brasil inteiro.

A Praia do Rosa é geralmente dividida em três partes, a Rosa Norte, Rosa Sul e Centrinho, que é a região central da praia. Na Rosa Norte você encontra um local mais tranquilo, sem muita gente, criando um ambiente perfeito para quem quer relaxar na areia e apreciar a vista.

Porém, na Rosa Norte as opções de alimentação são bem caras, por isso, se você quer ficar por ali, pode ser uma boa ideia levar uma cesta de piquenique. Por ali, há várias piscinas naturais, desde algumas super rasas até outras onde é possível mergulhar.

Além disso, outras opções para você conferir na Rosa Norte são as trilhas, surfar ou mesmo tomar um banho de mar. As trilhas levam para a Praia Vermelha e para a praia do Ouvidor, que também estão na nossa lista de praias do sul de Santa Catarina para você conhecer.

Na trilha, você passa pelas piscinas naturais e a vista é espetacular, é um passeio que vale muito a pena. Diferente da Rosa Norte, a Rosa Sul é bem estruturada, com quiosques, restaurantes, cadeiras e etc. 

Porém, diferente de outras orlas em Santa Catarina, o acesso para a praia só é possível a pé, sem avenida cheia de edifícios, o que deixa a praia com uma atmosfera única. Além disso, a parte sul da praia possui o mar um pouco menos agitado, sendo mais recomendado para famílias, principalmente por ter mais infraestrutura.

Já o Centrinho é onde fica a maior parte da infraestrutura da Praia do Rosa: lojinhas, bares, restaurantes, mercadinhos e outros. É também a parte mais movimentada da praia, onde você encontra até mesmo quadras na areia para praticar esportes.

Guarda do Embaú

A Praia Guarda do Embaú fica localizada na cidade de Palhoça e assim como a Praia do Rosa, foi descoberta por surfistas explorando o litoral do estado. A praia só é acessível por meio de barco e a travessia custa em torno de R$5 reais.

Para isso, é só ir até a beira do Rio da Madre e escolher algum dos barcos que fazem a travessia para a praia. A praia é bastante badalada, com turistas do Brasil todo e muitos argentinos também.

Há muitas opções de quiosques com comidas e bebidas, bem como postos salva-vidas e marcações de correntezas. O mar ali é bastante agitado, mas isso não impede que você tome um delicioso banho de mar, é só tomar cuidado.

Por ali, você também pode fazer trilhas, como a Trilha da Pedra do Urubu, que te permite ter uma vista espetacular da praia. A Trilha da Prainha é outra opção, que dá em uma trilha deserta de beleza espetacular.

Praia Vermelha

A Praia Vermelha fica localizada na cidade de Ibiraquera, no litoral sul de Santa Catarina. A praia fica entre a praia do Rosa e a praia do Ouvidor, na cidade vizinha de Garopaba.

A praia só é acessível por meio de trilhas, que possuem aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão que podem ser feitas até mesmo por amadores. É uma praia mais indicada para amantes da natureza, pois a praia não possui nenhuma infraestrutura e tem um mar bastante agitado.

+ Leia Mais:

Por isso, é um passeio mais para estar em contato com a natureza do que para passar o dia na praia. Com beleza espetacular, a Praia Vermelha é com certeza uma das praias do sul de Santa Catarina que você precisa conhecer na sua viagem de férias.

Praia do Ouvidor

A Praia do Ouvidor fica localizada na cidade de Garopaba, e o acesso é feito pela mesma estrada para a Praia do Rosa. Além disso, outra opção de acesso é pela trilha da Barrinha, que passa por lindas dunas e por sítios arqueológicos.

É uma ótima opção de praia para quem quer curtir com a família em um local mais tranquilo, já que vários pontos da praia possuem mar bem calmo. Porém, a praia não conta com nenhum tipo de infraestrutura, por isso é preciso levar tudo que for consumir.

Praia do Siriú

A Praia do Siriú fica na cidade de Garopaba, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Mesmo sendo mais isolada, a praia conta com boa infraestrutura, com restaurantes, quiosques e vendedores ambulantes.

Mesmo com mar agitado, é uma praia muito frequentada por famílias, pois da praia é possível ter acesso à Lagoa do Siriú, um local perfeito para as crianças. É o local perfeito para praticar stand up paddle, caiaque ou até mesmo só brincar na água com os pequenos.

Outras atividades na Praia do Siriú é fazer sandboard nas dunas ou até mesmo fazer a trilha para a Cachoeira do Siriú. Por isso, é uma praia que com toda certeza vai agradar a todos e que você precisa colocar no seu roteiro de férias.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as praias do sul de Santa Catarina, então só precisa escolher qual delas você vai visitar primeiro. Você pode conferir mais sobre as praias de Santa Catarina no nosso blog e também no nosso Instagram.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?