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Balneário Camboriú lança Código de Turismo e Selo de Qualidade em busca do “estilo Disney de atendimento

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Balneário Camboriú ostenta o título de ser a capital do turismo catarinense, está entre as cidades com a melhor qualidade de vida e possui um dos metros quadrados mais valorizados do país, conquistas que são para poucos.

Os investimentos seguem em todos os setores, e o foco agora é atingir o nível máximo de qualidade do atendimento ao turista e investidor, para isso, o balneário acaba de lançar o Código e o Selo de Turismo.

Código de Turismo

Trabalhadores da área do turismo, como lojistas, ambulantes, camareiras, recepcionistas e garçons serão os protagonistas do evento Código de Turismo, que acontece no dia 27/09 (Dia Internacional do Turismo), no Centro de Eventos Júlio Tedesco.

Segundo o secretário de Turismo da cidade, Thiago Velasques, trata-se de uma capacitação com palestras relacionadas ao atendimento ao turista e ao turismo da cidade.

“O turismo não é só promoção do destino, mas também capacitar quem recebe o turista aqui. É um diferencial quando você é bem atendido em um restaurante, no hotel… se você é bem recebido, você quer voltar para aquele local. O foco é oferecer uma experiência de conexão, mostrar como é bom ser acolhido”, diz.

O secretário cita o ‘estilo Disney de atendimento’, que é reconhecido no mundo. “A ideia é chegar nesse patamar, lembrar que Balneário tem esse diferencial também. São os pequenos atos que passam despercebidos, mas quando somados todos eles, formam um diferencial frente aos outros destinos”, pontua.

A ideia é fazer o evento anualmente e levá-lo também para as escolas, para debater com as futuras gerações a importância do turismo em Balneário Camboriú.

Selo do Turismo

Outro passo importante que Balneário Camboriú está dando é a criação do Selo do Turismo, que terá novidades a cada seis meses. O lançamento oficial será um dia depois do evento do Código, 28/09, às 19h, no PZ Ecomall, que fica na Avenida Brasil. 

O Selo é voltado para meios de hospedagem, atrativos turísticos, bares e restaurantes, agências e receptivos turísticos, centros de eventos, convenções e feiras, locadoras de veículos, estabelecimentos com espaços para lojistas de diversas atividades e guias de turismo.

O objetivo do Selo do Turismo é reconhecer boas práticas adotadas pela cadeia do turismo de Balneário, segundo o secretário de Turismo, Thiago Velasques. Ele explica que o primeiro selo (serão cinco ao total) é o da Sustentabilidade. Para obtê-lo, será preciso cumprir critérios ambientais, que serão fiscalizados pela Secretaria do Meio Ambiente.

Os outros selos serão: Atendimento ao Turista, Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias, que serão lançados a cada seis meses.

“Queremos que o primeiro selo ganhe engajamento, a Secretaria do Meio Ambiente está junto com a gente, porque quem se cadastrar vai ser fiscalizado, para que o selo realmente seja um símbolo que indique que o local é diferenciado”, comenta.

Thiago pontua que não adianta a cidade promover o destino fora e não desenvolver dentro, treinando as ‘vozes’ da cidade, quem tem contato com o turista. “É uma questão de construção, para que o nosso empresariado tenha evolução, para conseguirmos futuramente ‘nichar’ o nosso público, trazendo um turista diferenciado.

A cada seis meses vamos lançar cada selo, para que os empresários possam preparar seus estabelecimentos e conseguir o selo, já que é preciso ter algumas atitudes como captação da água da chuva, sem uso de descartáveis, no caso do selo de Sustentabilidade, por exemplo. Não queremos fiscalizar ou multar estabelecimentos e sim incentivá-los”, comenta.

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