Blog

Melhores bairros de Itapema para morar

5/5 - (2 votes)

Se você está pensando em morar em Itapema é preciso começar a procurar os melhores bairros. Itapema é uma linda cidade no litoral de Santa Catarina que fica bem próxima a outras cidades de destaque nacional como Balneário Camboriú e Itajaí.

Além das belezas naturais, com praias de águas cristalinas e reservas de Mata Atlântica de tirar o fôlego, Itapema também atrai visitantes e moradores pela sua cultura. Com forte influência na cultura açoriana, a cidade preserva até os dias de hoje os costumes e tradições. Isso faz com que a cidade seja ainda mais agradável, tanto para turistas como para moradores.

Quer conhecer um pouco mais sobre a cidade e quais os melhores lugares para morar em Itapema? Leia até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Lista dos melhores bairros de Itapema

Para escolher o novo lar para você e para a sua família, é preciso conhecer primeiro as melhores opções em bairros de Itapema. Para te ajudar nessa parte, fizemos uma lista com as melhores opções desta cidade encantadora:

Mesmo sendo uma cidade pequena, com aproximadamente 76 mil habitantes, é preciso escolher uma boa localidade para viver. Estar em um bairro próximo do centro é garantir que você e sua família estejam sempre perto das melhores opções em serviços, por exemplo.

Viver perto da praia pode garantir tranquilidade de muito lazer e Itapema tem essas características. Conheça essas três sugestões de ótimos bairros para viver em Itapema, e escolha o lugar para o seu novo lar:

Meia Praia

O bairro Meia Praia é o mais conhecido, e com toda certeza um dos melhores bairros para morar:

  • Localização privilegiada perto da orla mais badalada da cidade;
  • Ótima infraestrutura pública;
  • Várias opções em serviços e comércios;
  • Várias escolas;
  • Área de grande valorização imobiliária;
  • Localização privilegiada com acesso a BR-101.

Localizado perto do Centro, é o bairro que possui a praia mais badalada da cidade. Além da localização privilegiada tem acesso facilitado a BR-101, rodovia que dá acesso a cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.

Conhecido como o bairro mais populoso de Itapema, o Meia Praia tem a maior infraestrutura em serviços. Você e sua família podem ter acesso a várias opções em comércios e lazer.

Saiba como é viver em Itapema:

Um dos pontos mais famosos é o Calçadão Praia Shopping, que fica localizado bem em frente ao mar. São várias opções para fazer compras ou até mesmo reunir os amigos para curtir o happy hour em algum dos bares e restaurantes.

Na Meia Praia você ainda encontra o Shopping Russi & Russi, uma opção tradicional de verão para o lazer e para as compras tanto para moradores quanto para turistas. A localização privilegiada de ambos na avenida Nereu Ramos, bem em frente ao mar, torna o local ainda mais gostoso de visitar.

Para aqueles que querem ainda contribuir com os produtores da região, a Feira Livre é a melhor opção. Fica localizada entre a Rua 230 e 232, com várias opções de produtos naturais. A feira funciona toda quarta e sábado, das 6 às 12 horas. 

Com vários empreendimentos na área da construção civil, é um dos bairros com maior valorização imobiliária na cidade. Isso garante que você possa escolher entre uma variedade de opções para garantir o melhor conforto para a sua família.

A segurança também é um destaque no bairro. Para garantir sempre o melhor para os moradores, a polícia militar faz rondas constantes na área. As rondas são feitas durante todo o ano, mas principalmente durante o verão, quando a concentração de visitantes é maior.

Centro

O Centro de Itapema com toda certeza merece um lugar na nossa lista de melhores bairros. Entre as vantagens de se morar no centro de Itapema, podemos citar:

  • Ampla infraestrutura pública
  • As melhores opções em serviços e comércios
  • Fácil acesso a Praia Central

O centro de Itapema é um dos locais com a maior infraestrutura em toda a cidade. Com a grande quantidade de serviços essenciais, você pode ter sempre as melhores opções bem perto de você.

Além das opções em serviços, a mobilidade urbana é realmente muito importante, principalmente para facilitar as tarefas do dia a dia. O local é ideal para quem gosta da agitação dos centros urbanos.

+Leia Mais

Com tantas opções, você garante um maior conforto e um deslocamento menor e praticidade no dia a dia. 

Além de todas essas vantagens, o Centro ainda possui uma praia com grande infraestrutura para que você possa aproveitar bem os finais de semana. 

A Praia Central, mesmo não sendo tão badalada quanto a orla na Meia Praia, atrai uma quantidade considerável de visitantes na alta temporada. Entretanto, durante o restante do ano, é um local calmo e de beleza inacreditável. Perfeito para os moradores fazerem uma caminhada no fim do dia, ou passear de bike pelo calçadão que segue a orla.

O Centro também pode proporcionar um estilo de vida saudável. Os produtores da cidade se reúnem também na Casa do Produtor, com vários tipos de produtos feitos diariamente para garantir sempre o melhor para sua família.

Em funcionamento de segunda à sexta no Mercado Público Municipal Nelson Santos, na Rua 112, além de comer bem, você ainda incentiva os produtores rurais da região. O Mercado Público é uma ótima ideia também para conferir o artesanato da região e curtir um happy hour com os amigos. Para completar, o local também conta com vários cursos que são abertos para a população, como dança, pintura e desenho. 

Morretes

Se você prefere estar longe da agitação, o bairro Morretes é a opção mais indicada. O bairro fica localizado entre o Centro e a Meia Praia e é uma ótima opção para aqueles que querem viver em um ambiente mais tranquilo.

Por ser um bairro mais antigo, é no bairro Morretes onde fica concentrada a maior parte da população Itapemense. Por ser mais afastado da praia, a quantidade de turistas andando pela rua na alta temporada é bem menor, o que garante a tranquilidade dos moradores locais.

Mas, mesmo sendo afastado da praia, possui várias opções de serviços e comércios essenciais.

A localização entre os dois principais bairros da cidade, faz com que o Morretes seja uma ótima opção para morar. Do bairro você consegue fácil acesso aos principais pontos da cidade, tanto no centro como na Meia Praia, além de acesso facilitado para BR-101.

O bairro Morretes é totalmente rodeado pela Mata Atlântica que envolve a cidade, o que torna o local ainda mais bonito. Os moradores ainda contam com um grande incentivo para a prática de esportes, com vários projetos para todas as idades. 

Morando em Itapema

Com a nossa lista, você pode ter uma ideia do que é morar em cada um desses bairros de Itapema. Mas Itapema vai muito além do que apenas os melhores bairros para morar.

A cidade conta com praias incríveis e áreas verdes preservadas que oferecem paisagens lindas. Além disso, a cidade conta com gastronomia e cultura com inspiração açoriana, o que deixa tudo ainda mais atrativo.

Natureza exuberante e belas praias

A natureza em Itapema é de tirar o fôlego. A cidade é rodeada pelo mar de um lado e pela Mata Atlântica do outro. Isso faz com que a cidade seja um local perfeito, tanto para os que gostam de ecoturismo, quanto para os que curtem esportes marítimos.

Gastronomia

Com gastronomia de forte influência açoriana e com grande utilização de frutos do mar, Itapema tem uma culinária única. A cultura pesqueira trazida pelos açorianos permanece até os dias de hoje na vila dos pescadores no Canto da Praia.

Essa tradição pesqueira permanece viva também nos pratos típicos da região. Com várias opções de restaurantes e bares, você pode encontrar desde os clássicos da culinária internacional, até os pratos típicos da região.

Cultura

Assim como a gastronomia, a cultura possui uma forte influência açoriana, tanto nas tradições folclóricas como nos artesanatos regionais. Mas, além das tradições, os moradores da cidade querem implementar novas tradições para as gerações futuras.

Por meio desse desejo, a cidade conta com projetos com incentivo a dança como ballet, pintura e desenho. 

Esse incentivo a cultura e também a educação levaram a cidade a alcançar um IDH de 0,796, segundo os dados do IBGE. O bom IDH garantiu que a cidade estivesse entre as 15 melhores cidades para viver no estado de Santa Catarina.

Conhecida também como Capital dos Ultraleves, Itapema têm apresentado um crescimento gigantesco nos últimos 10 anos. Esse crescimento tem sido tanto em população como também em outras áreas como economia e educação.

Portanto, está mais do que evidente que a cidade de Itapema um ótimo local para viver. Agora você já sabe sobre os melhores bairros de Itapema para morar. Com as nossas dicas, com toda certeza você vai encontrar um bairro que seja perfeito para você e para a sua família. 

Acompanhe nosso conteúdo e as novidades de Itapema e região no nosso instagram!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?