Blog

Obras em Balneário Camboriú: Emissário de esgoto da Barra Norte

Avalie este post

Estão sendo realizadas diversas obras em Balneário Camboriú e nos últimos dias foi iniciada as obras do emissário de esgoto da Barra Norte.

Interligação na Avenida Alvin Bauer
Interligação na Avenida Alvin Bauer

1- O que é o projeto e a importância da obra.

Começou neste mês a construção da rede coletora (emissário) de esgoto bruto na Barra Norte. A tubulação da nova rede passará pela galeria de drenagem da Avenida Atlântica e seguirá até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Nova Esperança redirecionando o fluxo que hoje sobrecarrega a rede da Avenida Brasil. A obra irá assegurar a vazão dos rejeitos dos bairros Pioneiros, Ariribá, Praia dos Amores, pontos do Bairro das Nações e Centro.

 

2- Entenda os pacotes de melhorias e os prazos.

Com previsão de entrega da obra em novembro, o emissário integra o pacote de melhorias do programa Balneário Camboriú é a Nossa Praia, lançado em fevereiro deste ano que visa reduzir problemas ambientais com foco na despoluição das águas.

A extensão da rede complementar será de 4.748 (quatro mil setecentos e quarenta e oito metros) iniciando na rua 2001 na Barra Norte, com interligações entre a elevatória localizada na mesma rua e da Avenida Alvin Bauer, até a Estação de Recalque da rua 3700 e posteriormente para a ETE do Nova Esperança.

O valor de licitado de execução e materiais do projeto foi de R$ 4.774.462,28. Estima-se atender a demanda do município pelos próximos trinta anos. Atualmente a cidade possui 90,8% de tratamento de rejeitos sobre o volume coletado e cobre 88,8% dos domicílios da área urbana.

 

3 – Muito além das obras, conscientização ambiental.

O Balneário Camboriú é a Nossa Praia, conta com um conjunto de ações entre leis e campanhas de mobilização com um total de investimentos de aproximadamente R$30 milhões.

A legislação sanitária relacionada à fiscalização de ligações irregulares ficou mais rigorosa desde maio deste ano, houve diminuição dos prazos para adequações, multas mais altas aos reincidentes e obrigatoriedade de Declaração de Regularidade Sanitária expedida por órgão fiscalizador no caso de edificações.

Para residências, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) oferecerá a possibilidade de financiamento das obras de regularização de esgoto e famílias de menor renda poderão parcelar de 24 a 60 meses, sem juros. Com a fiscalização intensificada do programa Se Liga na Rede da Emasa foram realizadas mais de 36 mil vistorias e cerca de 50 lacres de redes irregulares.

 

 

Na série de medidas estão em andamento as obras da rede coletora de esgoto do bairro dos Municípios, que irá auxiliar na despoluição do Rio Peroba e concluída a rede dos bairros da Barra e São Judas, bem como finalizado o estudo de revitalização do Rio das Ostras. Água encanada nas praias agrestes desde o primeiro trimestre de 2019 e criação de um reservatório com capacidade de 1,5 milhão de litros.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?