Blog

Praia Brava receberá obras de infraestrutura: binário e reservatório para até 5 milhões de litros de água

Melhores-Trilhas-em-Porto-Belo
Avalie este post

A Praia Brava de Itajaí é considerada um dos principais destinos no litoral catarinense, tanto para quem busca veranear como para morar. Com seus condomínios de luxo, alta infraestrutura de bares, casas noturnas e restaurantes, e praia maravilhosa desperta olhares e atrai investidores há anos.

Porém, a infraestrutura do local era algo que gerava certo incômodo – mas isso está com os dias contados. Muito em breve, a região receberá um binário que a ligará com as duas cidades vizinhas – Itajaí e Balneário Camboriú, e ainda com a BR-101, além de contar futuramente com um reservatório para até 5 milhões de litros de água, um recorde na região.

Saiba mais sobre a obra do binário 

O binário será na Avenida Osvaldo Reis, via que liga Balneário Camboriú e Itajaí ‘por dentro’ das cidades; o projeto é considerado uma das mais audaciosas e criativas soluções viárias da revolução da mobilidade promovida pelos dois municípios e já tem verba aprovada, através do Plano 1000 do Governo do Estado de Santa Catarina.

A obra promete criar uma nova ligação entre os dois municípios, que são destaques no litoral de SC, e vai dobrar a capacidade viária na região para dar continuidade à transformação na mobilidade urbana com maior qualidade de vida aos moradores e turistas.

Para a implantar a nova ligação entre Itajaí e Balneário, a avenida paralela à Osvaldo Reis contará com quase seis quilômetros de extensão e irá ‘cortar’ o morro, gerando quase 100 desapropriações. Serão três quilômetros construídos e outros dois quilômetros de alargamento de pistas e reurbanização em estruturas viárias já existentes. O binário da Osvaldo Reis ligará a Rua José Copertino Chaves, no Bairro Fazenda, em Itajaí, até a 

Avenida Márcio Ferreira de Mello e Silva, na Praia Brava.

A nova via contará com quatros pistas pavimentadas em asfalto e uma faixa exclusiva para transporte coletivo e bolsões para estacionamento. A reurbanização e a construção dos novos trechos garantirão amplas calçadas com acessibilidade, mobiliário urbano, ciclovia e iluminação pública em LED.

 

A atual estrutura da Avenida Osvaldo Reis também receberá intervenções. A via será reurbanizada e preparada para implantar o sentido único na direção da Praia Brava para o Bairro Fazenda. Já a nova via está planejada para o sentido contrário, do Bairro Fazenda para a Brava e Balneário Camboriú.

+ Leia Mais:

Engana-se quem pensa que irá demorar para a obra se tornar realidade. O projeto já está pronto e em fase final de licenciamento ambiental. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 80 milhões, entre desapropriações e obras. A previsão é de que a licitação aconteça em breve e os trabalhos iniciem já neste ano de 2022, primeiramente na Praia Brava e depois na direção do Bairro Fazenda. 

Reservatório de 5 milhões

Outra novidade divulgada recentemente é a instalação de um reservatório que deve ser um dos maiores da região: o processo está em fase de licenciamento ambiental e o reservatório, que será instalado na Praia Brava, deve ter capacidade para até 5 milhões de litros de água, atendendo a demanda de moradores, turistas e empresas que atuam na localidade.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?