Blog

Túnel Subacquático em Itajaí

tunel-sub-aquatico
5/5 - (1 vote)

Agência de design de Balneário apresenta ‘obra virtual’ de túnel subaquático que ligará Itajaí e Navegantes: projeto real deve iniciar em 2024

Muito se espera a obra que ligará Itajaí e Navegantes através de um túnel subaquático. O projeto já foi aprovado e as equipes devem começar a trabalhar no local em 2024.

Porém, para diminuir a ansiedade do público que utilizará a via de acesso entre as duas cidades do litoral catarinense, a agência de design de Balneário Camboriú, Cronic Digital, lançou nesta semana uma montagem onde mostra como pode vir a ser o túnel. A Cronic lançou ainda em 2021 uma montagem onde mostrava como Balneário poderá estar em 2100 (relembre aqui ).

Primeiramente, vale lembrar que, oficialmente, nenhuma imagem com a projeção de como vai ficar o túnel foi divulgada pelo consórcio de municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), responsável pelo projeto. 

Saiba mais sobre a ‘obra virtual’

Em seu blog (https://cronic.com.br/tunel-subaquatico-itajai-navegantes-tem-primeiras-imagens-reveladas/), a equipe da Cronic brinca que tem o prazer de estar ‘99,98%’ envolvida no planejamento da ‘obra virtual’ do túnel subaquático, ‘trazendo uma visão extremamente realista de como o projeto ficará quando finalizado’.

Não há garantia de que a montagem apresentada pelos designers é uma ideia real de como o projeto ficará, porém, dá para ter uma ideia. A manipulação da imagem (chamada de Matte Painting – técnica de ilustração digital) foi feita no Rio Itajaí-Açú, onde hoje passa a famosa balsa, o ferryboat, além ainda de contemplando as proximidades do Mercado Público e da Praça Vidal Ramos, com ligação até Navegantes em trecho atrás da prefeitura.

Porém, o projeto do túnel prevê a construção da obra em um ponto do rio acima do complexo portuário, ligando os bairros Imaruí, em Itajaí, e São Domingos, em Navegantes. 

Obra real inicia em 2024

A obra real, já aprovada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, utilizará de tecnologia internacional e tem o projeto da passagem subaquática entre Santos e Guarujá, em São Paulo, como modelo de inspiração. Atualmente, a obra do túnel, que integra o programa de mobilidade integrada na Foz do Rio Itajaí, está em fase de estruturação do financiamento junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

 

+ Leia Mais:

 

No final de 2021, a Comissão de Financiamento Exterior (Cofiex), do Ministério da Economia, aprovou a tomada de crédito de U$ 90 milhões de dólares vindos do Bird. Os recursos vão custear parte das obras de túnel, a implantação do sistema de transporte coletivo regional e a reurbanização da orla de Balneário Camboriú, projetos que terão ainda cerca de U$ 240 milhões de dólares de investimentos privados. 

O projeto é muito esperado pela comunidade que precisa se deslocar diariamente entre os dois municípios, além ainda de turistas que desembarcam no Aeroporto de Navegantes em direção às cidades bastante visitadas, a exemplo de Balneário Camboriú, Itapema e da própria Itajaí, com destaque para a sua Praia Brava. 

O túnel subaquático, que poderá chegar a até 23 metros de profundidade, se mostra uma boa opção também porque não irá afetar a economia das duas cidades, representadas pelos portos, já que não será feita uma ponte no local, desafogando ainda a BR-101, com seis pistas para tráfego de veículos (duas serão exclusivas para o transporte público, e haverá uma para uso de pedestres e ciclistas). Assim que iniciadas, as obras devem ser finalizadas em até quatro anos.

O túnel terá pedágio, com tarifas estimadas entre R$ 4,50 e R$ 10, conforme o tipo de veículo. Os valores serão definidos na etapa de estudos da concessão.

 

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?