Blog

5 dicas para escolher um bom imóvel

5/5 - (1 vote)

Para escolher o imóvel ideal, seja para morar ou apenas investir, é importante levar em consideração alguns detalhes para fechar um bom negócio. As características e a pesquisa devem levar em conta as suas necessidades. Leve um bloquinho de anotações ao fazer a visita e não deixe passar nada em branco. 

Comprar um imóvel parece algo complicado, mas não precisa ser, e nós vamos te ajudar!

Listamos algumas dicas para te auxiliar na escolha do imóvel perfeito, acompanhe:

  • Localização
  • Estrutura
  • Valorização
  • Imobiliária ou Corretor de Imóveis
  • Preço e Formas de pagamento

Leia até o final e saiba como escolher um imóvel de qualidade!

1 – Localização

Você prefere morar em um centro urbano perto de tudo, ou em um lugar mais tranquilo e silencioso? A localização inclui diversos fatores importantes para escolher um bom imóvel. Pense nas comodidades do entorno, como comércios, escolas e serviços essenciais e também nos acessos de trânsito, e o quanto isso é relevante na rotina diária. 

Pesquise sobre os locais da cidade que você tem interesse, faça visitas em horários diferentes para conhecer a movimentação do bairro e da vizinhança, e converse com alguns moradores para saber sobre a segurança.

2 – Estrutura

O espaço do imóvel e a quantidade de cômodos são algo geralmente já bem definidos pelo comprador, mas é interessante atentar-se às áreas de uso comum, caso a escolha seja em edifícios ou condomínios fechados, sem esquecer também das vagas de garagem. 

Além disso, observe os acabamentos da estrutura, se apresentam algum defeito, rachadura, infiltração ou umidade nas paredes, se há boa ventilação na cozinha e banheiro, se tem um bom telhado ou até algum odor diferente. Perceba o posicionamento do imóvel com relação ao nascer e ao pôr do sol. Pode ser útil também a contratação de um profissional para checar a elétrica e hidráulica do ambiente.

3 – Valorização

No geral, imóveis são investimentos que costumam valorizar com o tempo, mas algumas regiões são melhores que outras nesse sentido. Tente se informar com relação aos preços de alguns anos atrás na localização que você tem interesse e faça um comparativo. 

Não há como saber ao certo, mas especular essa valorização observando o surgimento de novos mercados, shoppings ou empreendimentos na região, e se existem obras ou projetos de infraestrutura pública. A região do litoral, por exemplo, normalmente é supervalorizada, já os bairros mais novos e em crescimento costumam ser mais baratos e ter um futuro promissor. Avalie para saber se vale a pena o investimento.

Leia também

O acompanhamento de um profissional especializado é fundamental para fazer um bom negócio. Um corretor de imóveis poderá tirar suas dúvidas e orientar para uma compra segura e sem transtornos. Procure uma imobiliária de confiança, e para garantir, consulte a validade do Creci, conselho que regulariza a profissão.

4 – Imobiliária ou Corretor de imóveis

Liste em detalhes as suas prioridades para que o corretor possa buscar as melhores opções e pergunte sempre que houver dúvidas. Tenha conversas sinceras, seja amigo do seu corretor. Quanto mais entrosamento, melhor para entender o tipo e imóvel que você procura. 

Certifique-se também quanto à regularidade do imóvel escolhido, se a documentação está em dia, etc. e se for preciso converse também com o proprietário.

5 – Preço e formas de pagamento

Existem várias formas de comprar um imóvel, seja por financiamento ou à vista é importante saber detalhadamente sobre os valores totais, juros e taxas adicionais, além do valor do condomínio e se tudo isso se adequa ao que você procura. Alguns empreendimentos têm melhores condições quando comprados na planta, devido ao tempo da obra, outros tem preços melhores se forem pagos à vista. Defina qual a sua preferência e se o imóvel cabe no seu bolso.

Está pensando em comprar um imóvel? A Imobille pode te ajudar! Entre em contato agora e fale com nossos profissionais!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?