Blog

Porque morar em Itapema?

4.5/5 - (207 votes)

A cidade de Itapema é considerada um dos locais com mais infraestrutura para turistas de Santa Catarina. As praias são belas, e a qualidade de vida excelente. 

Embora Itapema seja uma cidade pequena quando comparada a capital Florianópolis, ela com certeza é muito aconchegante e acolhedora. Sem falar na segurança, que é uma das melhores do Estado.

Além de ser uma cidade turística, também possui ótimas escolas. Assim as crianças podem crescer perto do mar e se divertindo ao ar livre, ao passo que recebem uma ótima educação.

Quer saber porque vale a pena morar em Itapema? Confira vários detalhes importantes sobre ela!

Qual o tamanho de Itapema?

Itapema é uma cidade pequena, contando com pouco mais de 75 mil habitantes; ela fica elevada a 2 metros acima do mar.

É, em essência, uma cidade bastante movimentada por conta do turismo, mas nem se compara com a vizinha Balneário Camboriú, a qual recebe quase 4 milhões de turistas na alta temporada.

Outro fato curioso sobre essa cidade é que, embora transmita a ideia de verão e calor, na verdade suas temperaturas máximas não passam dos 30º. Em algumas épocas do ano, a mínima pode beirar os 10º. 

Ela está localizada entre Balneário Camboriú e Porto Belo, e também tem acesso fácil à Bombinhas e Itajaí. Seu IDH está próximo de 0,800, sendo considerado bastante alto em relação à maioria das cidades brasileiras.

Saiba como é viver em Itapema:

É uma cidade bastante nova, fundada em 1962 (58 anos) e sua área total está próxima dos 70 mil quilômetros quadrados. O que mais chama a atenção é sua extensão de praia com mais de 10 quilômetros. Confira também o custo de vida em Itapema

O que a cidade tem a oferecer?

Itapema é um excelente município para se morar, e duas provas disso são seu IDH e sua baixa taxa de homicídios. Além disso, em época de baixa temporada, ela é uma cidade considerada “pacata”, sendo ótima para morar com a família.

A cidade conta com diversas instituições de ensino, as quais garantem uma ótima instrução para seus filhos. Além disso, o número de faculdades também impressiona. A formação de suas crianças pode ser feita completamente na cidade.

Há muitos lugares também para relaxar e contemplar a natureza. Afinal, é uma cidade que atrai muitos turistas, fazendo com que a estrutura e as atrações sejam de qualidade.

Um ponto que chama a atenção é a enorme variedade de atividades ao ar livre. Logo a seguir apresentamos uma lista de tudo que você pode praticar.

Por fim, a culinária local também é ótima e bastante variada. Sempre vai ter um lugar interessante para conhecer, seja na cidade ou nos municípios próximos.

Escolas e universidades de qualidade

Existem muitas escolas e universidades em Itapema, que vão desde a pré-escola até o ensino superior. Vamos citar algumas delas, assim como suas respectivas modalidades:

  • EEB Anita Garibaldi: escola pública de ensino regular, que abrange desde o fundamental até o ensino médio;
  • EMEB Maria Linhares de Souza: escola pública de ensino regular, que abrange pré-escola e ensino fundamental;
  • CMEI Branca de Neve: escola pública de ensino regular, contempla creche e pré-escola;
  • Centro Educacional Sistema Unificado: escola privada de ensino regular, contempla ensino fundamental e médio;
  • Co. de Ed. de Professores e especialistas: escola privada EJA (educação de jovens, adultos e idosos), abrange os ensinos fundamental e médio.

As universidades:

  • Uniasselv;
  • Faculdade Fael;
  • Faculdade de Itapema;
  • Univan;
  • UniCesumar;
  • Unopar.

Ótimos pontos turísticos

Visitar alguns pontos turísticos durante as férias é uma coisa, mas morar em uma cidade turística é outro assunto. Morando em Itapema, você vai poder visitar locais maravilhosos todos os dias. 

Um desses locais incríveis é o Mirante do Encanto. Para apreciá-lo, basta ir pela Rua 109 até chegar ao Morro do Cabeço. Lá no alto estará o mirante — a cerca de 150 metros de altura.

Há locais onde o mar encontra o rio em Itapema. Visando aumentar o encanto de um desses locais, a Ponte dos Suspiro foi construída. É uma das atrações mais visitadas pelos turistas, e as fotos ficam magníficas.

Você também pode apreciar o Parque das Capivaras, a Pedra que Bole, e os 14 km de extensão de praia presentes na cidade.

Diversas atividades ao ar livre

Morar em Itapema é estar em atividade o dia todo, seja no trabalho ou durante as várias opções de entretenimento ao ar livre que ela oferece.

Como você deve imaginar, um dos esportes mais praticados nessa cidade é o surf. Ela abrange desde águas calmas até locais com ondas fortes. Além disso, se surfar é seu sonho, mas você nunca conseguiu aprender, existe escola de surf com ótimos instrutores te esperando.

Outra atividade bastante interessante é o cicloturismo. Existem trechos entre 30 e 40 km de extensão, e de dificuldade 3 e 4. Você pode passear entre as cidades usando os trechos, podendo chegar com facilidade até Itajaí, Balneário Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Itapema é considerada a cidade dos ultraleves. Há opções de voo para sobrevoar a orla, e até mesmo realizar passeios panorâmicos.

Várias opções de restaurantes

Opções não faltam! Você e sua família podem aproveitar uma bela refeição de frutos do mar no Cabral Restaurante.

Em caso de preferir comida japonesa, o restaurante Keamuka estará sempre pronto para te atender, inclusive com delivery.

Tem ainda o Alma Restaurante com cardápio completo e sofisticado, elaborado pelo chef Fred dos Anjos. Confira nosso post com os melhores restaurantes de Itapema!

É muita comida boa em um lugar só!

O que levar em conta na hora de escolher seu imóvel em Itapema?

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Você precisa avaliar vários pontos importantes antes de fechar negócio. Um bom lar deve satisfazer todas as necessidades da família, assim como suas demandas profissionais. 

No entanto, apenas isso não basta: o bairro precisa ser de qualidade para assegurar conforto e praticidade. Da mesma forma, ele deve fornecer segurança. Avalie também a vizinhança e os serviços essenciais por perto.

Por fim, antes de decidir, vale visitá-lo algumas vezes. Isso é importante para ter certeza de que tudo está como você precisa. Procure um especialista que possa te acompanhar.

Reflita sobre as necessidades de sua família

Ficar muito longe da escola dos filhos pode acarretar aumento de custos, como combustível, ônibus ou transporte escolar. 

+Leia mais

Fora isso, se você vai se mudar por causa de sua demanda profissional, vale ficar atento quanto à distância casa-trabalho. Lembre-se que você percorrerá esse valor por muitos anos, e conseguir encurtá-lo um pouquinho sequer pode significar uma grande economia.

Hospitais, farmácias e supermercados próximos também aumentam a sua qualidade de vida. E nem precisamos comentar sobre a proximidade do mar, não é verdade? Quanto mais perto, melhor!

Escolha um dos melhores bairros

Um bairro de qualidade deve satisfazer os seguintes critérios:

  • Vizinhança calma e educada;
  • Proximidade de estabelecimentos essenciais;
  • Ótima infraestrutura de saneamento, água e eletricidade;
  • Ter um nível elevado de segurança;
  • Contar com boa pavimentação e demais itens públicos indispensáveis.

No entanto, vale procurar mensurar o potencial de crescimento dos bairros. Alguns deles tendem, naturalmente, a se expandir mais que outros. O mesmo vale para melhorias e potenciais agregações de valor.

Quais são os melhores bairros de Itapema, Santa Catarina?

Itapema tem vários bairros bons para morar, mas, como qualquer lugar, a escolha depende das suas necessidades pessoais.

Para te ajudar a escolher um deles, recomendamos Meia Praia, Centro ou Morretes. Preparamos um breve post sobre eles:

Não deixe de conferir!

E aí, está pensando em morar em Itapema? Esperamos que as informações deste conteúdo tenham sido relevantes para você. Acesse nosso site e confira nossas opções de imóveis em Itapema!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?