Blog

Deseja empreender? Então precisa conhecer uma das melhores cidades para se fazer negócio no país

5/5 - (1 vote)

Um estudo que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, identificando aquelas com as melhores oportunidades para se investir, apontou Balneário Camboriú como a segunda melhor cidade para empreender no Brasil. A segurança, modernidade e a localização são os principais fatores que levam investidores do país e do exterior a escolher a cidade. Veja abaixo 08 motivos para investir em Balneário.

 

Polo turístico

Balneário Camboriú é um dos maiores polo turístico do sul do Brasil, uma das coisas que a faz ser uma cidade perfeita para empreender. Em 2018 foi eleito um dos principais destinos turísticos por duas agências de viagem. Apelidada de ‘Maravilha do Atlântico’, Balneário Camboriú se destaca pela qualidade de vida, atrações para públicos variados, belezas naturais, festas, e alto padrão, que atrai estudantes e investidores.

 

O município conta com 124.557 habitantes (IBGE/2014), mas o intenso turismo vindo de outras cidades do país, e ainda da Argentina, Uruguai e Chile aumenta muito a população durante as altas temporadas.

 

Infraestrutura moderna

Os grandes projetos de mobilidade urbana, são outro bom motivo para empreender na cidade.  Balneário conta com mais de 70 quilômetros de ciclovias, e por toda a cidade, há pelo menos 20 academias ao ar livre, e pistas asfaltadas para pedaladas, corridas e caminhada.  Além dos mais estruturados beachs clubs, a cidade também é conhecida pela sua famosa gastronomia, por hospedar os mais conceituados restaurantes do país.

 

Outro destaque da sua moderna infraestrutura, são seus enormes arranha-céus. Balneário ganhou o apelido de “Dubai brasileira”, em alusão à famosa cidade dos Emirados Árabes conhecida justamente por seus prédios modernos e gigantescos. Muitos prédios passam  dos 100 metros de altura, estando inclusive entre os mais altos do Brasil. Além da altura, muitos deles, ainda impressionam pelos projetos arquitetônicos.

 

Qualidade de vida

Empreender em um local que é conhecido pela sua qualidade de vida, é indicativo de bons negócios. Balneário Camboriú é uma das cidades brasileiras com melhor índice de qualidade de vida. Sendo a segunda cidade com o IDH mais alto de Santa Catarina, com 0,845, atrás apenas da capital Florianópolis, com 0,847. Esse índice leva em consideração a saúde (expectativa de vida da população), educação e renda.

 

Outra índice que impressiona é sua nota de Desenvolvimento da Educação Básica  (IDEB) de 5,2. Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica do país.

 

Empreender em um local seguro

Certamente se deseja empreender, uma das preocupações é a segurança não é mesmo? Neste quesito,  Balneário também se destaca. Um estudo feito pela empresa de consultoria Urban Systems, avaliou cerca de 700 municípios brasileiros, e concluiu que entre as 100 cidades ranqueadas, a cidade foi a 4ª colocada em Segurança, sendo destaque na região Sul do país. O resultado foi divulgado em setembro de 2018.

 

Ainda na área de segurança, entre as cidades brasileiras pesquisadas do porte de 100 a 500 mil habitantes, Balneário Camboriú ocupa a 1ª posição como lugar seguro para se visitar e morar. Nos últimos anos, a prefeitura recebeu mais de 50 premiações, por conta das políticas públicas.

 

Localização privilegiada

Balneário Camboriú fica posicionada de maneira estratégica para turismo e negócios. O acesso é pela BR-101, uma das principais rodovias do país. Logo ao lado, a vizinha Itajaí é uma importante referência devido ao seu Complexo Portuário, um dos mais importantes do Brasil, ficando a apenas 25 minutos de distância.

 

Empreender em uma cidade que tem fácil acesso a outras rotas, é uma facilidade para qualquer negócio. Balneário, fica a apenas 40 quilômetros do parque Beto Carrero World, e a apenas 100 quilômetros de Blumenau e Pomerode. Ainda conta com um aeroporto que fica a apenas 30 minutos do centro.

 

Legislação desburocratizada

A solicitação de alvará de licença e localização em Balneário Camboriú é feita de forma online e rápida. Enquanto no país, a média para abertura de empresas é de três meses, em Balneário o processo leva de cinco a 20 dias, dependendo do grau de risco da empresa.

 

Empreender na cidade pode ser feito de forma muito simplificada. Todo o trâmite feito eletronicamente envolve secretarias municipais e ainda o corpo de bombeiros.  Só em 2017, Balneária recebeu mais de 1.700 inscrições para aberturas de novas empresas.

 

Cidade com status de luxo e sofisticação

Festas o ano inteiro, belezas naturais, desenvolvimento urbano, e os prédios mais altos do Brasil fazem da cidade um bom local de turismo e para empreender. Um bom exemplo disso, é que na cidade a construção civil tem trabalhado para atender os anseios daqueles que buscam investir no local e, assim, vem mudando e desenvolvendo o cenário da cidade.

 

A cidade ainda atrai pessoas famosas e muitos aposentados, devido a suas belezas naturais, segurança e sofisticção. E apesar de ter uma área territorial relativamente pequena, Balneário Camboriú concentra uma série de produtos e serviços de grifes nacionais e internacionais,fazendo com que a cidade hoje tenha um dos metros quadrados mais valorizados do país. Entre muitos nomes conhecidos, o jogador Neymar e o cantor Luan Santana, são alguns que têm apartamentos na cidade.

 

Valorização imobiliária

O surgimento de edificações, combinado com a política do município, acarreta na valorização acima da média do mercado e, consequentemente, faz com que seja uma ótima opção para empreender. Dependendo da localização e do tamanho do imóvel, pode superar, por exemplo,  imóveis localizados no Rio de Janeiro​.

 

Com novos investimentos que surgem a cada dia na cidade, a expectativa do mercado imobiliário, é que a valorização dos imóveis cresça ainda mais. Os especialistas no setor afirmam que Balneário segue um ritmo diferente das cidades de outros estados no que se refere ao mercado imobiliário, e que continua crescendo na contramão da crise que o país enfrentou nos últimos anos.

 

A cidade que ainda tem muitos moradores e investidores vindos de outros países, a cada dia atrai mais olhares e pessoas, devido seu desenvolvimento, economia e estrutura acima da média das cidades brasileiras. Estes não apenas alguns dos motivos para se empreender em Balneário Camboriú.  

 

Ficou interessado? Venha conhecer essa cidade promissora.

Quer saber mais sobre como viver bem e investir em Balneário Camboriú? Entre em contato com a gente. E para outros conteúdos e dicas, siga nosso Facebook e Instagram.

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?