Blog

O que fazer nos dias de chuva em Itapema

O-que-fazer-nos-dias-de-chuva-em-Itapema
4.9/5 - (13 votes)

Nós vamos contar para você o que fazer nos dias de chuva em Itapema de um jeito bem bacana, e verá que existem lugares incríveis a serem conhecidos.

Quando fazemos aquela viagem programada há tanto tempo para a praia, e, chegando lá, de repente chove, parece que não há absolutamente mais nada para fazer. Então, a única saída é assistir a uma série ou DVD, chamar uma pizza e se contentar com isso. 

Calma!

Confira a lista sobre o que fazer nos dias de chuva em Itapema e vamos embora passear!

  • Cultura Local
  • Gastronomia
  • Fazer Compras
  • Acervo do “Seu Niquinho”
  • Casa dos Açores
  • Museu Oceanográfico UNIVALI

Não entre em desespero e saiba o que fazer nos dias de chuva em Itapema

Cultura Local

Você já parou para pensar que há sim o que fazer nos dias de chuva em Itapema? Por exemplo, conhecer a cultura local, indo a estabelecimentos culturais e históricos da cidade.

Dá para passar rapidamente por todos, caso não se importe em tomar um pouco de chuva na transição de um ponto cultural a outro.

Ou se o caso for só mesmo dar uma quebradinha no tédio que a chuva lhe causou, você pode escolher só um ponto turístico mesmo para ir visitar. 

Das muitas vezes que vamos à praia, ficamos fascinados pelas águas do mar, que nos esquecemos da cidade. Parece que ela nem existe. Mesmo em uma cidade bastante urbanizada, como Itapema. 

Mas uma coisa da qual não podemos nos esquecer é que toda cidade tem consigo uma história e uma cultura local, que mesmo sem chuva vale a pena conhecer. 

Saiba como é viver em Itapema:

Para começar, você pode ir até o Mercado Público Nelson Santos, onde ainda há a opção de se comprar artesanato local, mais diversos souvenirs, sejam para você, sejam para amigos e familiares. 

O local se tornou em Itapema um grande centro comercial e turístico. No recinto há um palco para apresentações e um espaço onde são feitas exposições artísticas.

No Mercado Público Municipal também há restaurantes e lanchonetes, onde você poderá fazer um gostoso lanche ou uma refeição mais elaborada. 

Outro ponto cultural a ser visitado é a Capela São João Batista, que fica no bairro Sertão Trombudo, atraindo turistas curiosos devido à sua história. 

A sua construção é da década de 1940, por meio da orientação tradicional da família Tomio, vinda da Itália. Eram hábeis construtores que chegaram ao bairro no início do século XX. 

No mesmo local, foram fabricados telhas e tijolos que ergueram a capela de seu padroeiro, São João Batista. 

Por isso, todo ano no mês de junho é celebrada uma festa ao padroeiro. 

Gastronomia

É óbvio que sempre que viajamos à praia, consequentemente fazemos paradas para comer e assim acabamos degustando a gastronomia local.

Mas isso acaba sendo feito no final de muitos passeios, quando você já está tomado pelo cansaço, então o ato de “comer bem” acaba sendo apenas orgânico, ao invés de uma degustação apreciativa. 

Então, entre em acordo com você mesmo sobre o que fazer nos dias de chuva em Itapema, acesse a internet e escolha um bom restaurante que sirva pratos típicos da região para ir conhecer e degustar.

Caso você queira algo mais simples, pode procurar por uma lanchonete bem descontraída, ou ainda, alguma hamburgueria que faça seus próprios hambúrgueres, assim tendo uma agradável e saborosa tarde.

Não se esqueça das sorveterias self servisse, com sabores incríveis que você mesmo irá escolher, além dos itens extras que adicionará como cobertura. Isso lhe renderá um dia de passeio bem doce que você vai se esquecer da chuva.

Fazer Compras

Uma outra opção é aproveitar o dia chuvoso para conhecer um shopping da cidade para fazer compras. 

Uma dica é o Calçadão Praia Shopping, na área central, em Meia Praia desde 1999.

A ideia de que apenas roupas são procuradas para serem compradas nas lojas dos shoppings é extremamente ultrapassada. 

Então sobre o que fazer nos dias de chuva em Itapema, uma boa opção é sair e ir às compras, ainda mais porque em outras cidades que não são as nossas há muita coisa diferente que se pode encontrar.

Às vezes também estamos adiando a compra de um ou mais eletrônicos, acessórios para celulares e afins, tudo por conta da correria do trabalho. Eis aí uma oportunidade de ir atrás do que você está precisando e ainda acabar encontrando mais do que queria.

As lojas de cosméticos também são uma boa pedida, ainda mais em cidades litorâneas, pois muitas vezes acabamos saindo de viagem e esquecemos de comprar protetores capilares, ou ainda pior, viajamos e nem percebemos que nosso protetor está com o prazo de validade vencido. 

Nas cidades que não são litorâneas há uma pequena oferta por xampus, condicionadores, máscaras capilares, cremes para pentear, loções corporais, mais uma infinidade de itens específicos para se proteger da exposição do sol na praia.

Já em lojas de cosméticos situadas na praia, essa oferta é muito grande, inclusive no que diz respeito a protetores e loções pós-sol para crianças com peles muito sensíveis aos raios ultravioletas.

Óculos de sol também são uma boa opção de compra, ainda mais se você acabou esquecendo os seus em casa antes de viajar. Pois a gente sabe que praia sem óculos de sol são coisas que não combinam!

Caso você precise de óculos com grau, você pode ver se vale a pena esperar pela confecção de um que tenha o seu, ou pode optar por lentes de contato e usar os óculos com as lentes. 

Como você estará na praia, opte por lentes descartáveis e que permitam o mergulho no mar. No entanto, assim que chegar em casa as descarte, pois há muitas bactérias que se acumulam nas lentes que podem prejudicar a sua visão se você as reutilizar.

Você ainda pode dar uma repaginada nos adereços, comprando um relógio novo, visitando joalherias e aproveitando para comprar um anel ou brinco exclusivo do local.

Lojas de artigos esportivos também são uma boa ideia, principalmente se você ainda não comprou um snorkel e tem na sua agenda visitar as piscinas naturais de Bombinhas. Lá, você também pode comprar bola de vôlei ou futebol para brincar na areia, espreguiçadeiras, cadeiras de praia, toalhas com tecido de fácil secagem, biquínis, maiôs, sungas, bermudas, e ainda brinquedos para as crianças. 

Sempre que viajar com crianças à praia, lembre-se de que na cabecinha delas apenas desfrutar do banho de sol na areia e do mar não basta. O que elas querem mesmo é brincar.

Assim, sempre leve muitos brinquedos, como baldinhos, pazinhas, forminhas de bichinhos para que elas os moldem com areia molhada, até mesmo vale a pena investir em uma pequena piscina infantil, assim basta enchê-la com a água do mar e deixá-la na areia. Se a criança tiver entre 2 e 4 anos, essa é uma ótima ideia para que ela fique entretida e segura perto de seus pais, os quais poderão desfrutar do passeio na praia mais à vontade.  

+ Leia Mais

Acervo do “Seu Niquinho”

Toda vez que você pensar sobre o que fazer nos dias de chuva em Itapema, lembre-se da cultura da cidade que deve ser apreciada e, mais do que isso, preservada.

Essa dica vai para os viajantes e para os muitos moradores que ainda não conhecem o acervo. 

Depois do falecimento de Seu Niquinho, a casa onde morava foi aberta para visitação de todos que se interessam pela vida dos pescadores de Itapema

A casa está localizada no Canto da Praia. Seu Niquinho era guardião de um acervo com registros que fez em homenagem a seus pais, que sempre viveram da pesca artesanal. Era uma época em que a cidade de Itapema era bem menos urbanizada e com menos moradores. 

O acervo é composto por utensílios que seus pais usavam em sua profissão, expostos para que todos possam ver de perto o que vislumbram apenas de longe quando veem um pescador a lançar a tarrafa no mar. 

Também há muitas fotos antigas para serem apreciadas, todas exibidas em tela a fim de que as imagens originais não sejam danificadas.

Trata-se de um verdadeiro resgate da pesca artesanal de Itapema. 

O Canto da Praia é admirável por ser o “canto dos pescadores”, onde há muita hospitalidade caiçara e saberes inimagináveis a aprender.

O Acervo do “Seu Niquinho” é uma casa com muitas plantas em sua frente, podendo ser vista do píer. Há uma placa na entrada com os dizeres “Rancho da Normalista” mais uma imagem de Nossa Senhora.

Nessa casa, você encontrará o Dinho, atual responsável pela preservação do acervo. Uma ótima pessoa, muito simpático e que não fará cerimônias para contar histórias.

A Casa dos Açores

Essa é uma opção para os amantes de história, entretanto é preciso estar de carro para chegar até lá, pois A Casa dos Açores não fica em Itapema, mas está muito próxima, em Biguaçu, uma pequena viagem entre 35 e 40 minutos pela BR 101.

Então você está na praia e não sabe o que fazer nos dias de chuva em Itapema, vamos embora conhecer outra cidade e, de quebra, enriquecer o acervo de saberes brasileiros.

Há muito o que conhecer sobre a história do Brasil, sobre as imigrações, como surgiram as indústrias, o que aconteceu com os escravos depois que a abolição foi assinada, como se deu o crescimento desordenado das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, tudo isso são explicações para entendermos o porquê de o nosso país ainda estar no status de “em desenvolvimento”.

Apesar disso, o estado de Santa Catarina se destaca no cenário nacional, com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e excelente Produto Interno Bruto (PIB), criando um patamar que se distingue em grande nível do restante do país. 

O surgimento das favelas no Rio de Janeiro, por exemplo, começou com a abolição do povo de etnia africana que, com a liberdade, passaram a sofrer fortíssimo preconceito, não conseguindo empregos devido à cor de suas peles e por carregarem consigo o estigma de que, uma vez escravos, sempre escravos, portanto, não deveriam jamais ser remunerados por seus trabalhos. 

Tratamos desse assunto porque A Casa dos Açores é um museu etnográfico, ou seja, aborda as etnias das pessoas, antes discriminadamente chamadas de “raças”. 

A construção da casa é do período colonial, século XIX, época do ápice da colônia açoriana na região de São Miguel, quando houve intenso desmatamento da mata atlântica, pois o negócio que lhes dava lucro era a exportação de madeira. 

Tudo com mão-de-obra escrava.

Para ser transformado em museu, a casa passou por uma restauração em 1979. A Igreja de São Miguel Arcanjo também compõem parte do prédio, junto com os belíssimos arcos do aqueduto, constituindo um conjunto arquitetônico belíssimo. Uma joia histórica nacional. 

O acervo da casa é composto por móveis, roupas, utensílios diversos, a fim de preservar a cultura açoriana da época. 

No espaço, também há oportunidade de autores e artistas catarinenses divulgarem suas obras em exposições, além de uma lojinha de souvenirs para você trazer lembranças para você, amigos e familiares.

Museu Oceanográfico UNIVALI

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí tem um Museu Oceanográfico, mas que também não fica em Itajaí. Porém fica bem pertinho, no Balneário Piçarras, entre 35 e 40 km de distância de Itapema pela BR 101.

Então se não tem o que fazer nos dias de chuva em Itapema, por que não ir até uma cidade turística conhecer diferentes museus?

A UNIVALI é uma das principais universidades da região, mantendo um museu aberto para visitações dentro de seu campus não só para turistas, mas principalmente para grupos escolares, com o intuito de lhes ensinar sobre a vida marinha, a história de como eram os animais na Era do Gelo mostrando-lhes peças preservadas por profissionais da área de paleontologia, e, sobretudo, conscientizar a respeito da preservação do meio ambiente. 

É uma opção para aqueles que são amantes de ciências naturais e biologia. Compondo o seu acervo há a maior coleção de conchas da América Latina. E não pense que são conchas simples, não. São conchas exóticas, muito lindas, que parecem nem serem deste mundo. Coisa que só se vê em mergulhos ou em filmes. 

Também há a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil. Tem golfinho, lobos e leões marinhos, baleias, focas, além de tudo isso, a maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina.

Sem contar os elasmobrânquios (tubarões e raias). Belíssimos de serem contemplados. 

São mil metros quadrados de exposição, que é também um museu de História Natural com mais de 200.000 peças. Porém, a exposição apresenta menos de 1% delas. São sete alas, cada uma delas apresentando uma temática conforme a evolução das espécies. Uma verdadeira aula de oceanografia. 

Sua coleção paleontológica é referência internacional, com coleções divididas de acordo com a taxonomia das espécies. 

Um programa científico, mas para qualquer outra pessoa curiosa, pois ver o fóssil de um animal aquático que viveu há muitíssimos anos na Terra é, nada mais, nada menos, impressionante. 

Vale muito a pena ir. 

Esperamos que tenha gostado das dicas que demos sobre o que fazer nos dias de chuva em Itapema

Acesse o nosso blog e leia nossos outros artigos, garanto que aproveitará muito mais a região depois de nos visitar. 

Quem sabe você não se inspire e invista em uma casa ou um apartamento na praia!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?