Blog

Porque morar em Itapema?

A cidade de Itapema é considerada um dos locais com mais infraestrutura para turistas de Santa Catarina. As praias são belas, e há muitos pontos positivos sobre ela, como o fato de ser a 23º cidade com menor taxa de homicídios do estado. Continue a leitura e saiba porque vale a pena morar em Itapema. 

Embora Itapema seja uma cidade pequena quando comparada com Florianópolis, ela com certeza é muito aconchegante e acolhedora.

Itapema, além de ser uma cidade turística, também possui excelentes escolas e universidades. Assim seus filhos podem crescer ouvindo o mar e se divertindo ao ar livre, ao passo que recebem uma ótima educação — desde a creche até o bacharelado.

Quer saber porque vale a pena morar em Itapema? Confira vários detalhes importantes sobre ela!

morar-em-itapema

Qual o tamanho de Itapema?

Itapema é uma cidade pequena, contando com menos de 70 mil habitantes; ela fica elevada a 2 metros acima do mar.

É, em essência, uma cidade bastante movimentada por conta do turismo, mas nem se compara com Balneário Camboriú, a qual recebe quase 4 milhões de turistas na alta temporada.

Outro fato curioso sobre essa cidade é que, embora transmita a ideia de verão e calor, na verdade suas temperaturas máximas não passam dos 30º. Em algumas épocas do ano, a mínima pode beirar os 10º.

Ela está localizada entre Balneário Camboriú e Porto Belo, e também tem acesso fácil à Bombinhas e Itajaí.

Seu IDH está próximo de 0,800, sendo considerado bastante alto em relação à maioria das cidades brasileiras.

Ela é bastante nova, sendo fundada em 1962 (58 anos) e sua área total está próxima dos 70 mil quilômetros quadrados. O que mais chama a atenção é sua extensão de praia. Confira também o custo de vida em Itapema

O que a cidade tem a oferecer?

Itapema é um excelente município para se morar, e duas provas disso são seu IDH e sua baixa taxa de homicídios. Além disso, em época de baixa temporada, ela é uma cidade considerada “pacata”, sendo ótima para morar com os filhos.

Falando em filhos, a cidade conta com diversas instituições de ensino, as quais garantem uma ótima instrução para seus pupilos. Além disso, o número de faculdades também impressiona. A formação de suas crianças pode ser feita completamente na cidade.

Há muitos lugares excelentes para relaxar e contemplar a natureza. Afinal, ela é uma cidade que atrai muitos turistas, fazendo com que a estrutura e as atrações sejam de qualidade.

Um ponto que chama a atenção é a enorme variedade de atividades ao ar livre. Vamos fazer uma lista de tudo que você pode praticar por lá — está na seção mais a frente.

Por fim, a culinária local também é ótima e bastante variada. Sempre vai ter um lugar interessante para conhecer, seja na cidade ou nos municípios próximos — que dá para ir de carro, diga-se de passagem.

Escolas e universidades de qualidade

Existem muitas escolas e universidades em Itapema, que vão desde a pré-escola até o ensino superior. Vamos citar algumas delas, assim como suas respectivas modalidades:

  • EEB Anita Garibaldi: escola pública de ensino regular, que abrange desde o fundamental até o ensino médio;
  • EMEB Maria Linhares de Souza: escola pública de ensino regular, que abrange pré-escola e ensino fundamental;
  • CMEI Branca de Neve: escola pública de ensino regular, contempla creche e pré-escola;
  • Centro Educacional Sistema Unificado: escola privada de ensino regular, contempla ensino fundamental e médio;
  • Co. de Ed. de Professores e especialistas: escola privada EJA, abrange os ensinos fundamental e médio.

Agora vamos citar algumas universidades presentes lá:

  • Uniasselv;
  • Faculdade Fael;
  • Faculdade de Itapema;
  • Univan;
  • UniCesumar;
  • Unopar.

Vale lembrar que a modalidade “EJA” refere-se à educação de jovens, adultos e idosos que não tiveram chance de estudar de forma regular.

Ótimos pontos turísticos

Visitar alguns pontos turísticos durante as férias é uma coisa, mas morar em uma cidade turística é outro assunto.

Morando em Itapema, você vai poder visitar locais maravilhosos todos os dias. Por que esperar por algumas épocas do ano, não é verdade? Como a cidade é pequena, dá para ir a pé em todos eles.

Um desses locais incríveis é o Mirante do Encanto. Para apreciá-lo, basta ir pela Rua 109 até chegar ao Morro do Cabeço. Lá no alto estará o mirante — a cerca de 150 metros de altura.

Há locais onde o mar encontra o rio em Itapema. Visando aumentar o encanto de um desses locais, a Ponte dos Suspiro foi construída. É uma das atrações mais visitadas pelos turistas, e as fotos ficam magníficas.

Você também pode apreciar o Parque das Capivaras, a Pedra que Bole, e os 14 km de extensão de praia presentes na cidade.

Diversas atividades ao ar livre

Morar em Itapema é estar em atividade o dia todo, seja no trabalho ou durante as várias opções de entretenimento ao ar livre que ela oferece.

Como você deve imaginar, um dos esportes mais praticados nessa cidade é o surf. Ela abrange desde águas calmas até locais com ondas fortes. Além disso, se surfar é seu sonho, mas você nunca conseguiu aprender, existe escola de surf com ótimos instrutores te esperando.

Outra atividade bastante interessante é o cicloturismo. Existem trechos entre 30 e 40 km de extensão, e de dificuldade 3 e 4. Você pode passear entre as cidades usando os trechos, podendo chegar com facilidade até Itajaí, Balneário Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Por fim, se não ficou interessado por nenhuma dessas opções, com certeza vai gostar dessa: Itapema é considerada a cidade dos ultraleves. Há opções de voo para sobrevoar a orla, e até mesmo realizar passeios panorâmicos.

Várias opções de restaurantes

Uma cidade turística não pode ser chamada assim se não houver uma culinária de qualidade e variada, não é verdade? E isso Itapema tem de sobra!

Você e sua família podem aproveitar uma bela refeição de frutos do mar no Cabral Restaurante.

Em caso de preferir comida japonesa, o restaurante Keamuka estará sempre pronto para te atender, inclusive para viagem.

O Pietros Lounge Bar possui uma incrível seleção de massas, carnes, peixes, saladas e sobremesas. Além disso, conta com um ambiente cosmopolita e drinks maravilhosos.

Para encerrar esse tópico — e te deixar com água na boca —, o Restaurante Canoinhas possui um bufê completo, com camarões, carnes grelhadas, pizzas e peixes.

É muita comida boa em um lugar só!

O que levar em conta na hora de escolher seu imóvel em Itapema?

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil. Você precisa avaliar vários pontos importantes antes de fechar negócio, pois, após as assinaturas, desfazer o contrato pode ser complicado.

Um bom lar deve satisfazer todas as necessidades de sua família, assim como suas demandas profissionais. É o famoso  “imóvel perto da escola e do trabalho” tão procurado pelas pessoas.

No entanto, apenas isso não basta: o bairro precisa ser de qualidade para assegurar conforto para sua família. Da mesma forma, ele deve fornecer segurança, assim como evitar diversas dores de cabeça.

Por fim, antes de decidir se vai ou não comprar o imóvel, vale visitá-lo algumas vezes. Isso é importante para ter certeza de que tudo está nos conformes.

Reflita sobre as necessidades de sua família

Ficar muito longe da escola de seus filhos pode acarretar aumento de custos, como combustível, ônibus ou transporte escolar. Além disso, mesmo em uma cidade segura como Itapema, não é bom deixar as crianças percorrerem grandes distâncias à pé.

+Leia mais

Fora isso, se você vai se mudar por causa de sua demanda profissional, vale ficar atento quanto à distância casa-trabalho. Lembre-se que você percorrerá esse valor por muitos anos, e conseguir encurtá-lo um pouquinho sequer pode significar uma grande economia.

Hospitais, farmácias e supermercados próximos também aumentam a sua qualidade de vida.

Aliás, nem precisamos comentar sobre a proximidade do mar, não é verdade? Quanto mais perto, melhor!

Escolha um dos melhores bairros

Não adianta ter um bom imóvel se ele fica localizado em um bairro ruim. Isso vai impedir sua valorização, assim como pode trazer várias dores de cabeça.

Um bairro de qualidade deve satisfazer os seguintes critérios:

  • Vizinhança calma e educada;
  • Proximidade de estabelecimentos essenciais;
  • Ótima infraestrutura de saneamento, água e eletricidade;
  • Ter um nível elevado de segurança;
  • Contar com boa pavimentação e demais itens públicos indispensáveis.

No entanto, vale procurar mensurar o potencial de crescimento dos bairros. Alguns deles tendem, naturalmente, a se expandir mais que outros. O mesmo vale para melhorias e potenciais agregações de valor.

Observe todos os detalhes do imóvel

Por fim, é importante observar todos os detalhes do imóvel antes de assinar qualquer papel.

A maioria das pessoas tende a comprar uma casa ou apartamento por sua beleza. Dessa forma, passados alguns meses, as paredes apresentam infiltrações, o telhado goteja e a fiação não suporta o consumo de energia do imóvel.

Portanto, para evitar todos esses problemas, você pode contratar uma equipe para averiguar a integridade do apartamento.

Um engenheiro civil, junto de um encanador e um eletricista já formam uma excelente equipe.

Se todos esses profissionais aprovarem o imóvel — e você tiver gostado dele, é claro —, você vai ficar mais tranquilo na hora da negociação. 

Vale notar que o investimento nesses profissionais pode ajudar a abater o valor do imóvel, caso algum defeito seja encontrado.

Quais são os melhores bairros de Itapema, Santa Catarina?

Itapema tem vários bairros bons para morar, mas, como qualquer outra cidade, alguns são melhores que outros.

Para te ajudar a escolher um deles, preparamos uma breve descrição sobre os 4 melhores bairros de Itapema. Não deixe de conferir!

Meia Praia

O bairro Meia Praia é um dos melhores lugares para se morar em Itapema. Ele é o mais populoso da cidade, assim como o mais urbanizado também.

No entanto, o foco principal do Meia Praia é o turismo, o que aquece o mercado imobiliário por “efeito colateral”.

Há muitas coisas nesse bairro, indo desde farmácias de qualidade, ótimos imóveis e áreas residenciais, bares e restaurantes diversos, e um comércio bastante movimentado.

Para completar o pacote, ele contém uma praia de 4,3 quilômetros de extensão, sendo ideal para caminhadas matinais e corridas na orla. 

Centro

Como ocorre nas demais cidades, o Centro é o bairro mais velho de lá, porém, isso não limita seu crescimento. De fato, ele tem se expandido bastante nos últimos anos, e é bastante movimentado.

Há uma praia bastante limpa e segura, a qual possui até salva-vidas de olho nos banhistas. Duchas também estão disponíveis para os banhistas.

A faixa de areia é bem maior que na Meia Praia, o que é um convite para a prática esportiva, como o vôlei. É lá que podemos encontrar a Ponte dos Suspiros, uma atração descrita anteriormente. 

Canto da Praia

O Canto da Praia é um dos bairros mais pacatos para se morar em Itapema. É lá que pescadores atracam seus barcos, e suas casas ficam próximas dali.

Sua marca registrada é a serenidade, sendo perfeito para quem quer se livrar da agitação da cidade grande.

Há ótimos imóveis de alto padrão por lá, os quais contrastam com as casas dos pescadores locais.

Morretes

Morretes é um bairro um pouco mais afastado do que os outros das áreas movimentadas da cidade. No entanto, sua infraestrutura é impecável, assim como sua localização.

Ele fica próximo dos maiores pontos comerciais, apresenta alta segurança para seus moradores e tem como característica ser sereno.

Além disso, ele é inclusivo para com seus moradores, e apresenta até atenção para a terceira idade. Da mesma forma, há uma grande quantidade de esportes que podem ser praticados por lá.

Jardim Praia Mar

O bairro Jardim Praia Mar fica ao lado do bairro Morretes, e leva muitas de suas características.

Ele fica logo atrás da Meia Praia, a uma distância considerável do mar, e que, por enquanto, não possui muita diversidade de serviços e produtos. Há supermercados, farmácias e outras ofertas de produtos, mas a diversidade nem se compara aos demais bairros.

Dessa forma, por ser bastante calmo, esse bairro é ideal para quem quer ficar longe do agito de Itapema. 

Imóveis no Jardim Praia Mar podem ser ótimas oportunidades de investimentos. De fato, eles apresentam um potencial interessante de valorização.

E aí, está pensando em morar em Itapema? Esperamos que as informações deste conteúdo tenham sido relevantes para você!