Blog

Vantagens e desvantagens de casas em condomínio: Explore os prós e contras de uma casa em condomínio fechado

5/5 - (7 votes)

Você gostaria de saber como é viver em um condomínio fechado, antes de tomar a decisão de comprar um imóvel? Neste post vamos explorar quais as vantagens e desvantagens de casas em condomínio, para ajudar na sua escolha.

Leia até o final para saber todos os detalhes!

Ao escolher um lugar para morar, você deve levar em consideração as preferências pessoais ou da família, pensando em todos os prós e contras de cada opção. 

Leia Mais:

Tem se tornado cada vez mais atrativo viver em um condomínio, principalmente por causa da segurança e exclusividade. Entretanto, existem as taxas mensais, e as decisões coletivas, por exemplo. Por isso vamos detalhar as vantagens e desvantagens de casas em condomínio.

Vantagens

Segurança

A principal vantagem de um condomínio fechado é a segurança reforçada e a privacidade. Normalmente possuem muros altos, e um sistema de segurança eficaz, que inclui restrição para entrada e saída.

Câmeras de segurança e portaria para assegurar o patrimônio dos moradores, e prevenir a ação de criminosos, ou a perturbação indesejada de pessoas à sua porta. Além da privacidade de estar em uma distância segura dos vizinhos.

Espaço amplo

As casas em condomínio costumam oferecer um espaço mais amplo para o conforto de toda a família, não só no próprio imóvel, mas também em todo entorno, proporcionando um ambiente mais saudável.

Possuem também mais áreas verdes para praticar atividades ao ar livre, cultivar uma horta, e curtir a natureza, ótimo para as crianças.

Lazer

Os condomínios também oferecem espaços maiores para as áreas de lazer, com mais opções para agradar a todas as idades.

Usufruir de piscinas, quadras de esporte, academia, salão de festas para recepcionar os amigos, sem precisar gastar mais ou se deslocar. 

Desvantagens

Espaços compartilhados e decisões coletivas

A maioria dos espaços fora de sua casa é de uso comum, portanto, é compartilhada entre todos os moradores. Existe uma série de normas para que todos vivam em harmonia e possam desfrutar de todos os benefícios, como agendar o uso de salões, por exemplo.

Para isso, essas regras normalmente são definidas em reuniões entre os condôminos onde todos possam estar de acordo. As decisões são coletivas e podem não agradar a todos, mas é sempre para o bem dos moradores.

Acesso restrito

Algumas pessoas podem achar burocrático receber visitas, ou algum prestador de serviço, por causa dos procedimentos de acesso a um condomínio fechado. Contudo, os protocolos são para garantir a segurança de todos.

Valor de condomínio e taxas

Ao adquirir um imóvel, quando se trata de condomínio, existem as taxas de condomínio, que podem variar de valor dependendo de cada lugar. Esse é um pagamento mensal, que custeia as despesas para manter o empreendimento.

Os gastos vão desde manutenções nas áreas coletivas, como iluminação, jardinagem, piscineiro, até os funcionários como porteiro, ou empresa terceirizada de segurança.

Ao adquirir um imóvel, a opção por um condomínio fechado costuma ofertar mais comodidade e qualidade de vida para toda a família. Entretanto, é importante avaliar todos os detalhes antes de uma decisão final.

Sempre sugerimos aqui, o auxílio de um profissional qualificado, que possa te ajudar na busca pela casa dos sonhos.

Somos especialistas em casas em condomínios na região do litoral norte de Santa Catarina, com mais de 200 oportunidades para você conhecer.

Entre em contato com a Imobille para saber mais!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?