Blog

Manutenção de casas em condomínios: Saiba as principais tarefas de manutenção que os proprietários de casas em condomínio devem realizar regularmente

5/5 - (1 vote)

Investir em um imóvel é sempre uma boa escolha, mas como tudo que adquirimos, exige cuidados. Hoje vamos falar sobre a manutenção de casas em condomínios, e os principais pontos para manter o bom estado e o conforto.

Algumas tarefas devem ser realizadas regularmente, para garantir a qualidade de vida da família. Leia até o final do conteúdo e saiba os detalhes!

Em um condomínio, a manutenção e os reparos das áreas comuns e coletivas são de responsabilidade do administrador. Contudo, na casa, no seu espaço particular, são funções do proprietário.

Vamos listar aqui algumas situações que merecem atenção especial para assegurar o bem estar de todos, e evitar transtornos e prejuízos. Prevenir é sempre melhor do que ser surpreendido.

A manutenção de uma casa envolve despesa e gasto, portanto, a primeira dica é fazer uma reserva financeira, para pequenos reparos e eventuais situações de emergência com o seu imóvel.

Estrutura

É indicado fazer uma inspeção, com um profissional adequado, para verificar toda a estrutura do imóvel, a cada 5 anos, pelo menos. Verificar vigas de sustentação, muros, paredes e escadas.

E claro, se surgir alguma mudança como rachaduras, alterações na altura e relevo, por exemplo, procure um especialista imediatamente. Outros detalhes como fechaduras, dobradiças, telhado, devem ser observados.

Limpeza

A limpeza também é fundamental na manutenção de casas em condomínios. A desobstrução de calhas deve ser rotineira, de preferência mensal, para evitar transtornos em caso de chuvas fortes. A limpeza de caixas d’água também é importante para garantir água de qualidade o ano inteiro.

As fachadas e calçadas devem ser mantidas limpas, e de vez em quando receber uma nova pintura. Alguns condomínios estabelecem como norma manter boas condições estéticas nas casas, e a família também se sente melhor em um ambiente limpo e mais bonito.

Jardim

Assim como a fachada da casa, o jardim também fica mais bonito quando bem cuidado, além de evitar o aparecimento de bichinhos indesejados. Contrate um jardineiro, ou faça você mesmo uma limpeza semanal, ou quinzenal.

Mantenha limpo, com a grama aparada, e com plantas saudáveis, proporcionando bem estar em contato com a natureza.

Elétrica e hidráulica

A maior parte das manutenções de casas em condomínios acontece nas situações em que não é feito um trabalho de prevenção na parte elétrica e hidráulica do imóvel. Fazer inspeções periódicas com profissionais habilitados é o ideal.

Conferir a fiação elétrica, tomadas, e até as mudanças na sua conta de energia elétrica. Assim como vazamentos em torneiras, infiltrações nas paredes e sistemas de abastecimento de água, é muito importante.

Gás e extintor

Alguns condomínios já oferecem o sistema de gás encanado, mas é importante verificar se as instalações dentro da sua casa estão em dia, para evitar qualquer acidente. Por isso, odores estranhos e situações incomuns devem servir de alerta.

Leia Mais:

Os extintores podem eventualmente estar nas partes comuns do condomínio, mas é importante ter pelo menos um na própria casa, e garantir sua validade e procedência.

Dedetização 

Morar em uma casa em condomínio requer cuidados também com os bichos. Por estar em um espaço mais térreo e próximo da natureza, a visita inesperada de alguns animais pode acontecer.

Contudo, fazendo uma boa dedetização você previne o aparecimento de possíveis invasores que possam fazer mal à saúde e afastar insetos e algumas pragas.

Todo lar envolve uma série de cuidados, e estes geram de alguma forma gastos, mas são todas manutenções possíveis dentro de um bom planejamento. Entretanto, se o seu imóvel for novo, você pode fazer menos reparos no início.

Se você procura por um novo lar, a Imobille é especialista em casas em condomínio, e tem profissionais capacitados para ajudar você a fazer a melhor escolha. Entre em contato agora e saiba mais!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?