Blog

Checklist para visitar condomínios: Tenha em mãos uma lista prática de itens para analisar e fazer uma boa visita ao imóvel

Avalie este post

A compra de um imóvel envolve algumas etapas, e uma delas a visita. Neste momento você deve estar atento a todos os detalhes, por isso, sugerimos ter em mãos um bom check list para visitar condomínios fechados.

Conferir todos os aspectos de perto, de preferência acompanhado de um corretor de imóveis, e tirar todas as dúvidas, é essencial para uma boa escolha. 

Leia até o final e saiba tudo!

Leve uma caderneta, e uma trena para tirar medidas, tome nota de tudo que achar relevante, e se possível faça fotos e vídeos para avaliar com mais calma depois.

Área externa

É muito importante analisar minuciosamente o imóvel e as estruturas do condomínio. Contudo, observar o entorno e o bairro é essencial. Antes de entrar no condomínio, dê uma olhada na rotina do bairro e das ruas próximas.

Se é um lugar mais urbano, como são os acessos e o trânsito, se possui comércios, escolas, e serviços essenciais que possam atender às necessidades da sua rotina.

O horário da visita pode influenciar na movimentação local, então tente verificar em horários variados.

Segurança

Ao entrar no condomínio, analise as questões de segurança, os muros, se há câmeras de monitoramento, como é a portaria, procedimento para entrada e saída, entre outros detalhes que possam ser de sua preferência.

Leia Mais:

Estrutura

Confira a estrutura das ruas, se possui pavimentação, boa iluminação, sinalização, e até como é a parte estética, como limpeza e jardins, também é fundamental.

Além disso, confira a estrutura no local do seu imóvel, se você ainda vai construir, verifique se possui ligação de energia elétrica e água, e se o terreno está em boas condições para receber uma obra.

Lazer

Em um bom check list para visitar condomínios fechados, a área de lazer também pode ser de extrema importância, principalmente se você tem filhos. Observe se os itens infantis estão em bom estado de conservação, se as instalações são boas, e se possui tudo que foi lhe passado.

Detalhes do imóvel

Quando a casa está pronta, vale a pena medir os espaços, para não ter nenhum imprevisto. O tamanho dos principais cômodos, altura de portas e janelas, se você já tem algum mobiliário, faz toda diferença.

Pense nas funcionalidades de cada um, conforme costuma ser sua rotina, qual cômodo usa mais, e se está de acordo com a sua busca. Preste atenção nos detalhes de acabamento, paredes, piso e localização de tomadas também.

Para finalizar, verifique a vista das janelas e sacadas, e a distância entre os vizinhos, além da posição solar com relação a localização da casa. A incidência de sol no amanhecer costuma ser mais valorizada, principalmente em cidades mais quentes.

Garagem

Toda atenção na estrutura do imóvel é importante, contudo, a garagem costuma não ser lembrada. Analise o tamanho e a quantidade das vagas de acordo com a sua necessidade, e se o espaço é o suficiente.

Essas informações são as principais para você ter em um check list para visitar condomínios, e fazer uma escolha mais assertiva. Mas, ainda é importante fazer todas as visitas acompanhado de um profissional.

O corretor de imóveis, com sua experiência, vai garantir que nada passe despercebido, e pode ainda esclarecer todas as suas dúvidas durante o processo. 

A Imobille possui uma equipe especialista em condomínios fechados na região de Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, que pode auxiliar você. Entre em contato e saiba mais!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?