Blog

7 perguntas importantes para fazer ao corretor de imóveis: Checklist com informações valiosas durante a busca por um imóvel

5/5 - (5 votes)

Na busca por um uma casa nova, você sabe quais questionamentos fazer para ter boas referências? Listamos aqui 7 perguntas importantes para fazer ao corretor de imóveis, um checklist com informações valiosas durante a busca por um imóvel.

O acompanhamento de um especialista pode garantir uma decisão mais assertiva e segura, além de evitar transtornos. Por isso, leia até o final do conteúdo e saiba quais as perguntas importantes para fazer ao corretor de imóveis!

Para iniciar, é importante listar suas prioridades e preferências, para que o corretor possa buscar as melhores opções dentro das características que você procura. Este deve ser capaz de esclarecer suas dúvidas e conhecer formas e facilidades para negociar.

Procure alguém que lhe transmita confiança, tenha um bom entrosamento, e possa ter conversas sinceras para entender todos os detalhes. 

Um profissional qualificado é fundamental para fazer um bom negócio. Por isso listamos os questionamentos que não podem faltar durante a sua busca por um imóvel, para garantir uma boa experiência.

Qual o valor total dos gastos e as formas de pagamento? É possível negociar?

Além do valor da compra, é importante perguntar sobre outros gastos, como as taxas para documentação, assessoria jurídica, impostos, IPTU, para ter no papel todos os gastos da transação.

O preço do imóvel também pode variar dependendo da forma de pagamento. Portanto, procure saber se fica mais barato à vista, quais as opções de financiamento ou se aceita algum tipo de permuta. Qualquer negociação é bem vinda.

Para apartamentos ou condomínios fechados, o valor do condomínio precisa ser levado em consideração, já que será uma despesa mensal no orçamento da família. Verifique o que está incluso neste gasto, e se existem taxas extras, como taxa de lixo, água ou gás.

A documentação do imóvel está em dia?

Esta é uma pergunta indispensável para evitar transtornos e prejuízos. O corretor já está habituado e conhece todas as burocracias e documentos necessários. 

Contudo, é fundamental que os documentos exigidos sejam providenciados com antecedência e estejam dentro da lei e dos prazos. 

Leia Mais:

Quando pego as chaves?

Após fechar o negócio, ter a chave da sua nova casa em mãos é o que todos querem. Mas a compra de um imóvel não significa a entrega imediata da propriedade, contudo, é importante esclarecer com o corretor e proprietário sobre o prazo de entrega.

Isso tudo deve estar documentado, em contrato, principalmente quando se trata de um imóvel na planta, com prazo de entrega no futuro.

Como são as vagas de garagem?

Esta questão não costuma ser muito explorada, mas é de extrema importância. Por isso, assegure-se das condições das vagas, se são fixas ou rotativas, por ordem numérica, cobertas, e se possuem espaço suficiente para o seu veículo. 

O imóvel precisa de reforma ou manutenção?

No caso de um imóvel pronto, seja ele recente ou antigo, pode acontecer de precisar de pequenas manutenções ou reforma, até mesmo para que seu mobiliário possa ser utilizado da melhor maneira. 

Saiba se a parte estrutural, hidráulica e elétrica estão em dia, se vai precisar de mais tomadas, entre outros detalhes.

Quais as opções de lazer do empreendimento e do bairro?

Conhecer sobre a localização do seu novo imóvel é essencial para ter uma noção de como será a rotina diária, e manter a qualidade de vida. As opções de comércio e serviços essenciais, e claro, as opções de lazer, tanto no condomínio, quanto no entorno.

Converse com o corretor para saber as opções de lazer e entretenimento da região, e liste o que você gostaria de ter sem sair de casa. São inúmeras opções com piscina, salão de festa, academia dentro do próprio prédio.

O imóvel tem expectativa de valorização?

Você também deve questionar a perspectiva de crescimento e expansão da região. Por ter acesso a diferentes índices sobre o mercado imobiliário, e acompanhar no dia a dia diferentes informações sobre o assunto, o corretor poderá responder sobre uma possível valorização do imóvel.

Essas são algumas perguntas importantes para fazer ao corretor de imóveis, que podem fazer a diferença na hora da negociação e escolha do seu novo lar. 

Entretanto, é fundamental anotar sempre que surgir uma dúvida, e esclarecer com o seu especialista de confiança, antes de fechar a compra. Tudo isso para fazer um bom negócio.

Se você está em busca de um imóvel, a Imobille pode te ajudar. Temos profissionais capacitados e experientes que vão descomplicar a sua vida. Somos especialistas em imóveis no litoral catarinense, com mais de R$ 1 bilhão em vendas. 

Auxiliamos você a viver ou investir nas melhores cidades da região. Nossos corretores te orientam com todos os detalhes necessários durante o processo de busca e compra. Além de possuir uma extensa cartela de contatos e imóveis para buscar o negócio ideal para você. 

Entre em contato agora e fale com nossos especialistas!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?